Constantemente as principais redes sociais e plataformas de mídias realizam mudanças e atualizações bem como testes que geram dezenas de experimentos a todo tempo.

Semanalmente no blog do Share vamos disponibilizar um resumo com as principais atualizações dos últimos dias!

Confira algumas:

FACEBOOK:

 

1 – Cross posting de Stories: Instagram e Facebook Stories

Muitos usuários no Brasil já receberam a possibilidade de realizar uma “história” no Instagram e publicar a mesma nas histórias do Facebook!

A nova funcionalidade que se chama “cross posting”, ou seja, você vai fazer um conteúdo em uma plataforma e ele poderá automaticamente ser postado na outra, para tal possibilidade o usuário deve escolher em compartilhar em ambas na hora da postagem, e tenha concedido permissão entre contas Instagram e Facebook (PERFIL)

A novidade estava sendo testada apenas em Portugal, mas já ficou disponível para várias contas de usuários aqui no Brasil. O próprio Facebook já confirmou que a novidade será disponibilizada para todos os usuários muito em breve.

2 – Cross posting de postagens do Facebook para Instagram:

Em algumas contas de usuários surgiu a possibilidade de enviar um post de imagem feito em uma página no Facebook para também ser publicado ao mesmo tempo no Instagram!

Se vai dar para AGENDAR?
Não sabemos, ainda é testes. Mas pela lógica é bem provável que vai ao menos para páginas veiculadas a uma conta Instagram.

Detalhe importante: são apenas testes em poucas contas no exterior, não quer dizer que foi lançado e que realmente será para todos. Vamos aguardar e claro torcer pelo lançamento global.

O flagra foi no Facebook via navegador/desktop, confira na imagem:

 


3 – Anúncios no Facebook com o objetivo de “Enviar mensagens para o WhatsApp”

Os anúncios com destino para WhatsApp já estão disponíveis para algumas contas no Facebook!
Ao clicar nesses anúncios com o objetivo de mensagem para o WhatsApp, o usuário abre automaticamente uma conversa no WhatsApp versão mobile ou desktop.

A descrição fornecida pelo Facebook para a nova função:
“Quando uma pessoa clica no seu anúncio, uma conversa com sua empresa será aberta no WhatsApp. Seu anúncio será mostrado às pessoas com maior probabilidade de abrir o WhatsApp.”

Como fazer um anúncio com a nova opção?
(Nota: nem todas as contas receberam esta opção)

1º – Abra o painel do Power Editor no Facebook;

2º – Clique em Criar Campanha;

3º – No objetivo de campanha, selecione a opção Mensagens. Caso essa opção não apareça, isso significa que os anúncios no WhatsApp ainda não estão disponíveis para sua conta;

4º – Na área criar novo conjunto de anúncios, as opções Messenger e WhatsApp deverão aparecer ao selecionar o objetivo de mensagens

5º – Continue a criação do seu anúncio normalmente adicionando seu criativo de imagem, texto etc…

4 – Reconhecimento facial
Facebook vem testando o reconhecimento facial para ajudar a melhorar a segurança das contas dos usuários da grande rede.
Poucas pessoas receberam a novidade e ainda carece de mais detalhes. Mas com certeza será uma opção muito interessante para a segurança dos usuários na rede.


5 – Moderação de comentários nas lives usando o Facebook Mentions

O aplicativo exclusivo para uso de perfils e páginas com o selo azul recebeu na última semana a possibilidade de moderação dos comentários realizados em uma live. A nova função vem a colaborar em ter um melhor controle das ações de usuários, até mesmo aqueles que vão nas lives para fazer spam (divulgar algo) ou até mesmo realizar comentários com conteúdo “desnecessário”. No caso de uma página poderá ter vários administradores da página que vão poder moderar os comentários e ter uma experiência mais agradável a todos.
É um teste do Facebook no aplicativo Mentions, o que tudo indica que venha a ser liberado globalmente para as demais páginas e até mesmo contas pessoais.


6 – Atalho para as Stories

Facebook vem liberando gradativamente uma nova função que permite que o usuário adicione um atalho das histórias no seu “homescreen” no mobile!

7 – Facebook vem testando o Discovery Businesses – Descoberta comercial B2B

Um novo recurso de descoberta de negócios B2B, o que poderia ajudar as empresas a se conectarem com fornecedores relevantes – e ajudar as empresas a gerar mais exposição na plataforma.

É uma adição interessante – o B2B é geralmente considerado o território do LinkedIn, e essas novas ferramentas podem ser vistas como o Facebook mais uma vez pisando gentilmente no território do LinkedIn.

Não há muitos detalhes sobre estes testes do Facebook, mas a opção pode ajudar a grande rede a criar um eco-sistema B2B, com recomendações de outros negócios e rankings baseados no desempenho, ajudando as empresas a encontrar parceiros mais interessantes ??para suas necessidades.

Vale ressaltar que estão separadas em:
‘Your Customers’, ‘Your Vendors’ e ‘Businesses You’ve Liked’

Interessante não é?!

