O Gerenciador de Negócios ou Business Manager do Facebook é uma ferramenta para centralizar e gerenciar ativos de empresas e agências no Facebook.

Muitos usuários acham o verdadeiro “bicho de sete cabeças”, mas não é tanto assim. para muitos ele parece complexo, confuso, cheio de funções e acaba confundindo os usuários, em especial aqueles que estão há pouco tempo mexendo com a ferramenta.

Agora uma coisa é certa: dominar o Gerenciador de Negócios é primordial para um profissional de mídias sociais, pois uma hora ou outra ele vai precisar fazer anúncios ou gerenciar ativos para mais de uma marca e empresa, seja ele freelancer, membro da equipe de uma agência, empreendedor ou entusiasta de mídias.

Então o presente artigo possui o objetivo direto de mostrar as configurações básicas para se fazer no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Pode ser que algum dos passos nele mencionados você já tenha feito ou você já sabe. A linguagem usada no conteúdo deste post é extremamente simples e direta para melhor transmitir as informações. Se você tiver qualquer sugestão ou colaboração será bem-vinda.


EM RESUMO O QUE É O GERENCIADOR DE NEGÓCIOS?

O Gerenciador de Negócios é um painel do Facebook para controlar ativos, sejam eles páginas no Facebook, contas no Instagram, contas de anúncios, pixel, catálogos de produtos e muito mais, nele os administradores podem convidar novas pessoas para juntarem-se a equipe e receberem diferentes níveis de acesso e controle a funções em todos os ativos da família de serviços do Facebook.

DEVO CRIAR UM GERENCIADOR DE NEGÓCIOS PARA A EMPRESA/CLIENTE E PARA A AGÊNCIA/PROFISSIONAL DE MÍDIAS?

Sim, é a prática mais recomendada, assim ambos terão ativos e níveis de controle para serem usados no presente, e futuro.

É obrigatório ter um Gerenciador para o CLIENTE e o meu de Agência/Freelancer/profissional de Mídias?
Não, mas tendo isso realizado evitará vários possíveis “problemas” no futuro.


COMO CRIAR O GERENCIADOR DE NEGÓCIOS?

Se você ainda não possui um Gerenciador de Negócios é fácil sua criação. Um fator obrigatório é que você precisa criar apartir de uma conta de Facebook, portanto terá de usar um perfil ATIVO na rede para iniciar a criação.

Geralmente as atividades do Gerenciador de Negócios possuem uma experiência melhor via NAVEGADOR usando um computador, dê preferencia para acesso nesse formato.

PASSOS
Para criar uma conta no Gerenciador de Negócios basta:

1 – Entrar no Facebook Business no endereço business.facebook.com
2 – No canto superior direito Clique no botão AZUL Criar Conta;

3 – Escrever o nome da empresa ou agência a qual vai representar, adicionar o Nome da Pessoa mais o e-mail*;

4 – Preencha as demais informações referente a empresa nos campos obrigatórios da próxima tela;

5 – Pronto o Gerenciador de Negócios foi CRIADO e poderá ser já usado.

*Você pode usar nome e e-mail diferente do seu Facebook, mas aconselha-se para facilitar usar os mesmos da rede social. Mais adiante neste artigo vamos comentar o motivo.

CONFIGURANDO O GERENCIADOR DE NEGÓCIOS

Uma etapa bem importante é deixar ele completo e configurado.

Um Gerenciador pode ser de uma EMPRESA, NEGÓCIO, PESSOA, CAUSA, etc, algo que ele represente um “CLIENTE” para o Facebook/Instagram e para ser atendido por uma pessoa ou várias.

Após ele criado vá em CONFIGURAÇÕES DO NEGÓCIO então com o painel aberto vamos tratar de configurar algumas necessidades.

1 – PÁGINAS

Na seção páginas é onde estará as páginas do referente negócio do cliente. Ali deverá ser ADICIONADA ou SOLICITADO acesso a página que representa o negócio. Pode ser mais de uma.

Qual a diferença de ADICIONAR e SOLICITAR acesso?

Quando você dá ADICIONAR a página será IMPORTADA para este NEGÓCIO, portanto o Gerenciador de Negócios será o DONO e ADMINISTRADOR “maior” de toda a página, ele “mandará” mais que todos os outros administradores ou até mesmo parceiros.

O ADICIONAR é indicado para quando o Gerenciador de Negócios realmente é dono da página. O que é a maioria dos casos.

Quando você usa o SOLICITAR acesso, simplesmente apenas pede permissão para adicionar a página no Gerenciador de Negócios. É um nível menor. Geralmente quando a página é de terceiros, que o Gerenciador de Negócios não é o dono do projeto/página.

