1. Começar sem objetivos definidos
Objetivos vagos levam a um conteúdo vago! É preciso questionar: o que você deseja alcançar com o conteúdo da sua marca? Quais valores você deseja promover? Quais são os KPIs necessários? São perguntas simples e óbvias, mas que muitas vezes passam despercebidas e atrapalham toda uma criação.
2. Ignorar o diagrama marca/conteúdo/criador a marca, o público-alvo e o criador do branded content devem estar na mesma página!
- A marca e o editor precisam estar alinhados sobre o que estão tentando alcançar;
- A pesquisa de interesses do público-alvo não pode ser ignorada;
- A campanha deve ser alinhada aos objetivos, valores e deve agregar valor à marca.
3. Tratar o conteúdo como um anúncio
Fingir que os nichos de conteúdo de marca são iguais aos da publicidade clássica pode ser um erro.
4. Esquecer de contar uma história
Ligando ao item 3, ao criar um conteúdo de marca, você não pode apenas "lançar fatos", números ou visuais chamativos sem antes contar uma boa história. Sim, o storytelling importa!
5. Posicionar a marca como o herói da história
É tentador posicionar a marca como o herói da história, mas esse é um caminho errado. O crucial é fazer com que o público se veja como um herói.
"O conteúdo de marca é como um primeiro encontro: se você falar sobre você o tempo todo, não haverá uma segunda chance."
6. Enfatizar a quantidade sobre a qualidade
Um grande erro! Não adianta enfiar muito conteúdo goela abaixo do seu público. O conteúdo precisa ser claro, sem desvios e escolhas confusas.
7. Decidir o formato do conteúdo primeiro
É comum ver marcas e criadores fixados em um formato específico de conteúdo, sem questioná-lo se esse é um meio adequado para transmitir a mensagem. Comece descobrindo qual história quer contar e depois decida o melhor formato.
8. Pegar pesado com o design
Não é incomum ver marcas exagerarem no design dos seus conteúdos. Além de falarem demais sobre si mesmas, acabam impondo uma linguagem de design muito agressiva. Não é necessário! Seja simples e não esqueça que branded content não é publicidade clássica (como anúncios).
9. Sacrificar as melhores práticas para se destacar
Em bom português: tenha bom senso! Muitos criadores de conteúdo de marca tendem a descartar regras básicas sólidas para se destacar, mas isso pode se tornar um erro grotesco. Respeite sempre as melhores práticas de comunicação, tenha integridade e honestidade.
10. Dê a audiência razões para ir embora cedo
Você precisa capturar a atenção do seu público. É preciso de um título envolvente, uma boa história e um formato que funcione. Seu título também deve conter a promessa do que o público aprenderá com seu conteúdo, e além disso, McDonell recomenda usar seis perguntas jornalísticas em seu texto: quem, o quê, porquê, onde, quando e como.