A política pode ser definida como a arte de bem governar um país. Com o surgimento das mídias sociais, a temática da corrupção se tornou um assunto constante na web. Debater esse assunto nas mídias sociais é benéfico para a sociedade e para a política? Será possível identificar o que é verdade e mentira nos assuntos políticos publicados pelas pessoas nas mídias sociais?
Há um famoso provérbio chinês que diz “todos os fatos tem três versões: a sua, a minha e a verdadeira”. Por isso, com o crescente uso das mídias sociais é importante ficar atento ao diálogo sobre política que acontece por meio dessas ferramentas. Quando eles são construtivos e permitem que todos apresentem seu lado da história é possível chegar a um resultado positivo.
Nas eleições presidenciais de 2014 muitas amizades foram desfeitas via Facebook devido às brigas sobre visões políticas diversas expostas na web. Na época, o Facebook divulgou que a mídia social gerou 674,4 milhões de comentários, “curtidas” e postagens. Já no Twitter, durante a campanha eleitoral de 2014, foram gerados 39,85 milhões de tuítes no período de 06 de julho a 26 de outubro.
Ao avaliar esse contexto, é possível afirmar que as mídias sociais são hoje as principais ferramentas de comunicação na estratégia de uma campanha política. Dessa forma, é importante que os profissionais de marketing político busquem trabalhar da melhor maneira nessas ferramentas para dialogarem com os eleitores de seus candidatos .
As mídias sociais são hoje ferramentas que permitem que as pessoas se expressem e compartilhem experiências. Mas, também podem ser usadas de forma negativa, como aconteceu em 2014, quando um social media que trabalhou na campanha do candidato Aécio Neves espalhou nas mídias sociais a falsa notícia que os eleitores que pretendiam votar no candidato deveriam ir às urnas votar no dia 26 de outubro e quem votaria na Dilma só poderia realizar a ação no dia 02 de novembro, “para evitar confrontos violentos”.
Todos somos produtores de conteúdo e devemos prestar mais atenção no que falamos nas mídias sociais. Seja uma denúncia, caso ou crítica, devemos nos preocupar em mostrar a verdade acima de tudo e contribuir para uma revolução construtiva na forma de conceber a informação.