2 – CONTAS DO INSTAGRAM

Se tiver uma conta na rede, nesta seção você vai adicionar a conta do Instagram da empresa, também pode ser mais de uma conta. Você pode adicionar quantas for necessário para administrar, o objetivo principal é REALIZAR anúncios.

Vale lembrar que SOMENTE CONTAS EMPRESA/BUSINESS, ou seja, contas que são PERFIL que possuem a configuração de PRIVADA não poderão ser adicionadas nesta seção. A partir do momento que uma conta de Instagram deseja fazer anúncios ela torna-se Business (empresa). A diferença entre elas são poucas de uma conta Perfil “Normal” e uma conta Empresa, em uma conta Business terá a possibilidade de estatísticas, possibilidade de anunciar, em um futuro artigo vamos listar todas as diferenças entre contas de Instagram: Normal, Empresa e Creator.

Para ADICIONAR uma conta de INSTAGRAM basta informar LOGIN e SENHA da conta no INSTAGRAM.

Se a conta já foi VEICULADA a uma página e você já adicionou ela na etapa das PÁGINAS provavelmente ela já consta listada nesta etapa de CONTAS DO INSTAGRAM e não será necessário refazer. mas caso poderá sim ser adicionado manualmente.

E outros casos empresas não possuem uma página no Facebook, o que não impossibilita de fazer anúncios somente no Instagram.

3 – CONTAS DE ANÚNCIOS

Contas de anúncios é o ATIVO que será usado para realizar os anúncios, ela contém todas as ferramentas para gerenciar anúncios bem como pagar pelos anúncios realizados tanto no FACEBOOK como no INSTAGRAM, (muitas pessoas confundem e acham que são contas separadas, mas não é tudo na mesma, pois é de uma única empresa dona: Facebook).

A Conta de Anúncios é PRIMORDIAL para se fazer anúncios no Facebook e Instagram.

Na seção você pode:
ADICIONAR UMA CONTA DE ANÚNCIOS
SOLICITAR ACESSO A UMA CONTA DE ANÚNCIOS
CRIAR UMA NOVA CONTA DE ANÚNCIOS

É bem explicativo as diferenças de cada opção, mas geralmente é usada a opção CRIAR UMA NOVA CONTA DE ANÚNCIOS, pois você quer centralizar todos os ativos do cliente em um Gerenciador.

O ideal e indicado é você separar cada PROJETO ou CLIENTE em uma conta de anúncios própria. Com suas respectivas formas de pagamento, CNPJ ou CPF responsável e anúncios específicos.

Também assim você controlará melhor verba, Pixel, Públicos, Anúncios, Relatórios, e quem realmente terá acesso a conta entre tantas outras possibilidades e vantagens.

Então sempre que possível o indicado é cada projeto/cliente em uma conta de anúncios única e separada para o PROJETO/CLIENTE.

Ao criar a conta de anúncios será solicitado um NOME para a conta, este você poderá renomear e mudar a qualquer momento.

Solicitará o FUSO HORÁRIO da conta de anúncios, TOME CUIDADO para sempre escolher o fuso que representa a região que será feito os anúncios.

ATENÇÃO: O fuso horário escolhido não poderá ser mais alterado após a conta ser criada.

E por último a MOEDA que a conta vai operar, no Brasil maioria usa em BRL – Real Brasileiro

ATENÇÃO: A moeda não poderá mais ser alterada após escolhida e a conta de anúncios criada.

Feito isso poderá prosseguir e concluir a criação da conta de Anúncios.

4 – PESSOAS

Nesta seção do menu da esquerda você vai ADICIONAR pessoas para controlar acesso a todos os ativos do GERENCIADOR DE NEGÓCIOS.

Na seção você pode ADICIONAR pessoas, EDITAR cargos e permissões e até REMOVER quando necessário.

No ADICIONAR será solicitado um EMAIL da pessoa que vai ser convidada. Geralmente procure informar o E-MAIL que seja de uma CONTA do Facebook de uma pessoa que precisará ter acesso a todos os outros ATIVOS (Páginas, Contas de Anúncios, Pixel etc…)

Quando você é o profissional de mídias que vai operar os anúncios e ativos de uma marca, mas já possui um GERENCIADOR SEU, seja como FREELANCER ou como AGENCIA não tem muita necessidade de adicionar-se como membro da EQUIPE, mas é da sua escolha querer ter acesso a ele ou não, bem como escolha do cliente (discuta isso com ele).

5 – PARCEIROS

Nesta seção será possível dar PERMISSÃO a outros GERENCIADORES DE NEGÓCIOS a acessarem seus ativos.

É o mais indicado nesta parte ADICIONAR quem será o responsável para ter acesso e usar os ativos do atual GERENCIADOR DE NEGÓCIOS.

