Social media

Novidades do Instagram: tendências para 2022

Feed cronológico, creators, comportamento dos usuários, formatos, algoritmo… O que você precisa saber sobre o Instagram em 2022?

Feed cronológico, creators, comportamento dos usuários, formatos, algoritmo… O que você precisa saber sobre o Instagram em 2022? Os profissionais de comunicação e marketing precisam ficar de olho nas mudanças do mercado e nada melhor do que começar o ano sabendo o que esperar da rede. O Instagram anunciou recentemente diversas novidades e informações relevantes sobre a utilização da rede. Continue lendo e fique por dentro! 

Instagram com Feed Cronológico

Quem aí é da época em que as publicações no Instagram apareciam de maneira cronológica? Parece que foi há muito tempo, mas até 2016 era assim que consumimos os conteúdos na rede social. Em 2017 o Instagram atualizou para que a exibição de conteúdos seguissem a ordem recomendada pelo aplicativo, de acordo com as suas interações. 

A afirmação da novidade foi feita pelo CEO da rede social, Adam Mosseri, durante seu depoimento no Congresso dos Estados Unidos. 

Ele esteve no Congresso para falar sobre os danos causados pelo Instagram aos jovens que utilizam o aplicativo. A sua resposta aos questionamentos foi acreditar que os usuários devem ter o direito de utilizar o Instagram “sem serem manipulados por algoritmos”, tanto que a empresa já estava trabalhando em uma alternativa.

“Acreditamos em mais transparência e responsabilidade e acreditamos em mais controle. É por isso que estamos trabalhando atualmente em uma versão de um feed cronológico que esperamos lançar no próximo ano”, disse Mosseri.

O Instagram lançou recentemente o seu relatório de tendências para 2022, onde a repórter cultural Darian Symoné Harvin conversou com os principais criadores da próxima geração na plataforma.

Confira o vídeo da entrevista aqui!

Instagram Shopping

Em 2021 presenciamos um grande aumento nas vendas online. A pandemia trouxe a necessidade de recorrermos ao e-commerce em 2020 e o comportamento se manteve ao longo de 2021, mas em 2022 o Instagram deve estar ainda mais preparado para tornar o processo de compra rápido e fácil. 

Além disso, o relatório também aponta como a nova geração é muito atrelada a movimentos em prol do bem-estar do planeta e da sustentabilidade dos jovens entrevistados, 23% pretende comprar em lojas de 2ª mão em 2022, enquanto outros 24% esperam contribuir para um mercado mais sustentável, vendendo seus bens através de lojas online ou das redes sociais.

Música e artes

Todo mundo fazendo dancinha no Instagram em 2022? Zero surpresas quando pensamos no impacto musical que formato de conteúdo estilo “TikTok” apresentou ao público. A música está se tornando mais visual e os usuários esperam utilizar a plataforma para apoiar seus artistas favoritos e conhecer novos. 

Segundo dados da pesquisa, 41% dos entrevistados pertencem a fandoms e 70% espera conhecer novas músicas e artistas através das redes sociais. Os “desafios” também não estão de fora, onde 1 a cada 3 jovens esperam ver mais coreografias em 2022. E agora, como ficam os ensaios com a equipe? 

Leia também: Facebook revela o seu processo de revisão de anúncios!

Criadores de conteúdo no Instagram

Se liga nessa: para 4 a cada 5 jovens, as redes sociais e as web celebridades possuem mais influência do que as celebridades tradicionais, como atores.

A geração Z ainda aponta que creators menores, mas com uma audiência leal e engajada, são essenciais para a criação de tendências, enquanto as redes sociais e influenciadores digitais são os principais responsáveis por levá-las adiante. O que nos mostra mais uma vez que a força de uma comunidade é muito mais eficaz do que o seu tamanho. Os números de seguidores (mais uma vez) não mostram o potencial de relevância e de eficácia no engajamento do público.

Saúde mental e bem-estar

O relatório também aponta como a nova geração está preocupada e leva em consideração uma vida que faça sentido, seja sustentável e saudável. O que pode ser questionado já que em alguns momentos, o Instagram foi apontado como uma rede prejudicial à saúde mental dos usuários. 

7 Formações de Comunicação e Marketing por apenas R$39,90/mês!

Instagram 2022, a hora de se preparar é agora!

Vai ano, vem ano e a gente tenta mapear o que está acontecendo nas redes sociais para entregar o melhor conteúdo e a melhor experiência para o público. O que podemos esperar daqui para frente é: 

  • Uma grande busca pelo conteúdo personalizado e relevante. Já estamos consumindo muita coisa, o tempo todo. Me ofereça algo novo 🙂 
  • Assuntos como saúde mental, sustentabilidade, responsabilidade das marcas com relação ao mundo, tudo isso fica em jogo!
  • Criação de conteúdo nunca foi sobre números de seguidores ou tamanho de audiência e sim sobre eficácia. Qual é o seu poder diante do seu público para gerar uma conversa, construir relevância em comunidade e ter força de influência? Este é um ótimo ponto para levar nas reuniões com o cliente! 
  • Formatos: O Instagram investe com alta frequência e rapidamente em novos formatos de conteúdo e interfaces que ofereçam uma experiência interativa no aplicativo. Seja no Reels, seja nos Stories, aproveite para testar e experimentar o seu conteúdo de maneiras diferentes. Se o Instagram trabalha para lançar uma novidade, certamente ele quer que você use. 

Atualize-se constantemente! 

Agora, a melhor dica que eu posso te dar é: mantenha-se atualizado como e quando puder. No Clube Share, por exemplo, você encontra o espaço ideal para ficar por dentro das novidades do mercado, além de aprender com profissionais que atuam na área. 

No Clube Share você encontra mais de 30 cursos de comunicação e marketing, além de 7 formações completas e contínuas para você se aprofundar nas áreas de Social Media, Estratégia, Branding, Mídia e Performance e muito mais. 

Acesse aqui e faça já a sua assinatura no Clube Share. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você pode gostar

Veja mais

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x