Artigos

5 Dicas de Marketing Político para Leigos

O Marketing Político é relativamente uma ferramenta que sempre existiu no mundo das campanhas políticas. Os candidatos procuram sempre contar com profissionais que possam auxília-los a extrair a melhor imagem de suas personas e transmitir isso ao público (votantes/eleitores) com o intuito de faze-los se identificarem com seus ideais.

A jornada pode parecer complexa e é mesmo. Há algumas semanas falamos aqui no Blog Share sobre campanhas eleitorais pelo viés do marketing político. Leia aqui e saiba mais.

Hoje, reunimos cinco dicas para você que está se iniciando na área (ou tem interesse futuro) que irão te ajudar a começar com o pé direito e evitar algumas surpresas desagradáveis.

Seja casca grossa

No terceiro episódio do Talkshare a respeito de Marketing Político, Eden Wiedemann menciona essa como um pré-requisito para começar a trabalhar com campanhas que envolvam marketing político.

Você não tem que ser grosso com ninguém. A casca grossa aqui mencionada é mais pelo fato de que essas campanhas tem, geralmente, um teor pesado e estressante. Wiedemann diz que um profissional envolvido com Marketing Político não ganha bem porque a profissão é valorizada. Os salários altos acontecem pelo alto nível de comprometimento com o trabalho que uma campanha exige.

Reconhecer seu campo

Por agora, pense na sua campanha como um jogo.

Você acabou de saber que as coisas não vão ser fáceis como pode ter imaginado. Está prestes a entrar em campo e começar sua campanha. Mas, com quem e onde você está jogando?

Agora leve isso para um cenário como: Eu devo ou não estar na internet?

Essa é uma pergunta comum. E a resposta costuma ser a mesma: Você identifica no seu candidato alguém que tem um potencial público no mundo virtual?

Se perguntar onde se colocar e cruzar informações para identificar se você está num campo coerente com seu produto é uma forma quase infalível para não errar.

Entenda o seu público

No Talkshare mencionamos um case onde os social medias de um candidato tinham como tarefa responder “Muito obrigado por sua pergunta” nas reclamações de eleitores no Facebook.

Comentamos como essa foi uma oportunidade perdida de converter um voto.

Eden Wiedemann completa dizendo que “O eleitor não quer saber quantas pessoas o político beijou na rua. Eles querem saber como seu candidato vai mudar a vida deles.”

Mind your surroundings

Não adianta ter tracejado toda uma campanha de forma bem estruturada e pensada e não tomar cuidado com o mundo 24 horas conectado que te cerca.

Esteja atento a possíveis vazamentos de informações que possam comprometer seu discurso ou a imagem da sua campanha. Como Eden também disse “Se algo pode dar merda, não poste. Certamente dará merda”.

Seu adversário também tem boas ideias

O discurso sobre humildade e reconhecimento de que governos passados também tiveram pontos bons não pode estar apenas nos comerciais, elas devem ser postas à prova.

Ao invés de ter o trabalho de descontruir a proposta inteligente de outro candidato, por que não dizer que seu candidato também pode coloca-la em prova? Esse tipo de reconhecimento é importante para todo político.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você pode gostar

Veja mais

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x