Clique Aqui e saiba mais

Trabalhar com Social Media (o também conhecido como “Social Media” ou “Analista de Social Media”) tem sido cada vez mais comum dentro das empresas, mas por ser uma profissão relativamente nova, muitas pessoas ainda não possuem o entendimento sobre o que e o que faz uma pessoa que trabalha com Social Media.

Para te ajudar a entender melhor como é a rotina de um profissional de Social Media, a Fahen Carvalho fez um vídeo explicando melhor sobre o que é e o que faz este profissional. Você pode conferir no vídeo abaixo!

O que é Social Media?

Social Media é como chamamos o profissional ou a profissão de quem cuida de todos os canais digitais (as plataformas das redes sociais) de uma marca. Falando assim, até parece pouca coisa…mas pensa bem, um profissional se torna responsável por todo o trabalho desenvolvido nas redes sociais de uma empresa. Isso significa que a responsabilidade de transformar os valores, o propósito e tudo o que a marca acredita em conteúdo está em suas mãos!

O que um profissional de Social Media faz?

A rotina deste profissional é muito mais agitada do que passar o dia rolando o feed do Instagram! Quem trabalha com redes sociais passa boa parte do tempo fazendo pesquisas e preenchendo planilhas, cadernos, documentos e reunindo ideias para transformá-las em conteúdo.

O que a audiência vê, o post publicado, é apenas uma pequena parte de um grande trabalho. Por isso, se você está pensando em trabalhar com redes sociais apenas pela afinidade com as redes sociais, continue lendo este texto!

Confira algumas das atividades que o profissional de Social Media irá desempenhar na sua rotina de trabalho:
  • Planejamento e pesquisa;
  • Criação de estratégia;
  • Criação de conteúdo;
  • Interações com o público;
  • Monitoramento das informações e métricas;
  • Análise de resultados.

18 tipos de posts para você criar nas redes sociais!

Certo, então vamos começar do começo?

Planejamento e Pesquisa em Social Media

Uma boa pesquisa em temas e tendências é o que fará com que o seu planejamento esteja sempre com possibilidades de conteúdo na manga! Um profissional de Social Media não vive longe do seu planejamento, então, se você ainda tem dúvidas sobre como realizar um bom planejamento de conteúdo para a sua estratégia de redes sociais, confira o vídeo abaixo!

Criação de Estratégia para redes sociais

Essa atividade também faz parte do dia a dia de quem trabalha com redes sociais. Não adianta você sair criando conteúdo sem pensar nas estratégias para a marca. O seu conteúdo e o seu planejamento precisam partir de uma boa base estratégica para você saber onde quer chegar!

Criação de conteúdo

Depois de uma boa criação de planejamento, uma boa estratégia, você precisa colocar a mão na massa e fazer o conteúdo acontecer. A criação faz parte do dia a dia de quem atua com redes sociais, mas este trabalho vai depender também do cenário em que você está:

Tem equipe? Tem uma dupla? Você precisa fazer tudo? A realidade vai mudar de acordo com cada empresa.

Interações com o Público nas redes sociais

O melhor horário para você postar é aquele em que você está disponível para gerar uma conversa com o seu público nas suas redes sociais!

Não adianta a empresa ter um profissional responsável pelo conteúdo, ter uma estratégia de conteúdo e no fim das contas não ter interação com as pessoas que estão ali. Você precisa estimular as conversas nos comentários, nos compartilhamentos, responder as dúvidas e esclarecer o que for necessário dentro dos canais digitais da marca.

Monitoramento das informações e métricas

No final de tudo, ainda tem o trabalho de monitoramento das informações e métricas que você precisa ficar de olho. Com esses dados, você saberá o que precisa mudar e ajustar ao longo do caminho. Para isso, o profissional de Social Media poderá contar com ferramentas que geram relatórios de uma forma mais ágil e prática!

Análise de resultados!

A última etapa, mas não menos importante é a análise. Não adianta você ter os números das suas redes sociais, se você não tiver uma interpretação sobre estes números e não entender o que eles querem dizer.

A análise é um ótimo exercício sobre o comportamento do seu público e sobre como você está alcançando os seus objetivos nas redes sociais.

Ufa, depois de tanto trabalho, vai ser difícil alguém imaginar que a vida do profissional de Social Media é fácil, né?! O mercado que não para de crescer exige atualização constante dos profissionais que desejam se destacar e crescer, mas para isso você pode contar com o Clube Share!

Uma plataforma de educação onde você assina por um preço super especial e se mantém atualizado e em constante aprendizado, com grandes profissionais do mercado.


Clique Aqui e saiba mais

Talvez você possa gostar