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A pesquisa é parte importantíssima em um trabalho de marketing de conteúdo. As etapas de planejamento e criação são muito importantes e a pesquisa é uma atividade que vai te ajudar muito na hora de colocar a mão na massa. Através de uma boa pesquisa você poderá encontrar referências, dados, pesquisas e informações relevantes para transformar em conteúdos para o seu público. Por isso, os profissionais que trabalham com planejamento e curadoria de conteúdo, precisam estar sempre com uma aba aberta nas pesquisas. 

Pesquisa de conteúdo = alimentar a sua criatividade!

A etapa de pesquisa é essencial para ter novas ideias e insights. Nós sabemos que produzir conteúdo para redes sociais é um desafio cada vez maior. Somos impactados por muitos posts todos os dias e muitas vezes, o conteúdo chega a ser parecido, a estética parecida e o que pode te ajudar neste processo? Exatamente, a pesquisa! 

Através de uma boa e constante pesquisa de referências, você terá insights diferentes para trabalhar dentro da sua marca. Alimente-se criativamente e descubra diferentes formas de aplicar a sua estratégia de conteúdo. 

Ferramentas para fazer pesquisa de conteúdo e tendências

Twitter

A rede social é uma das mais simples e poderosas ferramentas quando o assunto é ficar por dentro do que está rolando na internet. Através do Twitter, você pode fazer ótimas pesquisas para entender em tempo real quais são os assuntos do momento na timeline. Uma dica: deixe o Twitter aberto o dia inteiro por aí e sempre que puder, dê uma olhada nos tópicos do momento, para entender se há alguma oportunidade de fazer parte das conversas. 

Reddit

Outra rede social, mas que possui uma dinâmica diferente. O Reddit é muito legal para identificação de tendências e possíveis memes. Muitas coisas que vemos em outras redes, nascem lá, além da rede ter um espaço para comunidades específicas. Você pode, por exemplo, fazer uma boa pesquisa sobre grupos de “comida” e ver o que as pessoas estão produzindo sobre o tema.

Medium 

Um ótimo espaço para você consumir conteúdos diferentes e produzidos com profundidade, ao redor do mundo. O Medium tem uma interface bem legal para pesquisa e busca sobre temas que você quer ler. Mesmo que você não produza conteúdo por lá, vale acessar para consumir os artigos produzidos. Vai compartilhar algum texto que viu por lá? Não se esqueça de dar os créditos aos autores! 

Google Trends

O Google é parceiro para todas as horas quando o tema é Marketing Digital, né?! O Google Trends é uma das ferramentas gratuitas que o Google oferece e é essencial para quem trabalha com Marketing de Conteúdo. Com o Google Trends você pode identificar possíveis assuntos em alta, que podem ser bem aproveitados dentro da sua estratégia de conteúdo.

Answer The Public

Uma ótima ferramenta para você ter insights sobre o que as pessoas estão pesquisando. Com apenas um clique você pode, além de encontrar palavras-chave relacionadas, separá-las por tipo de pergunta (o que, como, onde etc) ou preposição (para, ou, com).

Através de ferramentas como essa e Google Trends, você pode entender o que as pessoas querem saber ou possíveis dúvidas do seu público. Transforme o seu conteúdo em informações de valor para as pessoas!

Google Analytics

Google totalmente presente na rotina de quem trabalha com Marketing de Conteúdo, sim ou claro? Brincadeiras à parte, o Google Analytics também é um ótimo espaço para você (além de fazer suas análises de tráfego), ter insights para os seus conteúdos.

Através das configurações da ferramenta, você pode descobrir a idade, interesses, gostos, horários de maior conversão e utilização, regiões (cidade, estado e país) do seu público. São informações relevantes e de muito valor na hora de planejar os seus conteúdos e a estratégia da sua marca.

Facebook Audience Insights

O Facebook é um ótimo espaço para a realização de pesquisas para criação de conteúdo, com informações sobre o nosso público e suas preferências. A ferramenta Audience Insights oferece informações agregadas sobre dois grupos: pessoas conectadas à sua Página e pessoas no Facebook. Assim, é possível criar conteúdo que repercuta e encontre facilmente mais pessoas como as do seu público atual.

Grupos do Facebook

Está pesquisando sobre algum tema e quer saber melhor o que as pessoas pensam sobre ele? Busque os Grupos do Facebook. Existem diversos grupos na rede onde você pode tirar bons insights para os seus conteúdos e até mesmo para a sua estratégia.
Por exemplo, se você tem uma marca de Vestidos de Noiva, você pode pesquisar e fazer parte de alguns grupos que falem sobre este tema.

Estou no grupo e agora?
Aproveite para anotar as dúvidas frequentes e questões que as pessoas compartilham no grupo, transforme essas informações em conteúdo para o seu público.

Pinterest

Faltando uma inspiração aí? Quando falamos de pesquisa para criação de conteúdo, o Pinterest é o local perfeito para buscar referências visuais e criar moodboards para os seus conteúdos. Por lá, você também consegue encontrar tendências para explorar nos seus designs.

Além de ser um espaço incrível para novas referências, você também pode criar os seus conteúdos por lá e ter um alcance super positivo!

Quora

Não conhece este site? O Quora é um local para perguntas e respostas que qualquer um pode perguntar e claro responder. A grande vantagem é você poder colocar alguma palavra na aba de pesquisa e ver inúmeras perguntas que podem ser respondidas com o seu conteúdo.

Autocomplete: Google e YouTube

Já percebeu que ao realizar uma pesquisa no Google ou YouTube, ambos os sites te entregam algumas sugestões? O autocomplete do Google é nada mais que as sugestões automáticas que completam os termos buscados.

Você pode fazer diversos testes no Google ou no YouTube, para ter mais ideias relacionadas ao termo que você procura. Geralmente, os cookies gravam as suas últimas pesquisas, então é recomendada a utilização de uma aba anônima, que ignora o histórico de navegação.

O autocomplete não apenas revela as melhores palavras-chave, mas traça perfis de comportamento e interesse da sua audiência, o que pode ser muito valioso na hora de definir os seus conteúdos.

Ferramentas para ter novos insights, não faltam!

E aí, anotou todas as dicas para colocar em prática? Sem dúvidas, todas essas ferramentas serão úteis no seu dia a dia, do planejamento até a criação dos conteúdos. Não se esqueça de testar o seu conteúdo em formatos diferentes para conquistar a atenção do público.


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