Seja um pequeno empreendedor, um médio ou até um grande o WhatsApp é a ferramenta usada pela maioria deles, pois cada dia mais o mensageiro faz parte de negócios, vendas e uma infinidade de oportunidades por meio de conversas.

E como tirar o máximo proveito dessa ferramenta?
Uma forma é usar links para facilitar o início de uma conversa.

Anteriormente para começar uma conversa era preciso ter o contato da pessoa ou empresa salvo na agenda de contatos do celular, o que era bem trabalhoso e gerava certo “atrito/fricção” entre possíveis clientes e empresas.

Depois de tempos o WhatsApp gerou a possibilidade de criar links para iniciar uma conversa seja na versão mobile, navegador web ou até mesmo via programa para desktop, isso acabou facilitando muito a comunicação entre pessoas, empresas e prestadores de serviços.

De lá para cá muitas ferramentas surgiram para deixar ainda mais prático esse processo de iniciar uma conversa no WhatsApp.

Mas que falta por parte de alguns usuários, bem como empresas e até profissionais envolvidos no gerenciamento de redes sociais, marketing, vendas, anúncios e atendimento é por em prática usando maneiras de facilitar as conversas entre usuários do mensageiro. Em outras palavras é fazer um “Feijão com Arroz” e implantar links encurtados, usar ferramentas para facilitar o processo e tirar mais proveito do WhatsApp.



CRIANDO UM LINK PARA UM NÚMERO NO WHATSAPP

O link padrão será:
http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=55DD999888777

Você precisa adicionar as informações do número no link!

EXPLICANDO o link:

55DD999888777

55 é o código do país
DD é o seu DDD, exemplo 51 (só dois dígitos, não precisa o 0)
999888777 é o número do telefone que utiliza WhatsApp, todos já são 9 DÍGITOS.

VAMOS PEGAR O NÚMERO DO WHATSAPP DO SHARE:
http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=55519994176171

Não use pontos nem traços ou qualquer caractere no número do link.

Tá pronto o link, personalize conforme o seu número, mas não esqueça de testar se funcionará e iniciará uma conversa no WhatsApp. Peça para conhecidos ou amigos testarem e iniciarem uma conversa com o número.



PERSONALIZANDO AINDA MAIS!

Além do número é possível adicionar uma mensagem de texto junto ao link, caso você quer deixar uma pequena frase pronta que vai ajudar o usuário a iniciar uma conversa poderá ser útil.

Esta personalização de texto também pode ser útil para separar assuntos, serviços, e produtos.

Um exemplo:
https://api.whatsapp.com/send?phone=5551994176171&text=Ol%C3%A1,%20tudo%20bem?%20Gostaria%20de%20tirar%20uma%20d%C3%BAvida

No link acima ao clicar o usuário vai iniciar uma conversa com o WHatsApp do Share e já terá uma frase de texto iniciada.

“Olá, tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida”

É possível por qualquer texto ou mensagem, mas desde que curto.

Se personalizar e encurtar um link poderá até identificar ações ou maneiras pelas quais as pessoas chegaram até a conversa, exemplo:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5551994176171&text=Ol%C3%A1,%20tudo%20bem?%20Conversei%20com%20o%20vendedor%20Paulo%20queria%20comprar%20uma%20mesa

A conversa inciaria com a frase:

“Olá, tudo bem? Conversei com o vendedor Paulo queria comprar uma mesa”



ENCURTANDO UM LINK PARA INICIAR UMA CONVERSA NO WHATSAPP

E que tal deixar ainda mais fácil tudo isso?
Com um link encurtado será ainda melhor para divulgar ou até mesmo citar em uma legenda em um post no Instagram, no Facebook, em um anúncio ou simplesmente em uma conversa em outro mensageiro como a Inbox do Facebook ou uma Direct no Instagram

Após o link com o número do WhatsApp pronto, é só escolher o encurtador de sua preferência e personalizar a URL.

A maioria dos usuário usam o bit.ly

Dá para gerar uma url encurtada sem personalizar sem ter uma conta no site do Bit.ly, mas caso você quer deixar ela personalizada é só criar uma conta e já usar em outros tantos links que venha precisar compartilhar, vale até mesmo para extrair algumas métricas e dados que uma conta no Bit.Lly fornece para todos os links que foram criados na mesma.



NA PRÁTICA COMO FICARIA?

Vou dar exemplo que eu fiz há uns 2 anos ou mais, fiz todo o processo acima uma úncia vez, encurtei e personalizei minha url e ficou:
bit.ly/wppric

Super simples e fácil de citar em uma conversa, em uma legenda, copy, até mesmo na assinatura de um e-mail ou nas redes sociais.

O usuário que clicar ou acessar o link em qual formato estiver, seja mobile, navegador ou desktop vai sair conversando comigo.

