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Foi-se o tempo em que as redes sociais serviam apenas para postar fotos,  conversar com amigos e bisbilhotar a vida alheia. No mundo atual elas passaram a ser uma ferramenta de extrema importância para as marcas e grandes empresas divulgarem seus serviços e se fazerem presentes na vida do consumidor. Entretanto, para que tudo isso aconteça é preciso que um profissional especializado faça esse trabalho, e ele se chama: Social Media.

Social Media e SEO são duas estratégias que se entrelaçam na profissão, pois se concentram na construção de uma identidade atraente que irá atrair visitantes, mas isso só acontece diante de conteúdos de qualidade e uma presença forte da marca, portanto é necessário que haja investimento em SEO, pois ele auxilia a melhorar seu alcance nas redes sociais, além de alavancar nos rankings dos sites de pesquisas.

Pesquisas apontam que mais de 700 mil pessoas acessam o Facebook a cada minuto, e que somente no Brasil esse número ultrapassa os 200 milhões de perfis ativos. Já na rede social Instagram mais de 38 mil imagens são postadas diariamente e isso repercute de uma forma muito positiva provocando uma visibilidade para a empresa/marca se forem bem exploradas através desse profissional.

Não basta ter nascido na era da internet e conhecer as principais redes sociais, as habilidades que formam esse profissional precisam ir além. Antes de mais nada, é preciso estar sempre disposto a assumir o seu posto e “por a mão na massa”, inclusive finais de semana e feriados. Dito isso, podemos listar algumas das habilidades que precisam ser bem afiadas nesse profissional:

  • Escrita

O trabalho do Social Media remete muito a escrita, novos posts, novos tweets, comunicação com o cliente e demais funções. Portanto, é de suma importância que esse profissional saiba desenvolver as ideias de forma clara e coerente.

Saber atingir o público, sensibilizá-lo e atraí-lo, requer uma simplicidade que nem todos conseguem alcançar.

  • Ter conhecimento em conteúdos gráficos

É fato que um conteúdo com imagem chama muito mais atenção do que um conteúdo apenas escrito, e é por isso que essa habilidade tem que ser bem aflorada, claro que não é preciso que o Social Media seja um diretor de arte renomado, mas que tenha bom senso nas escolhas das imagens e saiba atrair seu público-alvo.

  • Raciocínio rápido e criatividade

Um bom social media deve saber os horários para realizar as postagens, de forma que atinja seu público-alvo, além disso saberá de que forma se comunicar por meio de uma linguagem mais formal ou menos formal, direta ou com uma pitada de descontração.

As habilidades pra essa profissão são inúmeras, assim como qualquer outra, mas um “feeling” aguçado, interesse em aprender SEMPRE e compreender como determinado conteúdo impacta as personas, são diferenciais muito bem vindos que complementam esse profissional que deverá ter uma formação superior voltada a comunicação.

Quem se identifica, quem gosta de levar uma vida conectada e interagir com as pessoas deve começar a se especializar nessa área, afinal vivemos na Era digital, e ser Social Media é contribuir com essa nova forma de se comunicar e se relacionar com o consumidor.

 


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