Behavior

Estudar em casa não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de estudar durante a quarentena. Antes de mais nada, é importante entendermos que nem todo mundo tem as condições ideais ou os equipamentos necessários para estudar em casa.

Este post é indicado para quem deseja ou precisa estudar em casa e tem como dar andamento neste processo. Agora sim, vamos lá! 😉

As dicas listadas abaixo devem ser adaptadas de acordo com a sua realidade. Ou seja, se você tem filhos, se você divide apartamento, tudo isso poderá interferir na sua vida e claro, você precisa se adaptar como dá!

Como fazer com que a sua aula online seja uma boa experiência?

  1. Criar uma rotina, será bem importante!

Assim como temos uma rotina intensa de estudos presenciais quando estamos na escola ou na graduação, precisamos criar hábitos que nos ajudem a estabelecer uma rotina em casa. Essa rotina precisa ser composta de horários e dias definidos, além disso, vamos precisar de hábitos que te ajudem no processo.

Horários: escolha períodos do dia em que você se sinta bem para estudar. Há casos em que você terá que estudar no período determinado das aulas, aí não temos muita escolha, mas se puder escolher, pense nisso. Não deixe para estudar quando estiver muito cansado, disperso, ansioso, pense no propósito da sua atividade.

Hábitos que auxiliam na rotina: são pequenas atitudes que podem te ajudar a se acostumar com o dia a dia, por exemplo: atividades que você faz em “dias normais”, como tomar banho pela manhã, tomar café em determinado horário. Tentar manter essas atividades, quando puder, pode te ajudar a associar à sua rotina antiga.

2. O ambiente

Nem sempre temos um ambiente adequado para estudar ou se concentrar em casa. As cadeiras que usávamos apenas para o momento da refeição, será que são confortáveis para passarmos um período maior? Vários detalhes podem interferir, no nosso conforto e concentração.

Um ambiente bem iluminado pode te ajudar com as leituras e não bater uma leve preguiça quando as aulas começarem.

Lembre-se de ter por perto o que te ajuda, como: água, café, caderno, canetas, post-its, tudo o que você gosta de ter à mão quando for estudar. Caso contrário, você poderá ficar levantando para buscar as coisas e isso vai atrapalhar o seu momento de estudos.

3. Resumos e exercícios

Produzir resumos e exercícios sobre os temas das aulas é uma ótima maneira de aprimorar o seu momento de estudos. Você pode encontrar a sua forma de resumir as aulas, com tópicos, trechos, frases, desenhos, seja como for, o importante é testar qual método te ajuda de forma eficaz!

4. Não dê espaço para distrações

Antes de mais nada, é legal você perceber o que te distrai no dia a dia. É o celular? O seu cachorro? Gato? Televisão? Preste atenção nas coisas que te tiram o foco com facilidade e no momento da aula, fuja delas! Para que pelo menos durante meia hora, uma hora, você consiga se dedicar mesmo!

5. Motivação

Pode até parecer algo bobo, mas ter motivação para não desistir é essencial. Quando você estuda em casa, você não conta com a “obrigação” de ir até o local, de ficar até o fim da aula, você fica muito mais livre para conduzir o seu processo no aprendizado. O que pode ser muito bom e ao mesmo tempo, um grande risco.

Tente se lembrar com frequência do que te fez começar o curso, dos seus objetivos e pense na importância deste aprendizado. Resgatar o propósito inicial, pode ser super válido para que você permaneça firme nos estudos.

E se eu realmente não quiser? Se eu não me sentir bem fazendo isso, neste momento? Tá tudo certo! Quando se trata de um período tão “diferente” como o período da quarentena, não podemos esquecer que cada indivíduo será impactado de uma maneira.

Bom, como falamos lá em cima, é um processo individual. Cada um de nós vive em um ambiente, em uma realidade e temos objetivos diferentes quando o papo é estudo. Este post tem o objetivo de te ajudar \o/

Lembre-se que é um processo de adaptação e aos poucos a gente vai se adequando, como dá! 😉


Social

Talvez você possa gostar