Feijão com Arroz

Você sabe como utilizar o Whatsapp Business na sua estratégia digital?

O WhatsApp Business conecta você a clientes novos e existentes para resolver problemas e compartilhar informações. Descubra mais nesta edição!

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens extremamente popular com uma pitada de rede social. Em poucos anos, o WhatsApp passou de “outro aplicativo social entupindo o iOS” para “plataforma de telecomunicações padrão (e muito amada)”.

Então o Facebook adquiriu a empresa. Eles rapidamente adicionaram um elemento de compra ao aplicativo. Agora, além do aplicativo normal, o WhatsApp Business é o meio pelo qual os fornecedores podem entrar em contato com seus clientes.

E há muitos clientes. No México, 78% dos proprietários de celulares possuem o aplicativo. Mais de 80% das pessoas de 18 a 24 anos no Reino Unido têm. Em todo o mundo, o WhatsApp tem 2 bilhões de usuários mensais. Os níveis de engajamento são mais altos do que no Facebook – e essa revelação vem diretamente de Mark Zuckerberg.

O WhatsApp Business conecta você a clientes novos e existentes para resolver problemas, acompanhar transações e compartilhar informações. Como a grande maioria dos consumidores prefere usar mensagens ao se comunicar com uma empresa, e o WhatsApp recebe o voto popular por ser um ótimo serviço, não faz sentido para as pequenas empresas não usar o WhatsApp Business.

Começando

O WhatsApp Business trabalha com o serviço principal para entregar mensagens, atualizações e detalhes do produto aos clientes. O aplicativo foi projetado para pequenas empresas. Os fornecedores podem discutir coisas com os clientes usando uma plataforma que os consumidores conhecem e confiam. Ainda mais do que o Facebook (que se tornou notoriamente ‘comercializado’), o WhatsApp é um lugar para alcançar os compradores ‘em casa’.

Como proprietário de uma pequena empresa, você pode configurar sua conta do WhatsApp comercial em três etapas curtas:

  • Baixe e inicie o aplicativo.
  • Escolha seu país de origem e verifique usando seu número de telefone.
  • Preencha alguns detalhes básicos sobre sua empresa.

Para ter sucesso, é importante gastar um pouco de tempo aprimorando o perfil de seu negócio e conectando-se à sua rede. No entanto, se você já passou algum tempo nas redes sociais (quem não?), saberá que essa parte pode ser bem divertida. Também pode ser muito útil para o seu negócio, pois o ajuda a reduzir o que você faz a alguns itens essenciais.

O que você pode fazer com o WhatsApp Business?

Claro, pode ser adorável conversar livremente com um cliente valioso. Mas o WhatsApp Business permite que você otimize as comunicações para que possa lidar com a maioria das interações de forma rápida e educada. Ferramentas de exemplo incluem:

  • Resposta rápida. Responda a dúvidas comuns com uma resposta pré-escrita.
  • Catálogo. Direcione os clientes para sua vitrine de produtos no aplicativo.
  • Status do WhatsApp. Use o recurso “Histórias” do aplicativo para divulgar um novo produto ou evento.

Mais de 500 milhões de pessoas usam o WhatsApp Status diariamente, então é uma ótima maneira de descobrir como as pessoas estruturam suas vidas online.

Além disso, você pode fazer muitas outras coisas regulares de mídia social para envolver sua base de clientes. Por que não usar a criatividade com imagens, GIFs, adesivos e emojis?

Porque usar o Whatsapp Business? 

“O Whatsapp é o único aplicativo amplamente utilizado que possui mais engajamento e uma porcentagem mais alta de pessoas utilizando diariamente – maior que o próprio Facebook”, diz Mark Zuckerberg.

O Whatsapp hoje possui uma audiência de 2 bilhões de usuários mensais pelo mundo todo, e 9 de 10 consumidores preferem utilizar este meio para se comunicar com empresas. Atualmente, existem 3 milhões de empresas já cadastradas no Whatsapp Business, e se você ainda não sabe como utilizar este recurso, a gente te mostra!

