Clique Aqui e saiba mais

A MEF, Comunidade Global de Conteúdo e Comércio Móvel, divulgou neste ano que o Brasil é o segundo maior mercado em que as pessoas fazem uso do WhatsApp. De acordo com o relatório da entidade, o País conta com 76% dos assinantes móveis que fazem uso do aplicativo. Isso ajuda a explicar o surgimento de uma nova profissão no mercado: os atendentes de WhatsApp ou Helpers.

Em 2014, a Boticário foi uma das primeiras grandes empresas a usar o WhatsApp em uma ação do Dia da Mulher chamada “24 Horas de Beleza” para dialogar com os consumidores. Uma equipe de modelos, maquiadores, fotógrafos, cabeleireiros, personal stylist e blogueiras fizeram parte do time que produziu conteúdos exclusivos para solucionar as dúvidas dos clientes.

Além da Boticário, no mesmo ano o Uberlândia Shopping foi o primeiro do estado de Minas Gerais a usar a ferramenta de mensagem instantânea para se relacionar com os clientes. De março a dezembro de 2014, mais de 11 mil pessoas usaram o canal de atendimento para se comunicar com as helpers do local. O sucesso foi tão grande que o teste piloto acabou se transformando em um canal permanente do shopping para estreitar o relacionamento e ampliar o atendimento com o cliente.

O gerente de marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, afirma que o empreendimento que ele atua trabalha com esse tipo de serviço desde abril deste ano e a ideia de implantar a ferramenta surgiu com a análise constante do  crescimento da demanda por informações rápidas, objetivas e solicitações nas mídias sociais do shopping. “Queremos encurtar o caminho que o cliente percorre para satisfazer a sua necessidade, seja ela em simples informações sobre o shopping até comparação de preços de produtos para os clientes”, explica.

Carvalho destaca que a palavra-chave ao se trabalhar com WhatsApp é rapidez. Ele tem duas analistas de marketing  que atendem os clientes das 08h às 22h. O fato deles trabalharem com o aplicativo nos smarthphones fornece essa vantagem para a equipe. Segundo ele, foi elaborado um cronograma de atendimento que permite ao cliente um tempo de espera de no máximo 3 minutos para o primeiro contato com as helpers, termo usado para designar as analistas que atendem a demanda. O principal desafio apontado pelo profissional é entender de todos os assuntos que giram em torno dos segmentos que abrange o mix de lojas do centro de compras. “Estar sempre atualizado e antenado com as crescentes promoções das lojas exige tempo e agilidade”, alerta ele.

Para quem pretende se aventurar por essa nova área que surgiu no mercado, Carvalho lembra que o profissional deve ter jogo de cintura, total conhecimento sobre redação e comportamento empresarial. Por isso, ele acredita que ter no mínimo um curso superior é necessário. Outro ponto importante está relacionado a resposta que o profissional fornece ao cliente. “A resposta dada tem duas vertentes, uma seria influência na compra do cliente e assim proporcionando mais vendas ao shopping e a outra a imagem do shopping, pois ele está nos representando”, avalia.

Atualmente, não há um estudo ou pesquisa sobre a faixa salarial do profissional, mas Carvalho afirma que ela gira em torno de R$ 1.200 a R$3.500, variando de acordo com o porte da empresa.

O mercado é considerado promissor e a cada dia surgem mais empresas de diversos segmentos apostando no atendimento rápido e personalizado por meio do WhatsApp. Quem está ingressando no mercado de trabalho neste momento pode apostar no segmento e se especializar. Já os profissionais que já estão na área, podem se reciclar e passar a entender melhor transformando a ferramenta em um canal para trabalhar a imagem da empresa com o público.

O Share lançou neste ano o seu canal no Whatsapp. Se você deseja tirar suas dúvidas em relação aos cursos e eventos adicione o número  (51) 99377.1259 na sua agenda e entre em contato 🙂

Inspirado no WhatsApp, em 2014 surgiu no mercado o WhatSAC. Diferente do WhatsApp, ao invés de adicionar os números da agenda à lista de contatos, o app exibe quais empresas estão presentes e a troca de mensagens é semelhante ao do WhatsApp. Para conhecer o aplicativo acesse este link e faça o download!


Clique Aqui e saiba mais

Talvez você possa gostar

Leave a Reply