Se você ainda não possui, ou a empresa que você atende não tiver, é a hora de fazer. Com certeza será bem mais fácil e ajudará o usuário e possíveis clientes.



COMO E ONDE USAR?

Um link que leva a iniciar uma conversa no WhatsApp pode ser usado em qualquer local que se deseja tornar público um número de telefone que permite gerar conversas no mensageiro do WhatsApp


Alguns exemplos:

✔ Na seção contatos de um site, blog ou loja virtual;

✔ No menu de um site ou loja virtual;

✔ Pode ser usado em um ícone com link junto com os das redes sociais no rodapé do site ou no topo ou como muitos sites e lojas virtuais usam no lado direito do site, geralmente no rodapé ou que acompanha o movimento do usuário na página;

✔ Usar em legendas e copys de posts nas redes sociais (Facebook, Instagram etc)

✔ Poderá usar em um link de arrasta para cima de histórias no Instagram (quando possuir dez mil seguidores que possibilita gerar links nas histórias);

✔ No saiba mais (legenda) de vídeos publicados no Youtube;

✔ Na assinatura de um e-mail pessoa, profissional ou de uma empresa ou prestador de serviços;

✔ No cartão de visitas impresso ou até cartões virtuais;

✔ Em um folder ou material impresso;

✔ E em anúncios em qualquer rede, em especial Instagram e Facebook, seja no COPY/LEGENDA ou então em CTAs, (botões de chamadas).


Um destaque especial para o último que possibilita você usar anúncios para gerar conversas e contatos entre clientes e possíveis clientes. O link em um post orgânico ou patrocinado poderá iniciar muitas conversas e gerar negócios.

Alguns meses atrás o Facebook criou um objetivo de mensagens otimizado especialmente para conversas no WhatsApp, onde até o botão CTA é personalizado com o ícone do mensageiro e a rede de anúncios irá otimizar a entrega do anúncio para o público mais próximo de iniciar uma conversa no WhatsApp. Neste formato não é necessário gerar links, a própria plataforma exige o cadastramento de um ÚNICO número que esteja operando no aplicativo do WhatsApp Business.

O link no formato que tratamos neste conteúdo, com um número de WhastsApp mesmo que não seja Business, poderá ser usado em anúncios de tráfego ou qualquer outro objetivo e gerar conversas.

Mas sem dúvida o principal objetivo por mais simples que seja é possibilitar de maneira fácil iniciar conversas entre pessoas no mensageiro mais usado no mundo.



ALGUMAS FERRAMENTAS QUE PODEM AJUDAR AINDA MAIS A GERAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO DE LINKS PARA INICIAR CONVERSAS NO WHATSAPP

Os passos e procedimentos descritos acima podem serem feitos tudo com ajuda do site WhatsApp LINK, ele simplesmente dá campos que ao serem preenchidos vão gerar link personalizado com número, frase ou nome, e já encurtado.

Super útil a ferramenta:

https://whats.link

Se preferir salve nos seus favoritos:

E um ainda mais simples é o:
https://www.convertte.com.br/gerador-link-whatsapp

Ele permite por o número do Celular/WhatsApp e uma mensagem e gerar o link

Uma ferramenta com plano grátis, mas com planos pagos é a:
https://whatsshare.com

Ela dá uma possibilidade de realizar várias ações envolvendo o WhatsApp!


Viu como é nada complexo criar links para facilitar conversas entre usuários no WhatsApp?

Se você já fazia parabéns, mas se ainda não com este conteúdo é a hora e aplicar e tirar resultados!



Ficou com dúvida ou quer acrescentar algo?
Comente logo abaixo no final do post ou nos envie um e-mail: atendimento@tudodeshare.com.br



FEIJÃO COM ARROZ

O projeto tem por objetivo entregar conteúdos semanais sobre assuntos envolvendo marketing e comunicação.

Envie sugestões de temas e assuntos para serem abordados por nós!

Vamos compartilhar?
Seus amigos e conhecidos também poderão gostar deste conteúdo, indique para eles, é só inscrever-se no link: http://bit.ly/querofeijao

Formulário para inscrever-se:


MAIS?

Quer se alimentar de mais conteúdos super interessantes?
Acesse nosso blog: www.tudodeshare.com.br/blog

Perdeu edições passadas do Feijão com Arroz?
Após alguns dias o contudo é disponibilizado no blog em:
bit.ly/comerfeijao

Não gostou do conteúdo?
Então poderá achar interessante nossas sugestões de receitas que são bem diferentes do Feijão com Arroz!


ESTROGONOFE VEGETARIANO:


ABOBRINHA EMPANADA:


MAIONESE CASEIRA TEMPERADA SEM OVOS:

Talvez você possa gostar