Clique Aqui e saiba mais

Você precisa gerar mais relacionamento e vendas para a sua marca e não sabe por onde começar? O Marketing de Conteúdo pode ser a solução para a sua estratégia!

A criação de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem como objetivo principal a criação de conteúdo relevante e a distribuição para a audiência de uma marca. Com o Marketing de Conteúdo a sua empresa pode ajudar o público a entender melhor sobre o seu produto ou serviço, além de gerar valor no posicionamento e se tornar uma autoridade no seu segmento de atuação. 

Você já teve dificuldade para entender o que é criação de conteúdo e por onde começar? Se a sua resposta é sim, a Fahen Carvalho vai te ajudar a conhecer mais sobre o tema. Dá o play no vídeo abaixo e descubra como colocar a mão na massa!

O que é criação de conteúdo?

A criação de conteúdo é um dos elementos mais importantes dentro do marketing digital. Quando você pensa em tudo o que envolve o trabalho do marketing digital, a criação de conteúdo ocupa um espaço muito relevante para a entrega de bons resultados e captação de audiência. 

Informar as pessoas sobre a sua marca, produto, serviços e segmento é uma maneira estratégica de se posicionar e se tornar uma referência dentro do seu mercado. Quando se trata de marketing digital, um dos nossos maiores desafios é sermos lembrados em meio a tantas marcas e possibilidades. O seu conteúdo pode ser um guia para que a pessoa se lembre de você, do seu produto e de como você mostra valor dentro do que o seu público precisa.

Por que produzir conteúdo?

Você deve se fazer essa pergunta com frequência, assim você poderá reforçar os seus objetivos dentro da criação de conteúdo. Você pode até pensar em criar conteúdo no Instagram, por exemplo, porque todas as marcas estão lá, mas este argumento não deve ser único. 

Produzir conteúdo é uma maneira de guiar o seu público em um funil de vendas. De um modo geral o seu conteúdo irá tirar as dúvidas do seu público, além de entregar valor o suficiente para convencê-lo de que o seu produto ou serviço, são ideais para o que ele precisa.

As etapas de criação de conteúdo

Se você chegou até aqui pensando que era só fazer uma publicação no Instagram para colocar o seu conteúdo no ar, prepare-se, pois o processo envolve algumas etapas, mas elas também vão te ajudar a organizar o trabalho e planejar conteúdos estratégicos! 

  • Planejamento de conteúdo

O seu primeiro passo é o planejamento e o melhor conselho que eu posso te dar é: não pule essa etapa. O planejamento é o esqueleto de todo o seu conteúdo. 

Formato do planejamento: você pode construir o seu planejamento em uma planilha do Excel, em um documento em Word, você também pode fazer no papel, o formato não é uma regra. A única regra aqui é: o planejamento precisa funcionar. Teste maneiras e formatos de montar o seu planejamento e descubra qual é o melhor para a sua realidade. 

O que precisa ter no seu planejamento?

Clique na imagem e faça o download para consultar sempre que quiser!

Checklist para o planejamento do seu conteúdo!

Na imagem nós temos algumas informações e dados que podem estar no seu planejamento, mas é importante que você adapte para o que condiz com o seu cliente ou com a sua marca. O planejamento não é um documento fixo e único para todas as marcas existentes, por isso você precisa ficar de olho e entender o que faz sentido para você ou não. 

A imagem acima é apenas para te ajudar a se lembrar das possibilidades que podem ser importantes! 

  • Estratégia

A estratégia de conteúdo será aplicada através das suas editorias. Uma marca pode ter uma, duas ou mais estratégias aplicadas através da criação de conteúdo. As suas editorias são uma maneira de organizar as estratégias da marca e também de educar o público. 

Com o passar do tempo, as pessoas vão entender qual é o objetivo do seu conteúdo de acordo com cada editoria. Confira na imagem abaixo um exemplo de organização das editorias:

  • Cronograma de conteúdo

O seu cronograma de conteúdo é basicamente o material que vai te ajudar a não se perder nas datas de publicação e criação do conteúdo. O cronograma deve estar atrelado ao documento do planejamento. Lembre-se de que ter um cronograma não significa que você tem de fato um planejamento. O planejamento possui o cronograma e outras informações estratégicas!

Clique aqui e faça o download gratuito de 6 planilhas para quem trabalha com mídias sociais!

  • Pauta – quem vai fazer tudo isso?

Criação de conteúdo exige tempo e dedicação. É claro que nem sempre você vai ter uma equipe à disposição para criar tudo com calma (na maioria das empresas o cenário é o oposto), então o que podemos fazer para lidar com isso? Organização. 

Faça uma organização da pauta que envolve toda a criação de conteúdo. Entenda quem será dono de cada etapa e tente visualizar se a criação de conteúdo será viável dentro da sua realidade. 

Se você tem uma equipe de duas pessoas, por exemplo, você e mais uma pessoa. Divida as atividades abaixo entre vocês e tente analisar se a rotina de vocês comporta tudo isso: 

  • Pesquisa e criação do planejamento;
  • Textos das peças e copywriting;
  • Criação das peças;
  • Publicação dos posts;
  • Interação com as pessoas;
  • Análise dos conteúdos e identificação de oportunidades.

Quando não temos uma equipe ou estrutura bem definidas, muitas vezes

a criação de conteúdo vira uma bagunça e é isso que você precisa tentar evitar. 

  • Por onde eu posso começar a criar conteúdo?

A primeira coisa que você vai precisar colocar na sua rotina (além do trabalho) é o estudo. A atualização na área da criação de conteúdo é constante. Temos com frequência novas ferramentas, métricas, redes sociais, tudo isso se atualiza de uma forma muito rápida.

Isso não significa que você precisa colocar toda a sua energia nos estudos e sim criar uma rotina de leituras e atualizações. Cursos e aulas rápidas, por exemplo, são uma ótima alternativa para você que tem pouco tempo e não pode abrir mão da qualificação. 

O nosso canal no YouTube pode te ajudar nisso! Lá você encontra aulas rápidas que podem te ajudar a aprender muito mais sobre criação de conteúdo e comunicação. Clique aqui e confira a nossa playlist de conteúdos sobre redes sociais! 

Quer aprender ainda mais? 

O Clube Share é perfeito pra você!

Já pensou em ter acesso a uma plataforma cheia de cursos, para aprender com profissionais do mercado e pagar um preço super especial? O Clube Share tem mais de 15 cursos disponíveis além de uma formação na área de Social. 

Se você quer se destacar na área de Marketing Digital e aprender MUITO, faça a sua assinatura!


Clique Aqui e saiba mais

Talvez você possa gostar