Clique Aqui e saiba mais

No Share POA e BSB tivemos a palestra da Agatha Kim. A Agatha é diretora de planejamento na Havas e deu uma super aula de como planejamento, aliado à big data, pode nos trazer resultados importantes para o direcionamento de campanhas e estratégias.

agatha kim

No início, Agatha nos mostra uma linha do tempo, apresentando três tópicos importantes: por que estamos aqui, algumas pistas no caminho e como continuar no rumo certo.

Assim, vemos que os dados são o combustível do planejamento. É com eles que podemos ter direcionamentos mais efetivos. Segundo Agatha, eles que nos ajudam a olhar para as coisas e apontar. Os dados são responsáveis pelos insights que vamos ter para o planejamento. Porém o desafio maior é encontrar os dados que realmente importam para trabalhar com eles.

Hoje temos mais de 154 bilhões de emails enviados por dia, 111 megabytes de vídeos e fotos armazenados pelo Facebook (por usuário) e 110 petabytes de informações pessoais. E isso é muita coisa para se analisar. Tanto que apenas 0.5% dos dados são analisados.

As pistas, começam com a identificação saber o que realmente queremos saber. Por isso, Agatha passa quatro passos que são: fazer perguntas, mergulhar nos dados, afunilar hipóteses e buscar insights. Precisamos antes de ir atrás dos dados, entender quais são as dúvidas que queremos responder. Afinal, sem os porquês definidos, ficamos à deriva no mar dos dados.

O próximo passo é descobrir o que não se sabe e identificar os dados úteis – que são aqueles que podem ajudar a responder as perguntas importantes.

É importante lembrar que observações e fatos podem ser verdadeiros, mas não inspiram ações. Já os insights podem abrir caminhos para execução. Para isso, é interessante usar a técnica dos “five whys“. Isso seria se perguntar os “por quês” dentro de uma observação ou fato até chegar no insight. Tente sempre entender o porquê ao invés do que.

Ao final de tudo, você provoca a ação. Isso ajuda a testar e validar o insight e alimenta o ciclo de aprendizagem.


Clique Aqui e saiba mais

Talvez você possa gostar

Leave a Reply