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Premiada pelo jornal inglês The Guardian e pela Vogue pelo trabalho único que desenvolve, a marca de tênis VERT busca inspiração no respeito ao ser humano, a natureza e mostra como a sustentabilidade na moda pode transformar vidas.

François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp, confundadores da Vert, após viajarem durante um ano para estudar sustentabilidade descobriram no País um negócio de uma empresa francesa que comprava palmito pupunha de uma cooperativa do Norte do Brasil, pagando um valor pela matéria-prima acima do mercado e sem intermediários.

Com base nesse modelo, investiram na fabricação de tênis comprando a borracha de associações de seringueiros na Amazônia, pagando um valor justo pelo trabalho do seringueiro e contribuindo para a redução do desmatamento. De acordo com o site oficial da marca, neste ano o valor pago pela VERT para a borracha selvagem brasileira foi acordado em R$ 9,50/kg, um valor quase 30% superior ao pago para a borracha comum plantada de São Paulo.

Apesar de parecer que esse tipo de investimento pode inviabilizar o negócio, em palestras realizadas pelos cofundadores da VERT, eles destacam que a grande estratégia deles é a ausência de publicidade. Segundo divulgado pela imprensa, eles afirmam que, geralmente, quando um consumidor adquire um tênis 70% do preço dos produtos tradicionais são direcionados para a publicidade. Além disso, a VERT trabalha com um estoque mínimo de tênis, produzindo os produtos de acordo com a demanda dos consumidores.

Sustainable Brands

Além da marca VERT, outro exemplo interessante de sustentabilidade na moda é a Sustainable Brands. Ela é uma comunidade global que tem o objetivo de refletir sobre o papel das marcas e a capacidade delas gerarem valor, fortalecer tendências e divulgar soluções que tenham a sustentabilidade como principal norte para a sociedade. Ela atua também como rede global de conferências presentes em cidades como Barcelona, Buenos Aires, Istambul e neste ano realizou um evento  no Rio de Janeiro.

Exemplos como esse mostram que a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas algo real e constante que a moda adotou de vez para contribuir com a construção de um mundo melhor e mais igualitário. E a sua empresa? Já optou por essa prática?


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