Behavior

E agora, o que será que vem pela frente? 

Não vou dar conta. 

Já mudou mais uma vez. 

Estar atualizado e de olho no futuro. não é uma opção para quem está no mercado digital. Acontece que é tanta informação, que muitas vezes a gente não consegue acompanhar o que de fato é relevante e atualizado  — eu sei, é muita informação rolando com uma velocidade que nem sempre dá pra acompanhar. 

O ideal é que, cada vez mais, as nossas decisões sejam tomadas de acordo com os dados e com previsões mais claras sobre o mercado. 

Como sempre falamos, o digital vive de testes e nem sempre teremos certeza dos resultados que iremos colher. Mas com acesso aos números e às análises, conseguimos ter objetivos mais certeiros.

Pensando nisso, a MLabs fez uma pesquisa sobre as “Perspectivas para o Mercado Digital 2020”, o que pode ser extremamente útil para suas futuras estratégias e planejamentos. 

Por meio dela, você obterá informações sobre os canais, as estratégias, as tecnologias e as metodologias que mais receberão investimentos em 2020. 

Para te ajudar a ter uma ideia do conteúdo da pesquisa, nós selecionamos alguns dados para compartilhar diretamente por aqui. Lembrando que você pode baixar a pesquisa completa e ter o fácil acesso por aí.  Basta acessar este link! 

Agora, vamos ao que interessa \o/: conferir o resultado da pesquisa com as tendências e apostas para o mercado digital!

A pesquisa escutou 337 pessoas entre os dias 24/09 e 19/11 de 2019. 

68,2% do público respondente é decisor ou participa diretamente do processo de decisão de compra de produtos e serviços digitais. Além disso, 61,7% dos respondentes ocupam cargos de liderança/diretivos.

Os resultados são apresentados por categorias que incluem os canais, as estratégias, as metodologias e as tecnologias que ganharão destaque no planejamento de marketing deste ano.

Neste post você confere as principais tendências e apostas para canais e estratégias:

Tendências em CANAIS 2020

Quando se trata de canais, qual rede usar e em qual rede investir, a gente pode até aproveitar o histórico da marca para definir os próximos passos. Mas de acordo com a pesquisa, os que receberão mais esforços são: 

Top 1: LinkedIn 

A rede profissional é a Top 1 em aposta para 2020. Com um algoritmo incrível e capacidade de alcance superior às demais redes sociais, como já comentamos algumas vezes por aqui, se você achava que o LinkedIn estava morto, está na hora de mudar de ideia! 

O LinkedIn pode ser um canal muito estratégico para a produção de conteúdo nos perfis pessoais, aliados às marcas. Você pode conferir algumas dicas para aplicar em sua estratégia assistindo a esta aula aqui.

Top 2: Instagram

A rede que está em constante transformação é a Top 2 em aposta para 2020. Não é uma grande surpresa, afinal, com as mudanças propostas pela rede, dá pra perceber que eles estão de olho no comportamento dos usuários, né? 

O Instagram se mostrou como uma grande aposta para gerar relacionamento e conversas relevantes com mais possibilidades de interação. Ah, você já viu o nosso IGTV por lá? Clique aqui para assistir! 

Em último, mas não menos importante, vem o nosso Top 3!

Top 3: YouTube

A rede que se mantém numa crescente contínua! Durante a VidCon 2019, conseguimos ver o crescimento das possibilidades para creators dentro da rede e a pesquisa da MLabs mostra que no Brasil não é tão diferente assim.

Apostas em CANAIS 2020

Não basta a gente falar do que está em alta, precisamos falar também das apostas para o ano, né?!

Top 1: TikTok

Se você ainda não baixou, faça o download e experimente consumir o conteúdo por lá. É uma experiência dinâmica e que contribui com a sua permanência dentro do aplicativo. 

Além disso, o TikTok pode ser uma ótima ferramenta de pesquisa sobre creators e tendências de virais, formatos e discursos. Nós temos muito a aprender por lá!

Top 2: Podcast / Spotify

No último ano, muito se disseminou sobre o formato e conseguimos ver diversos podcasts ganharem espaço por aí. Tudo indica que os podcasts funcionam bem e têm muito a evoluir. 
Falando nisso, já ouviu o Share News, o podcast do Share, que te atualiza com as novidades do mundo digital? Clica aqui pra ouvir!  

Top 3: Pinterest

O Top 3, não menos importante, é uma rede que está conquistando o coração de muitas marcas. 

Por muito tempo, a rede social foi a queridinha para guardarmos referências e, hoje, pode ser usado de forma estratégica para gerar tráfego e conteúdo! Aprenda mais sobre Pinterest e negócios assistindo a essa aula aqui.

Pensar sobre cada um dos canais e sobre as mudanças que você pode propor para sua marca. É ótimo, mas já pensou nas estratégias para 2020? 

Tendências em ESTRATÉGIAS 2020

Top 1: SEO

Responsável por rankear o conteúdo do seu site ou blog faz do SEO Top 1 nas tendências quando o assunto é estratégia.

Afinal, não dá pra negar que a correta aplicação de SEO faz toda a diferença na geração de tráfego, de leads e, principalmente, na entrega de conteúdos que fazem sentido para as pessoas.

Se você não conhece muito sobre SEO, clique aqui, a gente te explica direitinho no vídeo!

Top 2: Branded Content

Não muito longe do SEO, investir na produção de conteúdo relevante e que faça sentido para as marcas, e seus públicos, é algo que você já deveria ter começado. a pensar e planejar por aí, viu? (não vou negar, eu amo cada uma dessas tendências <3)

Top 3: Social Ads

Não é de hoje que a gente vê a importância de investir em anúncios nas redes sociais. 

As plataformas estão cada vez mais exigentes e o público mais difícil de ser conquistado. Planejar e produzir anúncios que sejam atrativos e entreguem uma boa performance faz toda a diferença. Lembre-se: teste é tudo!

Apostas em ESTRATÉGIAS 2020

Se por um lado as tendências em estratégias já são bem difundidas no mercado, do lado das apostas destacam-se táticas ainda pouco exploradas.

Top 1: Gamificação

Os brasileiros possuem muitas oportunidades para explorar o uso de jogos como estratégia de marketing. Vale pesquisar e acompanhar o comportamento dos usuários. para entender qual é a melhor forma de estimular a interação por este tipo de estratégia.

Top 2: Omnichannel 

Já pensou integrar todos os canais da sua marca e entregar uma experiência única de relacionamento aos seus clientes? 

As possibilidades que o Omnichannel propõe são inúmeras e cabe às marcas pensarem nas maneiras de ativação. A aposta está lançada!

Top 3: Marketing de Causas

É importante lembrar que, esse tipo de estratégia, não se trata de causa pela causa. É algo que tenha foco ao propósito da empresa, ao real sentido do negócio. 

A humanização e o posicionamento das marcas é algo que o público vê total diferença, mas precisa ser verdadeiro. Não se apoie em uma causa pelo dinheiro envolvido, assim, as consequências podem ser enormes (e negativas). 

Ufa, quanta coisa! 

Com alguns dados já dá pra ter ideia que 2020 será um ano de extremas mudanças e muita evolução do mercado digital, né? 

Eu aproveito pra te lembrar: esteja sempre de olho nas atualizações. Os nossos comportamentos mudam o tempo todo e, com isso, o mercado também muda! 

Gostou dos dados apresentados? Tem mais, aqui na pesquisa completa da MLabs! Faça o download gratuito e ficar de olho no que vem por aí! 


Social

Talvez você possa gostar