Na seção você vai adicionar a ID (um número de vários dígitos – você encontra ele no menu da esquerda do seu gerenciador na seção INFORMAÇÕES DA EMPRESA – ele é único para cada Gerenciador) do seu GERENCIADOR DE NEGÓCIOS, para que automaticamente você lá do seu Gerenciador e PERFIL no Facebook tenha acesso a esse atual Gerenciador que está sendo criando.

Ficou confuso?
Pare né, mas você está criando um para que dentro dele outros Gerenciadores tenham acesso para utilizar.

Desta forma você ou toda a equipe da agência terá acesso ao projeto, e quando por ventura não atender mais a empresa/cliente poderá ser REMOVIDO e adicionado novo parceiro. Sem necessidade de configurar várias pessoas ou configurações. Você dá permissão a um “bloco” que é o Gerenciador de terceiros com já várias configurações.

Na seção é possível adicionar vários parceiros, exemplo: Agência A, Agência B etc…

Adicionado o número de ID do Gerenciador de Negócios irá uma solicitação para o mesmo que então deverá aceitar. Ele aceitando terá acesso ao ATUAL Gerenciador de Negócios. Mais em breve neste artigo falaremos de permissões a serem dadas aos parceiros.

6 – PIXEL

Na seção ORIGENS DE DADOS do menu da esquerda do Gerenciador de Negócios é possível encontrar o PIXEL, entrando ali poderá criar um ou mais PIXEL para o negócio/cliente e então ser INSTALADO no site, uma landing page, uma loja virtual, um blog do cliente.

Não é obrigatório ter e criar o PIXEL, mas suas vantagens são gigantes. Em um post posterior vamos falar só sobre o PIXEL, desde a sua criação, instalação, configurações e formas de utilizar para tirar melhor proveitos da ferramenta gerando melhores resultados aos anúncios no Facebook e Instagram.

7 – INFORMAÇÕES DA EMPRESA

Na seção que é quase a última do menu da esquerda você poderá personalizar informações da EMPRESA/CLIENTE, quanto mais preenchida esta parte melhor vai estar o seu GERENCIADOR DE NEGÓCIOS.

Revise a mesma para que em poucos minutos você personalize ela adicionando NOME, AVATAR, Página PRINCIPAL se quiser (em muitos casos é bom adicionar pois será necessário, em especial quando é um Gerenciador de Negócios de uma agência ou que vai gerenciar várias outras páginas), dados da empresa como endereço, etc (aqueles que foram preenchidas lá no começo na criação do Gerenciador).

Na seção também poderá saber a COTA de quantidade de contas de anúncios que poderá criar (novos Gerenciadores de Negócios geralmente recebem a COTA de possibilidade de CRIAR uma conta de anúncios – em um artigo futuro abordaremos como mudar e alterar isso, as formas possíveis), quem foi o criador do Gerenciador de Negócios e a data de criação, bem como data das últimas alterações, e mais abaixo informações de quem está operando o Gerenciador (atenção para essa parte que quando você criou um Gerenciador NOVO ele terá a solicitação de CONFIRMAÇÃO de EMAIL).

Geralmente o Facebook envia uma mensagem para o e-mail informado na criação do Gerenciador, e na mensagem consta um LINK para ser CLICADO e CONFIRMADO.

É INDICADO realizar este procedimento para confirmar e autenticar o E-MAIL USADO.

PERMISSÕES:

Após tudo configurado vamos dar algumas permissões aos ativos do Gerenciador de Negócios.

Se você adicionou PARCEIRO(s) ao GERENCIADOR DE NEGÓCIOS terá de dar permissões a ele nas seguintes SEÇÕES de ATIVOS:

PÁGINAS
CONTAS DE ANÚNCIOS
CONTAS DO INSTAGRAM

Em ambas seções você deverá dar acesso ao(s) parceiro(s), ou CONFERIR se já possui acesso. É primordial para que se possa acessar os ativos mencionados.

Se o devido projeto vai ser gerenciado apenas por você ou poucas pessoas então certificar-se que consta o PERFIL em PESSOAS e a mesma possui acesso aos ATIVOS citados.

Sem acesso e permissão a eles vai enfrentar problemas para gerenciá-los no futuro, seja acesso a conta Instagram, conta de Anúncios, Pixel, Página no Facebook, Catálogo etc…

IMPORTANTE:
Este post passará em constante atualização e edição devido ao Facebook sempre estar atualizando suas ferramentas!

(Se você tiver algo a colaborar ou encontrou algum erro ou tem uma sugestão envie uma mensagem para: 
www.m.me/tudodeshare ou email: atendimento@tudodeshare.com.br

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