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Para uma boa estratégia de marca, entender o comportamento dos seus consumidores não é uma opção! Você não pode deixar de estudar o seu público e aplicar esses dados na sua estratégia de marca.


Você já parou para pensar em como o comportamento do seu público pode influenciar nas suas estratégias de marketing? Quanto mais você entende o comportamento da sua audiência, mais coisas legais você será capaz de entregar para as pessoas.

Nós vivemos uma rotina corrida e na maioria das vezes não temos tempo para repensar as estratégias de comunicação, repensar o conteúdo, até repensar o nosso produto. Acontece que tudo isso é bem importante para uma marca criar identificação, melhorar os resultados e gerar relacionamento.

Vem que a gente te explica melhor!

A sua estratégia pode estar fazendo você perder uma oportunidade de engajar e atingir bons resultados!

O comportamento está além dos números

Quem trabalha com marketing digital já está habituado a lidar com números e planilhas, mas quando falamos em comportamento do consumidor estamos pensando além dos números.

Por exemplo, os insights que encontramos no Instagram, eles são super importantes para a gente ter uma ideia do público que encontramos por ali, mas eles não dizem muito sobre o comportamento dessas pessoas. O que elas consomem? O que elas compartilham? Com o que essas pessoas trabalham?

Os insights são essenciais até para saber se você sabe com quem está conversando na rede, mas não podemos parar nos números.

Análise (stalkear faz parte)

Para entender melhor o comportamento das pessoas que te acompanham, você precisa se aproximar. Acompanhar um pouco mais de perto esse público, e claro, nesses momentos rolar o feed, ler os comentários, dar uma olhadinha nas publicações recentes, podem te ajudar.

A gente consegue se aproximar de quem a gente conhece, de quem a gente entende. Este trabalho é muito difícil, afinal estamos tentando entender o comportamento das pessoas e pessoas são complexas. O seu público pode mudar de ideia, mudar de comportamento e você precisa estar atento ao que está acontecendo.

O setor de atendimento é uma ótima ferramenta!

Quando você entende melhor o comportamento da sua audiência, você pode gerar um impacto positivo no seu setor de atendimento. Todos os pontos de contato que você possui com o seu público, são maneiras de gerar relacionamento e um dos mais importantes é o atendimento. Quando você entende melhor o comportamento da sua audiência, você pode gerar um impacto positivo no seu setor de atendimento. Todos os pontos de contato que você possui com o seu público, são maneiras de gerar relacionamento e um dos mais importantes é o atendimento.

O seu setor de SAC é um ótimo caminho para construir um bom relacionamento e até aproveitar a chance de reverter uma imagem ruim do seu cliente, para um bom relacionamento.

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Onde entra o comportamento do consumidor aqui?

Através do atendimento você pode ter mais informações sobre o comportamento do seu público.

  • Qual é o produto que você mais vende?
  • Quais são as dúvidas que mais chegam?
  • Qual é a reclamação mais frequente?
  • O que os clientes mais pedem?
  • Qual é o tom de voz que os nossos clientes possuem?
  • Como os clientes se comportam no WhatsApp? Enviam figurinha? Emoji?

Toda comunicação que acontece entre você e seu público deixa sinais de comportamento, que podem ser utilizados na sua estratégia.

Fatores que a sua estratégia precisa considerar para entender o comportamento do seu público!

Existem alguns fatores que influenciam diretamente no nosso comportamento e você precisa levá-los em consideração:

1) Cultura
Podemos considerar que a cultura é o fator que mais influencia o comportamento do consumidor. Isso porque somos bombardeados desde pequenos com ideais de valores e percepções.

Conforme crescemos, transformamos as nossas crenças e conhecimentos em comportamentos ativos no dia a dia, que influenciam na maneira que agimos, nos relacionamos e claro, consumimos.

2) Subcultura
A Subcultura está ligada à cultura, mas leva em conta algumas informações mais específicas, como: religião e nacionalidade.

3) Classe Social
Sem dúvidas quando pensamos em comportamento, precisamos considerar a realidade deste público e o que envolve este cenário no quesito classe social.

4) Círculo Social
O nosso comportamento tem uma grande relação com o comportamento das pessoas que convivemos. Este quesito ficou mais difícil de ser analisado por conta da pandemia, onde as relações tiveram um grande afastamento, mas vale ficar de olho.

Além disso, nós temos que considerar questões como:

  • Ocupação;
  • Condição econômica;
  • Estilo de vida;
  • Personalidade (ou traços);
  • Histórico (este cliente possui algum histórico com a marca?).

Quanto mais você conhecer o comportamento do seu público, melhor poderá ser a sua estratégia!

O nosso comportamento é o que define as nossas ações, o que vamos consumir, com quem vamos interagir…tudo passa pelo nosso comportamento. Por isso, quem atua nas estratégias e no planejamento das marcas, precisa ficar de olho!

Quanto mais a sua estratégia estiver alinhada com o comportamento da sua audiência, melhor. Lembre-se que conseguimos gerar engajamento e construir um bom relacionamento a partir disso.

“Preciso colocar toda a minha estratégia no lixo então?”

Não, mas você pode fazer alguns ajustes e principalmente testar o que vai ter impacto nos seus resultados. Você pode fazer algumas mudanças no seu conteúdo e nas estratégias de engajamento, através das redes sociais e e-mail, por exemplo.

Agora é hora de colocar a mão na massa e montar um bom planejamento estratégico focado no comportamento do seu público! Boa sorte \o/


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