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Você fica quebrando a cabeça para entender o que é engajamento no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, entre outras redes sociais e não faz ideia de como melhorar os seus resultados e aumentar o seu engajamento?

Para quem trabalha com Marketing de Conteúdo, o engajamento é uma das métricas mais importantes e nós vamos te explicar o porquê. O engajamento é muito mais profundo do que o número de likes na sua publicação. Ele é a métrica que mede a sua relação com o seu público e isso é super importante para qualquer estratégia de comunicação.

Você tem dúvidas sobre engajamento? Se a sua resposta é sim, a Fahen Carvalho poderá te ajudar a entender um pouco mais sobre o tema. Dê o play e aproveite para melhorar o seu marketing de conteúdo!

O que é engajamento?

O engajamento com o seu público é um indicativo capaz de mostrar a eficácia da sua estratégia de comunicação (ou os erros que estão sendo cometidos). É importante vermos o engajamento como um termômetro da nossa relação com a audiência.

Por isso é tão importante você se manter atualizado e buscar maneiras ativas de aumentar o seu engajamento, seja no Instagram, Facebook, Twitter, enfim. Já podemos adiantar por aqui que não existe uma receita pronta para melhorar o engajamento (adoraríamos que existisse, mas no marketing digital, as coisas dependem de muitos testes). Vamos aprofundar um pouco mais no assunto?

Como criar engajamento com o seu público nas redes sociais?

Conheça o seu público!

O primeiro passo e um dos mais importantes é entender a sua audiência. Precisamos ficar de olho e sempre pensar que o nosso trabalho, no Marketing de Conteúdo, é gerar novas conversas com o nosso público. Para criarmos boas conversas (e consequentemente aumentar o nosso engajamento) precisamos entender sobre o que essas pessoas querem conversar.

Entender o seu público vai além da idade e localização. Você precisa ter informações mais específicas sobre o comportamento das pessoas, como na imagem abaixo.

Clique na imagem e faça o download para consultar sempre que quiser!

Esteja presente em diferentes canais de atendimento!

Quantos pontos de contato você tem com o seu público? Se você tem apenas um ponto de contato, por exemplo, um telefone 0800 para fazer todos os atendimentos necessários, você está dificultando a vida do seu público e também está limitando as suas possibilidades de criar um relacionamento.

“Então eu preciso estar em todos os possíveis canais de contato?”

Não precisa estar em todos, mas você pode dar algumas opções para facilitar este relacionamento entre a marca e a audiência. Por exemplo: você pode ter um número de WhatsApp, um e-mail para atendimentos, redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter que são muito úteis quando o cliente precisa de um contato mais ágil.

Invista em campanhas de E-mail Marketing

É isso mesmo! Você achou que o E-mail Marketing era coisa do passado? Volte algumas casinhas na sua estratégia de marketing de conteúdo e adicione uma boa dose de E-mail Marketing por aí.

Através da produção de conteúdo no e-mail, você pode adicionar conteúdos personalizados para a sua audiência. A segmentação da sua base será um ótimo caminho para entregar informações e conteúdos que façam sentido para aquele grupo. Consequentemente, você terá um trabalho focado no engajamento e relacionamento não só nas redes sociais.

11 tendências de design de e-mail marketing para ficar de olho em 2021. Clique e leia o post completo!

Fortaleça a sua presença nas redes sociais

É claro que ao falar de engajamento, não podemos deixar de lado o trabalho intenso que precisa ser feito nas redes sociais. O marketing de conteúdo exige uma produção constante nas mídias sociais e se você espera um bom engajamento desses canais, não pode deixá-los de lado.

Lembra daquele ditado “Quem não é visto não é lembrado”? É exatamente isso o que temos que ter em mente quando o assunto é melhorar o engajamento. Uma métrica que traduz a proximidade da sua marca com o seu público, não pode ser melhorada se você não aparece ou passa dias e dias sem publicar algo.

Quer saber como montar um planejamento de conteúdo para redes sociais? Clique aqui!

Crie conteúdos relevantes para o seu público!

Falando em redes sociais, vamos reforçar a importância da relevância e da entrega de conteúdos ricos para as pessoas. Estamos vivendo um momento em que muitos conteúdos são produzidos diariamente, você já deve ter percebido isso ao entrar no Instagram, TikTok, YouTube…os conteúdos são infinitos.

Como podemos formar uma comunidade, que dê atenção aos nossos conteúdos e que se engaje com a nossa comunicação? Planejando e entregando conteúdos relevantes. A entrega de valor através dos seus conteúdos deve ser uma régua de qualidade, que nunca deve ser deixada de lado.

Pense bem: você vai investir a energia e o tempo para produzir os conteúdos, sendo assim, por que não investir mais energia e mais tempo para entregar conteúdos com mais qualidade? Planejamento, estratégia e relevância, carregue estes elementos sempre com você.

Como analisar o engajamento do seu conteúdo?

Antes de mais nada é importante entendermos que o engajamento pede uma análise, não basta termos os números, precisamos também interpretá-los. Afinal, você pode (por exemplo) ter uma ótima taxa de compartilhamentos, mas o público compartilhou com comentários negativos sobre a sua marca, então você teria uma falta impressão de engajamento. Entende?

Como calcular o engajamento nas redes sociais?

Atualmente existem diversas ferramentas que podem facilitar o processo e te entregar o cálculo do engajamento prontinho, mas se você não utiliza uma ferramenta, saiba que sempre dá para chegar aos números de forma manual.

A fórmula básica para calcular o engajamento é: interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / alcance.

Existem algumas variações para calcular o engajamento, de acordo com o canal e com o formato da publicação, mas a fórmula acima é a mais simples que você pode aplicar.

Não existem números padrões ou regras, mas uma conta média no Instagram, conta com 3 a 4% de engajamento, mas lembre-se: quanto maior a sua conta, menor será o resultado da sua taxa de engajamento.

Como analisar o engajamento nas redes sociais?

Para fazer uma análise do seu engajamento você precisa ter uma boa interpretação das interações. Você pode se organizar para fazer isso no dia a dia e dividir as interações em: positivas, negativas e neutras.

Uma outra possibilidade é até criar filtros para este tipo de interação, assim você pode ter mais informações sobre os temas e questões que rondam as interações nas suas redes sociais.

Bastante trabalho, né?! Uma coisa é certa, o engajamento faz parte da rotina de quem trabalha e estuda sobre marketing de conteúdo. Não deixe de lado a sua comunidade e o seu público, a melhor coisa que você pode construir é uma boa rede com essas pessoas, através de um conteúdo de valor!


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