Quando pensamos em começar algo, qualquer coisa na nossa vida, o ideal é que antes disso paremos e comecemos a definir o planejamento para traçar os objetivos, metas e como lidar com os pontos negativos.

Não diferente da vida pessoal, na hora de abrir uma empresa o planejamento estratégico é essencial, porque tão importante quanto abrir uma empresa, é saber gerenciá-la. Ele é uma ferramenta indispensável para auxiliar no processo gerencial, isso quer dizer que com um planejamento estratégico alinhado e definido, as empresas vão perceber os desafios e ameaças que aparecem constantemente, além de claro tornar esses fatores grandes oportunidades para desenvolver soluções.

Isso é planejar estrategicamente o futuro da empresa/instituição.

planejamento

Qual outro planejamento existe?

Outra forma de planejamento que vale ser citada nesse texto, é a do financeiro empresarial, afinal o dinheiro também move uma empresa. Esse tipo de ação envolve previsões sobre o montante de dinheiro que deverá entrar, outro valor que deverá sair e etc. Para que todo esse processo se mantenha em equilíbrio e eficiente, é preciso que haja um acompanhamento dessa evolução, sempre atento se os objetivos destacados no planejamento estão abaixo ou dentro das expectativas, e se preciso for usar o plano B, que é importante sempre existir.

O planejamento de comunicação – meu favorito –  é a parte mais importante quando se cria um novo serviço/produto, pois é por meio dele que acontece a famosa divulgação ao público, também conhecida como “promoção”. Nesse caso, não se trata da promoção com preços baixos como estamos acostumados a ver em estabelecimentos, e sim de todo um trabalho por trás para promover e alcançar os objetivos já determinados no plano de comunicação. Dentro desse planejamento é fundamental que a empresa saiba quem são os seus clientes e para quem sua marca quer se comunicar, isso é essencial para o bom desenvolvimento do plano de comunicação, porque sabendo quem a sua empresa quer atingir, surgem as formas de saber o que comunicar e para quem, pois cada público-alvo tem as suas peculiaridades, e isto pode impactar diretamente na marca/empresa.

Por fim, mas não menos importante – e divertido – o planejamento de mídias sociais, que claro não há dúvidas de que esse tipo de mídia é excelente pra propagar conteúdos. Na rede social Facebook, estima-se que 1,44 bilhões de pessoas fazem parte desse mundinho “internético”, sendo que 60 milhões destes usuários estão aqui entre nós, no Brasil. Portanto, o planejamento nas mídias sociais se for bem elaborado, pode trazer resultados expressivos para o seu negócio.

Parece simples, não? Mas como dizia um professor meu: “o simples é complexo”. Conseguir a atenção dos consumidores está cada vez mais difícil, pois as pessoas passeiam na internet/timeline, e só param em algum conteúdo, se ele de alguma forma chamar a sua atenção, e é ai que entra a parte mais importante de todo esse planejamento, que é a de criar conteúdos criativos e atraentes.

Resumidamente se traçarmos uma linha de planejamento começaríamos por:

  • Conte com profissionais especializados
  • Trace objetivos
  • Compreenda seu público
  • Descubra o que influencia o seu público
  • Estude seus concorrentes
  • Crie seu próprio conteúdo
  • Faça posts patrocinados
  • Utilize ferramentas para facilitar os processos
  • Monitore suas atividades
  • Meça seus resultados SEMPRE!

Talvez você possa gostar

Leave a Reply