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Uma coisa é certa: as duas siglas são muito importantes, guarde esta informação!

Bom, vamos por partes: O que é SEO?

A sigla vem de “Search Engine Optmization” que pode ser traduzida e simplificada como “Otimização para Mecanismos de Busca”. Por aí já dá pra ter uma boa noção do que é o SEO, certo? É um conjunto de estratégias que visam posicionar e otimizar o seu site/serviço/publicação nos mecanismos de busca, ou seja: Google. Afinal, alguma coisa precisa mostrar para o sistema do Google, que o seu site deveria estar na primeira página e esta ajudinha, vem do SEO.

Tranquilo até o momento, não é? Agora vamos entender o que é o SMO?

O SMO vem de “Social Media Optimization” e pode ser traduzido como “Otimização de Mídias Sociais”. Deu pra ter uma ideia do que é? Bom, da mesma forma que o SEO contribui para o seu site nos mecanismos de busca, o SMO contribui para que aquele link do seu site que foi postado em determinada rede social, tenha mais visitantes vindo da mesma.

“Ai Fahen, mas por que eu vou usar SMO se eu já faço SEO no meu site?”

É bem simples, porque a importância de uma estratégia não exclui a outra. O SMO contribui não só para visitas no seu site, mas também para quem busca mais interação e um bom relacionamento nas redes sociais. Isto o Google não nos proporciona, ainda! 

Para te ajudar a visualizar com mais facilidade, o que demanda do SEO e o que demanda do SMO, vamos às listas:

6 coisas indispensáveis no SEO

1# Pesquisa das palavras-chaves

2# Conteúdo de qualidade, que traga estratégias de SEO

3# URL amigável

4# Tags e títulos: dê importância para ambos

5# Mapa do site

6# Nome da imagem

Estas são apenas algumas das algumas coisas super importantes a serem feitas no trabalho de SEO. É preciso cuidado e muita atenção para que tooodo o site esteja bem bonitinho aos olhos dos mecanismos de busca!

6 coisas indispensáveis no SMO

1# Conteúdo relevante

2# Estimule o compartilhamento

3# Retribua as interações do seu público

4# Co-criação de conteúdos. Já pensou na possibilidade de alguém criar conteúdos falando sobre seu serviço ou marca?

5# Seja criativo. Por que fazer sempre o mesmo formato de conteúdo?

6# Pesquise as redes sociais das outras pessoas, muitas coisas a gente aprende na boa e velha stalkeada

Estas dicas foram trazidas por Rohit Bhagava, que nos apresentou o SMO, lá em 2006, quando o SEO já era nosso velho amigo.

Deu para entender que estas duas siglas, muito parecidas, devem ser nossas parceiras na produção de conteúdo? Mesmo que exista alguém na sua agência ou setor de marketing responsável apenas pelo SEO, quem produz precisa estar por dentro de como funciona e como incorporar estas estratégias no que está sendo feito.

É uma ótima maneira de dar um up nos conteúdos para que eles não fiquem jogados às traças. Este post mostrou apenas o topinho de um iceberg enoooorme, que será apresentado com mais carinho e atenção no nosso amado Basicão que vai rolar em Porto Alegre/RS, nos dias 28 e 29 de janeiro!  Confira mais informações sobre o curso aqui! 

Aproveite o curso e depois me conta, como anda o SEO e SMO do seu site, hein hein? 😉


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