É claro que não poderíamos perder a chance de participar (mais uma vez) do Web Summit, a maior conferência de tecnologia do mundo! Dos dias 04 a 07 de novembro, vamos acompanhar diversas palestras, painéis, stands e espaços criados pelas maiores empresas do mundo, além das mais novas startups do mercado.

Se você chegou por aqui há pouco, vou te retomar a informação de que já estivemos na Web Summit em 2018. Você pode ver a nossa cobertura completa (claro, completa de acordo com o que conseguimos cobrir, afinal o evento é gigante) realizada na edição passada do evento.

Clique aqui e confira a nossa cobertura do Web Summit 2018!

Qual é a expectativa para 2019?

  • + de 160 países
  • + de 70.000 participantes
  • + de 45% são mulheres
  • + de 11.000 CEO’s
  • + de 1.200 palestrantes
  • + de 2.000 jornalistas

Parece o suficiente para fazer um dos maiores eventos do mundo, né?

Web Summit 2018 x Web Summit 2019

O legal de voltar no evento, é saber quais são as novidades que vamos encontrar por aqui. É claro, selecionamos tudo pra te contar 😉

Tradução

O palco central do evento terá conteúdo com tradução simultânea, pelo aplicativo do evento! A tradução acontece em quatro idiomas: Português, Espanhol, Mandarim e Japonês. O que é incrível, por ser um evento que reúne mais de 160 países, ter essa acessibilidade é uma forma de recepcionar as pessoas que chegam e também desejam absorver os conteúdos do evento.

Desconto no transporte público

Nada melhor do que facilitar o acesso ao evento, né? Assim, quem for participar do Web Summit em 2019, poderá comprar seu ticket pro metrô, com desconto. Você pode comprar online, nesse site. Esse ponto é mais um exemplo sobre como a cidade se mobiliza para receber as pessoas e possibilitar uma experiência mais legal!

Espaço para crianças

Quem disse que Web Summit não é local pros pais e mães? Com a Creche Gato Amarelo, haverá um espaço exclusivo para as crianças (de 4 meses aos 3 anos). O espaço inclui refeições, fraldas e atividades de aprendizagem para os pequenos. O espaço sai por €40 por criança e possui funcionamento das 07h30min da manhã às 20h, com capacidade total para 55 crianças.

Demais, né?

Tá, mas e aí, como foi o primeiro dia de Web Summit?

Como todo primeiro dia de evento, o Web Summit contou com a abertura oficial, que é muito legal de presenciar (afinal é muita gente, todo mundo super animado e ansioso para conferir o que vem pela frente). Durante a abertura do evento, cerca de 20 startups realizaram os seus pitchs, onde apresentam e falam sobre seus negócios (esse momento acontecer durante a abertura, foi uma novidade em 2019).

Nesse momento, passamos para as palestras. Afinal, se tem uma coisa que não falta por aqui é conteúdo!

#1 In conversation with Edward Snowden

Se você não se lembra do nome Edward Snowden, você certamente se lembrará do cara que era funcionário da CIA e NSA e tornou público o programa e o sistema de vigilância das redes do governo americano.

Hoje ele vive na Rússia, em asilo político, mas participou do evento através de um vídeo (corajoso, né?).

Edward fala sobre tecnologia, comportamentos e claro, segurança. Quando pensamos sobre o futuro do uso da tecnologia, segundo Edward, vemos que as grandes empresas estão se unindo e usando seus poderes para influenciar a população.

Quando pensamos em lei de proteção de dados, por exemplo, um assunto super presente nas falas sobre tecnologia, mas o Edward acredita que todo o papo sobre a lei de proteção está muito abstrata. E o que são os dados? Dados são as vidas das pessoas e isso não pode passar desapercebido.

“Em 2013 aprendemos que todos os dados chegam às empresas e seria tudo bem, se os dados ficassem apenas com estas empresas e não fosse compartilhado.”

O Edward trouxe diversas reflexões sobre o que estamos (e estão) fazendo com os dados e com as possibilidades dos avanços tecnológicos. Esse assunto é cada vez mais presente, mas nós estamos em uma das pontas do processo e a mudança deveria acontecer na outra ponta.

“Tecnologia não é a única coisa que importa. A única coisa que importa são as pessoas.”

#2 5G + X: Creating a new era?

O segundo papo foi com o Guo Ping, da Huawei. Ele veio para falar sobre o futuro tecnológico que iremos encontrar com o 5G. O desenvolvimento da tecnologia 5G está muito além de todo o entretenimento que pensamos, já imaginou no impacto dessa tecnologia nas áreas da saúde ou da educação?

“O 5g +x está mudando o jeito que vivemos e trabalhando. Estamos trabalhando para que a AI seja acessível para os desenvolvedores.”

Em breve estaremos em um mundo 100% conectado. O seu smartphone estará conectado com todos os tipos de dispositivos, esse provavelmente é um caminho sem volta e precisamos estar preparados para utilizar esse avanço da melhor forma.

3# Save the Planet, one drop at a time

Opa, chegou a hora do painel com Jaden Smith – 501CTHREE.org & JUST water, Gary White – Water.org & WaterEquity, Paul O’Callaghan – BlueTech Research e Laurie Segall – Dot Dot Dot Media.

Se você achou minimamente estranho evento gigante como a Web Summit tratar temas como: a água, o planeta e o meio ambiente, é bom você se acostumar. Não é de hoje que estes temas estão ganhando espaço e principalmente a preocupação sobre o papel das empresas para que o mundo seja um lugar melhor.

Você sabia que mais de 700 milhões de pessoas não têm acesso à água?

“Não adianta termos noção do problema. Precisamos usar tecnologia para resolvê-lo.”

O acesso à água causa problemas muito maiores do que imaginamos, você sabia, por exemplo, que famílias acabam fazendo dívidas para conseguir comprar água?

A água é o ingrediente que traz a vida, para sobrevivermos precisamos dela e nesse momento, famílias estão sustentando máfias e fazendo empréstimos para conseguir sobreviver.

Trata-se de uma crise muito séria, que precisamos resolver. Temos avanços tecnológicos e temos inteligência para conquistar alguma solução nesse sentido.

Como de costume, para finalizar o grande dia de abertura do evento, tivemos as falas oficiais do Prefeito e do Primeiro Ministro.

Foi uma abertura muito inspiradora sobre o que estamos fazendo, para onde vamos e para quais pessoas estamos colocando os nossos esforços à disposição. Mais uma vez, o Web Summit se mostra como um espaço para pensar na sociedade, pensar no outro, seja quando falamos de recursos, seja sobre dados, seja sobre acesso. Pensar no outro é algo que (provavelmente) faremos do início ao fim do evento.

Estamos prontos e com muita expectativa para amanhã! o/\o

Um super obrigado aos nossos patrocinadores Bradesco, TudoAzul e também aos nossos parceiros Pmweb, GlobalAD, KingHost, GetResponse e MLabs, por nos apoiarem nessa cobertura!

Fique com a gente e acompanhe muito mais sobre um dos maiores eventos do mundo! 😉



Quer receber conteúdos do WEB SUMMIT 2019 em seu e-mail?
Cadastre-se:

Talvez você possa gostar