Artigos Social media

Ferramentas para pensar e organizar conteúdos

Criar conteúdo nem sempre é um trabalho fácil. A gente precisa não só de criatividade, mas de conhecimento sobre pautas atuais, assuntos do momento. Quanto mais antenados estamos com tais assuntos, mais fácil fica para desenvolver e/ou entrar em conversas nas redes. Já percebeu que algumas marcas saem sempre na frente em determinados temas? É possível conseguir utilizando plataformas a seu favor!

Pensando nisso, juntei algumas ferramentas que me ajudam muito no dia a dia e podem te ajudar também no processo criativo, independente da marca que você atende.

Ferramentas para pensar nos conteúdos 

A gente precisa pesquisar e se inspirar para criar conteúdo, certo? Mas onde fazer isso? Google, Instagram, Facebook, Twitter, TikTok? Várias dessas plataformas são úteis, mas algumas outras ajudam a pensar em pautas mais abrangentes.

GOOGLE TRENDS

O Google Trends nos fornece o que vem sendo pesquisado, o que está em alta e pode se tornar ou já se tornou relevante. O melhor de tudo, é gratuito!

TREND TOPICS TWITTER

Esse é o lugar para encontrar os assuntos do momento, afinal, muitas das conversas, trends e fofocas começam no Twitter. Assim como o Google Trends, o acesso é gratuito, basta ter uma conta na rede social.

TRENDS MAP

Mais uma ferramenta ligada ao Twitter para pesquisar as trends do momento. A ferramenta é paga e em inglês, mas muito útil para quem precisa de presença forte na plataforma do passarinho azul.

ANSWER THE PUBLIC

Essa ferramenta gratuita nos permite fazer busca por temas selecionando país e idioma. As respostas aparecem com vários gatilhos de pensamento: como, quando, onde, por que… A facilidade de criar conteúdo é bem maior a partir dele. E o mais legal, é gratuito e nos permite fazer download dos resultados.

ALSO ASKED

Assim como o Answer the Public, o Also Asked também permite fazer busca por temas selecionando país e idioma, trazendo respostas em forma de fluxograma que sempre podem aprofundar mais. Também permite download em formato de excel ou em imagem. Também é gratuito.

QUORA

O Quora é um fórum de perguntas e respostas mais variadas possível. É perfeito para criar conteúdos baseados em soluções de problemas, ajudando assim o público com uma relação de confiança e proximidade. Ele é gratuito, mas necessita de cadastro.

SOOVLE

O Sloove é simples, você busca um termo e ele traz resultados das principais plataformas como Google, Wikipedia, Youtube e até Amazon. 

BLOG IDEAS GENERATOR

Sua marca tem um blog? Esse gerador do Hubspot é uma mão na roda para pensar em pautas e abastecer o blog. Algumas dessas ideias podem ser aproveitadas até mesmo para as redes sociais.

Ferramentas para organizar as ideias e o conteúdo

Além de pesquisar e pensar no conteúdo, é muito importante organizar essas ideias e também fazer um planejamento para entender quando e como esse material coletado vai ser utilizado. Sendo assim, temos aqui algumas plataformas com possibilidades gratuitas e pagas para fazer essa organização

TRELLO

Trello é um aplicativo de gerenciamento de projeto que dá pra ser usado em equipe e também para gerenciamento de tarefas no geral. Além disso, pode ser integrado com outras ferramentas como Google Drive, Dropbox e Slack. Disponível para usar em desktop e também como aplicativo em Android e iOS. É gratuito, mas possui melhorias com planos pagos.

ADOBE SPARK PLANNER

Se você é do time de planejamento no papel, o Adobe Spark Planner tem várias opções de templates lindos e gratuitos para fazer download.

GOOGLE KEEP

O Google Keep é uma ferramenta de anotações e listas do Google. Assim como o Trello, está disponível para usar em desktop e também como aplicativo em Android e iOS. Gratuito, o Keep nos permite criar notas com imagens e áudios, além de permitir organizar com cores e marcadores.

NOTION

Ele vem sendo o queridinho de estudantes universitários e profissionais que não dispensam uma rotina produtiva. O Notion é um verdadeiro planner, onde você organiza e personaliza do jeito que preferir e achar necessário. Ele pode ser criado do zero ou com templates pré-configurados. Inclusive, sigam a Fahen Carvalho no Instagram, ela usa o Notion como ninguém!

ASANA

Conhecido como uma ferramenta para gestão de projetos, o Asana é usado por profissionais de agências pequenas e grandes. Permite criar listas ou cartões e também tem um fórum de discussão. Possui versão para desktop e também aplicativos para Android e iOS, pode ser usado na versão gratuita ou paga. 

EVERNOTE

Bem parecido com o Trello, o Evernote é uma ferramenta que traz funcionalidades práticas e úteis para ajudar empreendedores e pessoas criativas a organizarem suas ideias e projetos. Também sincroniza com outras ferramentas como Google Drive, Microsoft Teams e Outlook Mail. Está disponível para usar em desktop e também como aplicativo em Android e iOS.

Bom, com essas ferramentas, você já consegue buscar, planejar e estruturar diversos conteúdos. No próximo texto trarei dicas para te ajudar a escrever ainda melhor esses conteúdos e também criar as artes. Até lá!

5 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruna Abecia
Bruna Abecia
29 dias atrás

Adorei o artigo e as indicações de ferramentas, super útil para o dia a dia. Obrigada por compartilhar Simone! 🙂

Share
Admin
28 dias atrás
Reply to  Bruna Abecia

Mas que bom que você gostou, Bruna!

Você pode gostar

Veja mais

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x