6 maneiras de pequenos negócios utilizarem o Whatsapp Business 

  1. Lidar rapidamente com as consultas dos clientes usando respostas rápidas

Todo consumidor adora uma resposta rápida. O Whatsapp torna isso mais fácil, permitindo que você salve e reutilize mensagens que você envia frequentemente. Assim, você consegue responder as questões mais comuns muito mais rápido. 

Questões para responder com o recurso de resposta rápida: 

  • Qual o horário de funcionamento?
  • Como é a política de troca e devolução?
  • Quais as formas de pagamento?
  • Qual o valor da entrega? 
  1. Mostrar e compartilhar informações de produtos nas conversas usando catálogos

Seu catálogo é efetivamente sua vitrine móvel. O aplicativo permite que você responda questões e compartilhe informações de produto individualmente com os seus consumidores. 

Questões que você precisa responder no seu catálogo: 

  • Quais produtos você tem no estoque? 
  • Eu preciso comprar um presente; o que você sugere?
  • Quais tamanhos você tem? 
  • Há outras opções de cores disponíveis? 
  1. Fornecer atualizações durante o processo de compra

Muitas coisas podem acontecer do momento em que o pedido é realizado até chegar ao seu destino. Com o Whatsapp você consegue ir atualizando seus clientes a cada etapa do processo. 

Etapas do pedido:

  • Seu pedido foi recebido
  • Seu pedido foi alterado
  • Sua entrega pode estar atrasada
  • Nós enviamos o seu pedido
  1. Utilizar as listas de transmissão para notificar os contatos sobre novidades

Quando você manda uma mensagem para uma lista de transmissão, ela é enviada para todos da lista que possuem o seu número salvo. Irá aparecer normalmente como uma mensagem individual para que os clientes sejam mais propícios a engajar. 

Ideias para utilizar na lista de transmissão: 

  • Uma nova linha de produto
  • Um desconto ou promoção
  • Um evento da empresa
  • Um novo funcionário
  1. Definir uma mensagem de ausência para que os clientes saibam quando você estará de volta

Deixar os seus clientes esperando não causa uma boa impressão. Deixe eles saberem quando podem esperar uma resposta de você, caso você esteja indisponível para responder naquele momento. 

Situações para deixar uma mensagem de ausência: 

  • Quando o estabelecimento estiver fechado
  • Em feriados
  • Em horário de almoço
  • Quando estiverem em treinamento
  1. Utilize o Status do Whatsapp para anunciar novidades

O Stories do Whatsapp é o que está crescendo mais rápido dentre as plataformas de social media. Os consumidores amam engajar nos stories e você pode fazê-los super dinâmicos, da forma que preferir. 

Coisas que você pode postar nos Status:

  • Revelação de um novo produto
  • Uma imagem promocional 
  • Vídeos ao vivo de eventos da empresa
  • Novas colaborações com outras marcas

Tire o máximo proveito do Whatsapp Business

O aplicativo tem o potencial de transformar suas relações com os seus clientes e construir uma base forte de lealdade, use com sabedoria! Aqui vão mais algumas dicas essenciais: 

  • Link seu Whatsapp com as suas redes sociais, seu website e seu e-mail
    Deixar claro para os clientes como eles podem entrar em contato com você, os encoraja a chamá-lo. Mantenha-os feliz e eles irão salvar seu número! 
  • Cumprimente seus novos clientes
    Comece sua conversa com seu novo cliente em um tom amigável quando ele entrar em contato pela primeira vez e deixe ele bem informado, é importante ele saber o que pode esperar de você! 
  • Tire proveito dos diferentes formatos de mensagens
    Você não precisa responder apenas com texto as suas mensagens. Aproveite e envie emojis, GIFs, imagens, vídeos, áudio, as possibilidades são muitas! Priorize o engajamento com o seu cliente.
  • Rotule as conversas para acesso rápido
    Dessa forma, você consegue achar mensagens e históricos de forma rápida e fácil. 
  • Receba avaliações dos seus consumidores
    Incluir os seus clientes na criação de novos produtos pode fortalecer suas relações facilmente! Ao mesmo tempo, você aprenderá valiosos insights com as pessoas que mais importam pra você.  

O Whatsapp Business nos traz muitas possibilidades, avalie o que faz sentido para a sua marca e comece hoje mesmo! Construa uma relação sólida com seus clientes e atenda eles de forma muito mais rápida e personalizada. 


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