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Não tem saída, você precisa ficar de olho nas métricas. Se você quiser mensurar como está o seu trabalho digital e entender seus resultados, você precisa urgentemente parar e olhar para a as métricas dos seus canais. O início desse trabalho pode parecer bem difícil e complexo, mas a partir do momento que você entender quais são as métricas relevantes para a marca, tudo vai ficar mais fácil e dentro da sua rotina.

Em 2017, segundo a Social Media Trends, 25% das empresas não analisavam nenhuma métrica.

Sabe o que isso significa? 25% das empresas não estavam com estratégias definidas e não sabiam por onde estavam percorrendo. Até porque, quando você tem uma estratégia para seguir, você sabe exatamente quais objetivos deseja alcançar. Isso é basicamente você investir o seu tempo, energia e dinheiro nos lugares certos.

Armadilha: métricas de vaidade

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Você já ouviu falar nelas? São aquelas métricas que você acaba se importando, mas que elas não significam muita coisa e você poderia estar se preocupando com dados mais relevantes. As métricas da vaidade são as que deixam o nosso ego bem tranquilo, são aquelas que tentam nos enganar, faz parecer que está tudo um sucesso, mas na verdade não obteve resultados reais.

Como identificar uma métrica da vaidade? É simples, pergunte a si mesmo “Essa métrica, vai me trazer algum resultado real? Ela me ajuda em alguma tomada de decisão? O que eu posso fazer com esses números?”

Ao responder essas perguntas, rapidamente você vai saber se está diante de métricas de vaidade ou não. Pare de gastar o seu tempo em busca de métricas que não fazem a menor diferença para o negócio em si.

Em quais dados você pode ficar de olho?

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São muitos dados, ao analisarmos os números nas redes sociais, fica até difícil saber por onde começar. Dá uma olhada nas métricas que você pode (ou não) começar a analisar:

Alcance

O alcance é legal de acompanhar para ter um panorama da quantidade de pessoas que estão sendo impactadas pela marca. Você pode dar uma olhada para os números de alcance junto com os números de engajamento, por exemplo. Assim você consegue ter uma base do número de pessoas impactadas e o número de pessoas que interagiram de alguma forma com o seu conteúdo.

Aqui também é importante entender o que é engajamento nas redes sociais. O engajamento muitas vezes é conhecido como os comentários e likes que uma publicação recebeu, mas na verdade, o engajamento é qualquer ação que o usuário possa realizar (cliques, play, comentários, curtidas, reações).

Menções

É uma métrica bem poderosa, afinal, é importante sabermos o que as pessoas andam falando por aí sobre nós, certo? O número e a qualidade das menções é uma métrica importante. Pode acontecer por exemplo, de você ver que a sua marca está tendo um grande número de compartilhamentos, o que é super legal. Até que você vai ver e os comentários são super negativos, as pessoas estão compartilhando para dizer algo negativo sobre você. Por isso, fique sempre de olho.

Taxa de Conversão

A taxa de conversão é uma métrica que vale analisar caso você tenha uma estratégia de conteúdo. Aí, você vai conseguir ver quais leads viraram clientes efetivos da marca. É importante para que você fique atento à jornada de compra, quais foram os passos que levaram ao clique final. Tudo isso, você pode analisar com a ajuda do Analytics do seu site, mas é preciso ter uma estratégia bem definida para que faça sentido.

Falando em estratégia de conteúdo, já conferiu o nosso infográfico com 30 tipos de conteúdo para o seu blog? Clique e aproveite 😉

Evolução dos canais

Acostume-se a acompanhar a evolução dos canais da sua marca. Isso é legal para você saber se está caminhando pelo caminho certo ou se está dando voltas em torno de ações que não geram resultados. Lembre-se de registrar os números mais importantes para ter esse acompanhamento.

Outro dado que é importante você ficar de olho é no ROI (return over investiment) em todas as suas ações nas mídias sociais. Ah sim, a gente precisa ficar de olho nas ações, porque elas nos dão indicadores diferentes do que a rotina nos passa.

Como saber se a minha métrica é positiva?

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Não temos como seguir uma receita de bolo (infelizmente). Saber analisar a métrica e ver se é positiva ou não, vai depender dos objetivos da empresa, o tamanho e o que você pretende alcançar com o seu trabalho. Não posso dizer “alcance 25 milhões de usuários” sendo que talvez o seu objetivo seja outro. Por isso é bem importante que você conheça a empresa, saiba do seu histórico, suas pretensões de crescimento, para que o seu objetivo ande junto com os do empreendedor.

Viu só como tem números importantes a serem analisados e muitas vezes deixamos de lado (e tem muitos outros dados, pode acreditar)? Lembrando que como não existe verdade absoluta quando se trata de dados digitais, não vou dizer que todas essas métricas citadas sejam realmente relevantes para a marca que você trabalha. É preciso fazer uma análise e mãos à obra!

É importante ter a manha 😉

A galera que quer saber mais sobre métricas e se tornar um expert nos relatórios, pode aproveitar o curso Insight, do Share. Ele é específico para o segmento e vai te ajudar a ver resultados nos números.


 


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