No terceiro dia de evento, acompanhamos duas palestras. Vale lembrar que nesse dia, apenas a área dos Creators estava com programação rolando, a programação do Industry já havia se encerrado. Mas, quem tem ingresso de Industry também pode acompanhar a programação dos Creators, com acesso total. Ou seja, as palestras ficaram bem mais cheias, pois uniu a galera toda.

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# Podcast, YouTube e comunidade

O primeiro papo que acompanhamos no dia, foi com a Kristen Acevedo e as creators: Alisha Marie, Emma Chamberlain e Remi Cruz. 

A conversa foi bem bacana, principalmente se você pensa em começar algum podcast, vale acompanhar essas meninas. 

“O fato da estrutura do podcast ser como uma conversa, faz com que o conteúdo seja mais leve e divertido, com mais espontaneidade do que um canal no YouTube, por exemplo.” 

Um dos fatores citados no painel, que ajuda na criação do podcast, é que em comparação ao canal no YouTube, o creator se concentra muito mais no momento da gravação. 

Em um canal de vídeos, o creator precisa se envolver com o roteiro, a luz, a edição, a publicação, a roupa, maquiagem, enfim, são muitos detalhes para cuidar. Enquanto o podcast é apenas o creator e um microfone e depois a edição. 

Quando Kristen questionou Alisha sobre o que havia pensado que seria diferente, ela comentou: 

“Não é tão difícil como imaginávamos no início. Com muito medo de não dar certo ou não ficar um bom conteúdo. Nós gravamos um episódio inteiro e eu me senti super bem.” 

Já a Remi, comentou sobre como o podcast se tornou quase uma terapia para ela. 

“Eu percebi como eu sou vulnerável. Eu chorava constantemente, me sentindo atacada de forma pessoal e o podcast ajuda demais. Pois você fala o que realmente sente.”

E a comunidade? 

Elas comentaram sobre como o público se torna mais engajado a partir do momento em que consumir o conteúdo enquanto se faz outras atividades do dia é possível. Você não precisa parar absolutamente nada (a não ser que esteja ouvindo algo) para consumir o podcast e essa questão colabora com o acesso e com a rapidez no consumo. 

A participação com feedbacks também foi muito citada pelas creators, como uma forma de contribuição com o trabalho. O público sugere novos temas, convidados para participarem de novos episódios e tudo mais. 

E para administrar o canal e o podcast? 

As meninas comentaram que basta uma estratégia de storytelling. Nenhum recurso de replicação de conteúdo é utilizado, para que haja conteúdo diferente em ambas as plataformas. 

“O que ajuda a manter o podcast com a sua essência é falar sobre temas que você conversados com os seus amigos. Isso traz naturalidade e o conteúdo ficará muito mais fluido.” 

# IGTV – técnicas e boas práticas 

Agora é hora de aprender um monte de coisas bacanas com o Jon Youshae. Ele trabalhou no YouTube e hoje ele trabalha no Instagram, como Product Marketing Manager. O espaço foi dividido com a Shilpa Sarkar, também Product Manager no Instagram. 

Então vamos ao que interessa: IGTV

“Criar conteúdo é excitante e exaustivo.” 

O trabalho dos creators leva tempo para mostrar resultado. Até porque o creator assume todas as funções (na maioria das vezes): diretor, roteirista, editor, som, luz, tudo fica nas mãos do criador de conteúdo e isso faz com que o trabalho seja extremamente exaustivo. 

  • Antes: Instagram is where i share my photos
  • Agora: Instagram is where i share myself 

Boas práticas para o IGTV

  1. IGTV é o show e stories é o vlog. Pense no formato. 
  2. Os Stories podem ser usados para conseguir feedback do público: use os stickers para isso, com enquetes e perguntas. Pergunte o que as pessoas querem ver no seu IGTV. 

Lembre-se que os Stories ficam apenas 24h, então não precisa ser suuuuuper produzido. Mostre coisas diferentes no seu feed e stories, aproveite os espaços diferentes para mostrar os bastidores, a produção, entre outros detalhes antes do vídeo final. 

  1. Produza com um propósito.
  2. Você precisa planejar o antes, durante e depois da publicação. 
  3. O teaser, o título, a thumbnail, o call to action e as outras ativações possíveis para o seu conteúdo. 
  4. Post no feed: não se esqueça de compartilhar no feed o seu vídeo do IGTV, isso ajuda a audiência ver também seus outros conteúdos. 

Importante: as 3 primeiras palavras do título do seu IGTV são as que mais importam. Pense bem na escolha 😉 

Tivemos o prazer de encontrar o Camilo e o Mardem no evento e claro, aproveitei pra trocar uma ideia com eles sobre a 10° edição da VidCon. Se liga aí no que eles compartilharam com a gente: 

Camilo Coutinho – DoublePlay

O Camilo frequenta a VidCon desde 2015, então foi legal pra gente ter uma ideia sobre os destaques do ano, em relação às outras edições do evento. 

“Esse ano cresceu muito o tema sobre Inteligência Artificial, muitas palestras mostrando como a AI pode tomar lugar na otimização, nas métricas, na gestão de ADS. 
Na décima edição os temas estão bem orientados nesse sentido, o que quebrou um pouco o que estava sendo mostrado em 2018, sobre blockchain, bitcoins, esse ano não vimos nada sobre isso. E uma surpresa em 2019 foram os conteúdos sobre o mercado chinês!”

Mardem Reifison – Petlove

O Mardem frequenta a VidCon há três anos e fez alguns pontamentos sobre a décima edição.

“A melhor palestra ate o momento foi a do Derrael Eves. Ele mostrou como funciona os sistemas do YouTube e quão avançado está o reconhecimento e tagueamento de imagens dentro do vídeo.

Assim como ano passado thumb foi dada como algo importante mas nesse ano mostrou que está além, muito além de apenas colocar fórmulas nela. Tem que conversar com os meta dados do vídeo e representar de fato o que o vídeo mostra.

Eu acho que esse evento e muito importante para todos os profissionais de marketing. Se possível deveriam vir pelo menos uma vez. Aqui a gente conhece muitas pessoas bacanas e trocamos ideias com pessoas que fazem muita diferença no mercado. Nessas conversas muita coisa a gente troca e aprende.”

Realmente, a oportunidade de trocar ideia com diversos profissionais, de diversos lugares e pontos de vista diferentes. O último dia de conteúdos da Vidcon foi mais rápido, mas ainda assim, muito produtivo. Em breve você terá a oportunidade de receber um material completo sobre o evento.

Ainda vamos falar muito sobre a Vidcon por aqui 😉

Por enquanto, um super agradecimento por nos acompanhar nessa experiência. Agradecemos também aos nossos patrocinadores oficiais: TudoAzul e Bradesco, por acreditarem no nosso trabalho!

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