Disponível apenas para uma pequena parcela de usuários em países específicos. Nenhuma informação oficial realizada pela rede ou mesmo data de lançamento global.

8 – Apple Music no Messenger

Agora você pode descobrir novas músicas, compartilhar canções com amigos, e obter sugestões para listas de reprodução usando emojis. Os assinantes da Apple Music, podem ouvir músicas completas dentro do messenger.

Para começar a usar o recurso, o usuário precisa adicionar a extensão do Music no Messenger. Para isso, basta tocar no ícone “+”, fazer o download da extensão e depois começar a utilizar o serviço para compartilhar músicas com seus amigos. Ou então basta iniciar conversa com o bot: https://m.me/AppleMusic

Os assinantes do Apple Music também poderão reproduzir as músicas na íntegra sem precisar sair do Messenger, enquanto que os usuários que não são assinantes ficarão limitados a ouvir apenas 30 segundos de cada música.

 

9 – Enquetes em páginas verificadas
Facebook vem testando um novo formato de enquetes nas páginas. Trata-se de uma enquete com duas alternativas para votação, ambas usando GIFs.
Inicialmente páginas com o selo azul estão recebendo a possibilidade de criar enquetes.

A página do The Next Web fez uma enquete usando a novidade, você pode ver e participar:

Óbvio que o responsável por fornecer os GIFs para as enquetes fez uma com as imagens mais adoradas: gatinhos e cachorrinhos:

Na imagem abaixo é possível visualizar como é o painel para criação da enquete.

 

INSTAGRAM:

1 – Enquetes nas Stories

O Instagram apresentou um adesivo de votação interativa em Instagram Stories que permite fazer uma pergunta e ver os resultados de seus amigos e seguidores à medida que eles votam.

Se você está tentando planejar a roupa de amanhã, escolhendo a classe a ser tomada ou a descobrir onde ir para o jantar, agora é fácil compartilhar uma pesquisa de duas opções na sua história. Depois de tirar uma foto ou vídeo para sua história, selecione o adesivo “poll” e coloque-o em qualquer lugar que você quiser – você pode escrever sua própria pergunta e até mesmo personalizar as escolhas da pesquisa.

Depois de compartilhar sua pesquisa, seus amigos e seguidores podem começar imediatamente a votar e ver resultados em tempo real. Uma vez que alguém tenha votado em sua pesquisa, eles verão qual opção está na liderança em qualquer momento. E se eles assistirem sua história novamente mais tarde, eles verão os últimos resultados.

Para ver seus próprios resultados da pesquisa, deslize para abrir a lista de visualizadores para essa parte da sua história. Lá, você verá tudo o que precisa para obter a melhor resposta para sua pergunta. Não só você verá quantos votos receberam cada opção, mas você também verá quem votou e qual a opção que escolheram. Dessa forma, você poderá comparar os votos dos amigos e seguidores cujas opiniões você mais confia. E, assim como sua história, sua pesquisa e seus resultados desaparecerão após 24 horas.

WHATSAPP

1 – Atualização dos emojis
Depois de uma longa história de usar os emojis da Apple em todas as plataformas, incluindo Android e a web, a WhatsApp parece estar tomando a direção do Facebook e do Twitter ao usar seu próprio conjunto de emoji personalizado dentro do aplicativo.

Os novos emojis da WhatsApp estão disponíveis na versão Beta 2.17.364 da WhatsApp. O pacote de atualizações é mais realista, e certamente mais expressivo do que os emojis anteriores. O WhatsApp fez algumas mudanças no esquema de cores e na aparência, eles também adicionaram suporte ao Emoji 5.0.

 

SNAPCHAT:

1 – Snapchat exibe arte virtual em locais reais

Os usuários do aplicativo podem visualizar esculturas em diversos locais ao redor do mundo, usando o recurso de realidade aumentada que eles implementaram há algum tempo. Essas esculturas são representações de obras de arte de Jeff Koons, artista americano que transforma objetos comuns em obras de arte.

O vídeo https://youtu.be/d5z9-JLIuis explica todo o projeto e mostra algumas das artes virtuais. No site art.snapchat.com é possível saber a localização exata das artes ao redor do mundo. No Brasil somente em Copacabana no Rio de Janeiro é possível encontrar uma das artes do aplicativo de câmera.

PINTEREST:

1 – Pinterest passa a aceitar hashtags

Agora está mais fácil do que nunca encontrar os Pins mais recentes de todos os temas que você mais gosta no Pinterest.

Desde o começo do mês você pode incluir hashtags nas descrições de novos Pins, e os usuários podem buscar por aquela hashtag e acessar um feed que contém Pins com aquela hashtag. Os Pins com hashtags aparecem do mais atual para o mais antigo.

LINKEDIN:

1 – LinkedIn começa testar o uso de geofilters para eventos e conferências

A empresa disponibilizou um novo recurso de vídeo que permite aos participantes do evento adicionarem filtros de estilo Snapchat aos vídeos que eles criam no aplicativo do LinkedIn.

