Clique Aqui e saiba mais

Se você pensou que o TikTok era um app só pros jovens passar o tempo, você não está errado, mas não é só isso. A rede social proporciona uma grande quantidade de conteúdos para você se inspirar com a criatividade, dinamismo, edição e storytelling dos criadores de conteúdo.

Por isso, preparamos este conteúdo para te apresentar os poderes do TikTok, especialmente para os profissionais de marketing que ainda não se aventuraram por lá! Prepare-se para anotar as dicas e fique de olho nos dados \o/

Por que eu deveria estar no TikTok?

Um alcance incrível

O TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo em celulares Android e iPhone (iOS) em abril, com mais de 59 milhões de downloads. Segundo a consultoria mobile Sensor Tower, o Brasil foi o país que mais baixou a rede social, somando 7,6 milhões de instalações (13% do total).

O TikTok está em constante crescimento e para quem busca uma grande audiência, pode ser uma oportunidade incrível. Atualmente a rede social conta com mais de 800 milhões de usuários ativos por mês.

E se isso fosse só pra fazer dancinha, ia faltar coreografia, hein?!

O público do TikTok

O público da rede é em sua maioria jovem, entre 16 e 24 anos, mas isso não significa que não há espaço para a sua marca por lá, viu?! Se você passar um tempinho rolando o feed do app, não vai demorar muito para você se deparar até com idosos criadores de conteúdo por lá. Tem espaço e nicho para todo mundo! O importante é você conseguir encontrar as narrativas que fazem sentido para a sua marca participar.

algoritmo é diferente, não se assuste!

“Socorro, eu postei um vídeo e demorou 3h para ter um like.”

Fique tranquilo, o algoritmo funciona de uma forma diferente e nós (que já estamos acostumados com o Instagram e o Facebook), temos que lidar com a ansiedade. O algoritmo do TikTok leva um tempo maior para realizar a distribuição dos conteúdos, você não terá as interações de maneira imediata, como acontece nas outras redes sociais.

Leia mais: Social Media: o que é e o que faz?

Outra coisa bem importante que você deve levar em consideração: o like não é a métrica mais importante. Vai ser difícil ter essa visão diferente e desprendida, mas o nosso foco vai ser no número de views. A temperatura dos conteúdos que funcionam ou não, está no número de views que o seu vídeo tem, mas não se esqueça que o algoritmo tem um tempo até começar a entregar o seu conteúdo. Não adianta ficar dando F5 na tela para ver se os números mudam 😉

Vale você publicar e ir tocar as outras demandas, depois de algumas horinhas dê uma olhada se teve algum movimento nos views e comentários.

Como o aplicativo sabe o que você quer ver?

Durante a criação da sua conta, cada pessoa deve classificar como interessantes ou não temas diversos, como animais de estimação e viagens. Depois disso, quando o usuário abrir o aplicativo pela primeira vez, visualizará oito vídeos populares referentes aos assuntos considerados divertidos. A partir daí, uma combinação de fatores passará a classificar os vídeos e definir o que será exibido na sequência.

Uma das principais métricas de avaliação é a interação com os vídeos. O sistema identifica como interação o ato de curtir, compartilhar ou deixar comentários nos clipes, além das contas que cada pessoa segue. O conteúdo que o indivíduo cria também é utilizado nessa varredura.

Como criar conteúdos para a minha marca? Se liga no checklist!

  • Monitore os interesses e desejos do seu público. Crie um conteúdo que corresponda às necessidades deles.
  • Convide seguidores da marca de outras redes sociais para acompanhem o seu perfil no TikTok;
  • Colabore com parceiros, criando e publicando vídeos em colaboração;
  • Analise tendências e tente aproveitá-las (áudios que estão em alta, desafios, tutoriais, memes);
  • Escolha adequadamente e use hashtags nos vídeos;
  • Não crie legendas muito grandes, a mensagem deve ser simples e curta.

Aproveite para colocar em prática as dicas, sem dúvidas você vai se divertir produzindo os conteúdos no TikTok. E claro, compartilhe o conteúdo com a galera que precisa de uma ajudinha para começar a produzir por lá! \o/


Clique Aqui e saiba mais

Talvez você possa gostar