O uso de parâmetros UTM é a melhor maneira de saber o caminho exato que qualquer usuário fez em anúncios e em conteúdos orgânicos até as páginas de destino final, ou seja, servem para identificar de onde vêm os visitantes do seu site, blog, loja virtual, etc.

Por mais simples que seja, ou em outras palavras Feijão com Arroz que é, muitas pessoas no digital não usam, não dão valor.

O uso dos parâmetros básicos de UTM fornecem um contexto valioso para os visitantes, ajudando a criar campanhas de anúncios melhores baseado em análise das informações adquiridas.

Neste conteúdo, vamos ver exatamente quais são os parâmetros UTM e como eles podem ajudar na sua publicidade on-line ou até mesmo nas métricas de conteúdos orgânicos.



O que são parâmetros UTM?

Os parâmetros UTM são tags adicionadas no final das URLs. Eles fornecem ao proprietário do endereço URL informações sobre qual anúncio, postagem, botão de CTA, etc foram clicados para direcionar um visitante para uma página específica de um site. Com o uso do Google Analytics, o proprietário também pode ver quanto tráfego vem desses mesmos pontos de partida que as tags foram adicionadas.

Um exemplo de UTM criado usando o Criador de URLs da campanha do Google:

https://www.tudodeshare.com.br/cursos/?utm_source=instagram&utm_medium=social&utm_campaign=insta-content



Por que e quando você precisa usar parâmetros UTM?

Se você não usar URLs com parâmetros UTM, será bem difícil diferenciar as origens de tráfego que acontecem no site, blog, loja ou qual for, sem a parametrização ficará tudo agrupado.

Isso torna muito difícil acompanhar a eficácia de suas campanhas e muito mais difícil entender o conteúdo de publicidade que realmente funciona com seu público. Usando parâmetros UTM, você pode ver que um dos seus anúncios de carrossel do Facebook está direcionando mais tráfego para o seu site do que o outro. Ou que uma postagem no Twitter que foi compartilhada em um blog recentemente tenha representado um grande aumento nos visitantes em geral do site ou uma seção do mesmo.

É muito importante que você confira que as URLs de todos os anúncios criados ou de todas as postagens compartilhadas estejam marcados com essas tags UTM. Feito isso será a sua melhor opção para coletar mais informações sobre como as pessoas interagem com seu conteúdo e anúncios.

Com os parâmetros UTM será possível avaliar quais anúncios são mais atraentes para clientes em potencial, o que leva a melhores anúncios. Você poderá usar esses dados para otimizar toda a sua estratégia de anúncios, gerando tráfego ainda mais valioso para o seu site.



Como criar parâmetros UTM?

Você pode criar os códigos UTM manualmente ou usar o Criador de URLs de campanha do Google para gerar automaticamente URLs completos com os parâmetros definidos. Também é possível usar extensões de navegadores ou algumas ferramentas já fazem isso. No Share criamos uma planilha no Excel online com uma fórmula que gera os parâmetros que desejamos e adicionamos as URLs de conteúdos e anúncios, tudo ficando disponível a equipe.



Quais são os parâmetros?

Existem cinco tipos diferentes de parâmetros, cada um com base no anterior para fornecer mais contexto no link que você está tentando rastrear.

O Google fornece um resumo rápido das especificações técnicas de cada tipo na página do Criador de URL de campanha:

Se você já não tinha salvo o endereço ou favoritado anote para uso futuro:
https://ga-dev-tools.appspot.com/campaign-url-builder/



Os 5 tipos de parâmetros UTM

Vamos seguir usando o exemplo de uma url para um dos cursos do Share.

Será um anúncio no Instagram, e usaremos uma linguagem simples para entender como usar cada parâmetro.

A URL original era assim:

https://www.tudodeshare.com.br/cursos/

Então são necessárias três tags: A fonte, a mídia e o nome.

Origem da campanha – utm_source – Identifica a origem do seu tráfego.

No nosso exemplo isso é o Instagram. Quando alguém clica em nosso anúncio no Instagram, é direcionado para a página seguinte com a fonte definida como Instagram:

https://www.tudodeshare.com.br/cursos/?utm_source=instagram

Meio de campanha – utm_medium – identifica o meio de marketing em que o link foi compartilhado.

No nosso exemplo isso é mídia social. Também pode ser email, uma newsletter etc.

https://www.tudodeshare.com.br/cursos/?utm_source=instagram&utm_medium=social

Nome da campanha – utm_campaign – identifica a campanha específica associada a esse link.
Em nosso exemplo é um curso sobre criação de conteúdo para Instagram, é produto do Share, mas também pode ser um lançamento, venda, oferta, notícia, ebook ou outra coisa.

https://www.tudodeshare.com.br/cursos/?utm_source=instagram&utm_medium=social&utm_campaign=insta-content

As duas últimas tags são opcionais: termo e conteúdo.

Termo da campanha – utm_term – identifica o termo de pesquisa pago associado a um anúncio.

Como nosso exemplo é para um anúncio no Instagram não teria obrigação de usar.

Necessariamente você não precisa usar esse parâmetro se usar regras automatizadas no Google ADS, mas por exemplo, diremos que esse anúncio estava segmentando a palavra-chave “curso instagram”:

https://www.tudodeshare.com.br/cursos/?utm_source=instagram&utm_medium=social&utm_campaign=insta-content&utm_term=curso-instagram

Conteúdo da campanha – utm_content – Permite adicionar informações adicionais à sequência de caracteres da URL.

É bastante usado em testes A/B, diferentes CTAs ou botões. É aqui que você pode realmente vai detalhar e ser específico com sua marcação.

Vamos dizer que esta campanha está testando diferentes criativos e tipos de imagem para os anúncios. Então temos duas imagens diferentes no teste e a segunda foi clicada:

https://www.tudodeshare.com.br/cursos/?utm_source=instagram&utm_medium=social&utm_campaign=insta-content&utm_term=curso-instagram&utm_content=criativo-azul

Viuuuuu!

Se você encontrar essa URL em qualquer um dos painéis do Google Analytics, saberá exatamente como um usuário chegou à página do curso de Instagram. Ele clicou no segundo criativo com a imagem azul por meio de um anúncio no Instagram.

Muitas informações extras do que simplesmente ter veiculado a URL ORIGINAL:

https://www.tudodeshare.com.br/cursos



Escrevendo parâmetros UTM

Uma dica é usar o Criador de URLs de campanha do Google para inserir cada parâmetro individualmente:
https://ga-dev-tools.appspot.com/campaign-url-builder/

RESULTADO FINAL:



Dicas extras:

Crie uma planilha de rastreamento para registrar os padrões e as URLs
É fácil perder a noção do que um parâmetro específico se refere se você não estiver mantendo todas essas informações em uma única fonte. Documente como cada TAG que está vinculado a uma campanha específica em uma planilha compartilhada, para que ninguém precise adivinhar o que significa cada TAG. Também será útil para a equipe rastrear urls ou campanhas e ações que estão acontecendo.

Os parâmetros UTM diferenciam maiúsculas de minúsculas
É melhor usar letras minúsculas o tempo todo para garantir que você não esteja “sujando” informações de rastreamento pesquisando “Facebook” em vez de “facebook”.



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