Os filtros baseados em localização fazem parte do novo recurso de criação de vídeo no aplicativo, que permite aos usuários do LinkedIn gravar e compartilhar vídeos diretamente do aplicativo. Os filtros estão fazendo sua estréia na conferência Grace Hopper Celebration, mas a empresa diz que planeja torná-los disponíveis para mais eventos no futuro.

A idéia é semelhante a outros filtros baseados em localização, como aqueles em Snapchat e Instagram: Os participantes em eventos específicos onde o recurso está habilitado terão a opção de adicionar as ilustrações aos vídeos que eles criam e compartilham no aplicativo do LinkedIn.

Os próprios gráficos são chamados de emblemas de conferência, com a foto de perfil no canto direito. Os filtros também indicarão se a pessoa que compartilha o vídeo é um palestrante no evento.

O LinkedIn vai testar os efeitos em vários eventos nas próximas semanas. As ilustrações foram projetadas internamente no LinkedIn, o que, por enquanto, controla rigorosamente quais eventos poderão aproveitar os filtros baseados em localização.

GOOGLE ADWORDS:

1 – O Google atualizou os Termos de Serviços do AdWords
É importante que todos os anunciantes aceitem os novos termos em suas contas, para que as mesmas continuem a rodar. Em alguns casos se não acontecer a aceitação dos novos termos as campanhas poderão parar.

Os usuários de contas vão receber um aviso via e-mail e uma notificação (uma tarja vermelha no topo) ao abrir a conta de anúncios, seja na versão desktop ou no aplicativo mobile.

Quais são as principais mudanças nos termos?

  • Mais flexibilidade em passar notificações e informações para os anunciantes via ligações, mensagens de texto e e-mails;
  • Novas provisões relacionadas a como os produtos e novos recursos são testados dentro do AdWords;
  • Uma nova provisão de arbitragem que dá maior controle aos consumidores em como disputar a resolução de problemas. Se você não concordar, poderá optar por ficar de fora seguindo as informações contidas nos Termos e Condições;
  • Novas formas relacionadas a divulgação de erros técnicos e falhas dentro do AdWords;
  • Novos termos de proteção de dados relacionados ao EU General Data Protection Regulation (GDPR) e outros frameworks de privacidade do EU

 

2 – Mudança no orçamento diário
Campanhas continuarão ativas após orçamento diário ser atingido!

O Google tem um recurso onde ele pode gastar até 20% mais do seu orçamento diário, isso já existia há muitos anos. Mas com a nova atualização aumenta os 20% para 100%, ou seja, o Google pode gastar agora o dobro do seu orçamento.

Mas devemos tomar cuidado, pois ele gasta do seu orçamento sem te dar controle e opção sobre isso, o Google diz que compensa o gasto mais alto em outros dias com menor demanda, mas isso só funciona para clientes que possuem verba constante e poucas mudanças na conta, para muitos essa realidade pode não funcionar perfeitamente, são casos e casos.

Se você trabalha com anúncios no Google fique de olho nessa mudança.

 

TINDER:

1 – Tinder lança reações
A principal rede social focada em encontros e relacionamentos resolveu incrementar um pouco mais, adicionando reações!

E como as Reações funcionam?

Para enviar uma Reação, abra uma conversa no Tinder e toque no ícone do smiley. Navegue pelas Reações e selecione uma delas para enviar para a sua combinação.

Corações:
Essa reação serve para expressar amor, admiração ou indicar que você, de fato, gostou do que a outra pessoa disse. Ao escolher essa alternativa, um coração é lançado por um estilingue e, ao atingir a tela, se transforma em diversos corações menores.

Risadas:
Não há nada que crie mais empatia do que uma boa gargalhada na conversa! Vale usá-la com sinceridade e vale rir somente do que for engraçado!

Aplausos:
Demonstra que você curtiu muito o que foi falado e que isso merece uma salva de palmas. Um círculo de pequenas mãos batendo palmas é formado quando o usuário escolhe essa alternativa.

Martini:
Esse é para as meninas usarem quando depois de alguns dias sem enviar mensagem, alguém manda aquele – Oi, sumida! Essa reação serve para isso: jogar uma taça de Martini quando vier com papinho.

Sério?:
Usado para aquilo que gera surpresa, para aquilo que gera dúvida ou ainda para aquilo que você não entendeu! Olhos femininos e delineados são exibidos quando você toca nessa alternativa.

Você pode saber mais sobre essa e outras novidades do Tinder clicando aqui!

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Estas foram as principais atualizações e novidades nos últimos 7 dias nas principais mídias sociais.

Se você possui uma sugestão de novidade, ou ainda notou algum erro ou quer sugerir algo, deixe seu comentário abaixo deste post ou então via nossa inbox no Facebook: www.m.me/tudodeshare

Na próxima segunda-feira teremos mais novidades.
Até lá!

 

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