Artigos

Geração Baby Boomer, X, Y ou Z: você sabe o que significa?

Os Boomers não sabem usar direito as redes sociais e se comunicam através de caps lock, os millennials são cringes e a geração Z está fazendo dancinhas no TikTok.

Provavelmente você já ouvi algum comentário desse na internet e trata-se de estereótipos das gerações. Entender as características geracionais faz parte do trabalho do profissional de marketing, que precisa aprender cada vez mais sobre o comportamento do consumidor e acompanhar suas mudanças a medida que o tempo passa.

Segundo o presidente do Instituto de Pesquisa Pew Reserach Center Michael Dimock, os grupos geracionais são ferramentas para analisar mudanças de visões ao longo do tempo. Visões essas que impactam no mercado de consumo, na indústria de entretenimento e toda a sociedade.

Mas como são feitas essas divisões? A gente explica:

BOOMER

Os baby boomers (nascidos entre 1940 e 1960) hoje têm entre 60 e 85 anos. Priorizam a estabilidade, especialmente na carreira, e no mercado de consumo concentram as principais tomadas de decisão ao redor do mundo.
Muitos hábitos foram mudados nos últimos anos. O ano de 2020 apresentou uma maior concentração de usuários da geração baby boomer por conta do isolamento social, que impulsionou a necessidade de inclusão digital e novos nichos de consumo.

GERAÇÃO X

A geração X (nascidos entre 1960 e 1980), guardam muitas das características dos baby boomers, mas com a ideia de liberdade de serem o que quiserem. É uma geração mais individualista, que ilustra bem a publicidade da época. O destaque é no interesse em assistir televisão aberta mais do que as outras gerações, além de notícias e TV online.

GERAÇÃO Y

Conhecidos como millennials (nascidos entre 1980 e 1995), eles foram os últimos a conhecer o mundo sem internet! Foi um grupo que viu o início das mudanças da globalização e a internet nascer. São muito mais flexíveis às mudanças que as gerações anteriores e bastante questionadores. Seu consumo digital ocorre em diferentes tipos de mídia, incluindo vídeo online, TV online e aberta.
Muita gente que nasceu depois de 1995 e que teoricamente não é millennial acaba se sentindo no limbo por não se identificar com a geração Z. Por conta disso, o Think With Google sugeriu uma divisão desse grupo: Old Millennials e Young Millenials.

GERAÇÃO Z

A GenZ (nascidos entre 1995 e 2010) a cada dia chama mais atenção no marketing e publicidade! É uma geração que mostra que os millennials estão envelhecendo e que nasceram em um mundo conectado. Para os “nativos digitais”, que são multitarefas e absorvem uma grande quantidade de informações, não existe divisão entre online e offline.
Mais da metade deste grupo está consumindo mais conteúdo de vídeo on-line do que antes do isolamento social.

ALPHA

A geração Alpha (nascidos a partir de 2010) pode estar na mira do marketing, mas essa turma tem aproximadamente 10 anos, ou seja, não fazem parte do mercado de consumo! Você conhece as restrições de publicidade infantil? A exposição de estímulos tão cedo já faz parte do debate familiar e da internet.

Há algumas divergências na forma como as gerações são divididas, mas a mais aceita atualmente é a que separa a população mais recente nos 5 grupos que explicamos acima.

E você, em qual geração se encaixa?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você pode gostar

Veja mais

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x