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Qual parte do trajeto você está se esquecendo?

A criação de conteúdo envolve muitos processos e cada vez mais, encontramos marcas e profissionais especializados no assunto. São formatos novos, novos temas, novas maneiras de se comunicar com o seu público através do conteúdo. O que não nos contam é que o caminho do conteúdo é trilhado por muitos caminhos e todos eles são extremamente importantes. 

Quais são os caminhos do conteúdo?  

  1. Pesquisa
  2. Planejamento 
  3. Design
  4. Copy 
  5. ADS
  6. Análise 

São seis passos importantes, sendo que cada um deles possui suas particularidades e dificuldades. Por isso encontramos no mercado pessoas especializadas em planejamento, em ADS, pois cada parte do caminho exige grande atenção e trabalho duro. 

Hoje, para te ajudar, preparamos uma marmitinha cheia de dicas e informações sobre cada etapa deste caminho rumo ao conteúdo relevante na internet. Prepare-se e vem comigo! 

Conheça as seis etapas para a criação de conteúdo, aproveite! 

Pesquisa

Pesquisar é um hábito importantíssimo para quem trabalha com criação de conteúdo. Precisa fazer parte da sua rotina e estar dentro das suas tarefas de trabalho. Às vezes, ao pesquisar por alguns minutos, ler algumas notícias e rolar um pouco o feed até parece que estamos perdendo tempo ou até mesmo procrastinando, mas é uma prática muito importante e eficaz. 

O que buscamos com a pesquisa? Repertório! 

Precisamos de um bom repertório para criar coisas novas e diferentes a cada dia. Por isso, quando consumimos os mesmos tipos de conteúdo, lemos sobre os mesmos assuntos ou conversamos com as mesmas pessoas, fica muito mais complexo criar. 

Criação de conteúdo envolve insights de diversas formas. O que você lê, ouve, digita, tudo se torna um grande repertório para você trabalhar no dia a dia. 

Onde pesquisar? 

Reunimos aqui alguns canais que podem ser legais para você pesquisar e dar uma olhadinha diariamente: 

  1. Reddit
  2. Twitter
  3. Canais de notícia 
  4. Grupos do Facebook (cuidado, eles são bem segmentados e se você busca pluralidade de comportamentos, pode ser difícil) 
  5. Google Trends
  6. Pinterest 
  7. TikTok (um grande espaço para tendências e dicas de edição)

Planejamento 

Está criando conteúdo sem tempo para planejar? A gente sabe que a rotina está cada vez mais corrida, mas o planejamento precisa fazer parte do seu escopo de trabalho (claro, caso você não tenha uma pessoa responsável por isso na sua equipe). 

Se você trabalha sozinho ou é o famoso “eugência”, você precisa aprender e treinar o planejamento. Ele será a sua base para um trabalho bem feito. O planejamento pode ser realizado de diversas formas diferentes e claro, o ideal é que você encontre o formato que funcione para você! 

O que precisa estar dentro do seu planejamento? 

  1. Data da publicação 
  2. Canal que será publicado (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc)
  3. Editoria 
  4. Copy do post 
  5. Formato (imagem, vídeo, gif, etc)
  6. URL (pode ser interessante para te ajudar na análise ou nos ADS)
  7. Objetivos / metas  

IMPORTANTE: a estratégia precisa fazer parte do seu planejamento, não se esqueça de pontuar seus objetivos com o seu conteúdo.

Design

Não dá pra negar, quando se trata de conteúdo digital o design é parte super importante do processo. Você já teve a sensação de consumir as mesmas coisas ou conteúdos muito parecidos? 

Isso é falta de repertório. Começamos a ver as mesmas coisas, as nossas referências não mudam e quando percebemos o feed se torna um grande mar de conteúdos muito parecidos. Por isso, se você faz o design dos seus conteúdos trabalhe a sua criatividade sempre que puder. 

Se você tem uma dupla responsável pelo design, trabalhe estes pontos e tente criar um banco de referências (que seja alimentado com frequência). Este hábito pode te ajudar a acessar alguns insights com facilidade e rapidez. 

Uma pasta compartilhada no Pinterest também é super eficaz neste sentido, busca coisas novas e diferentes para alimentar o seu banco de insights. 

“Ah, mas as marcas estão seguindo determinada tendência e as pessoas gostam.” 

É muito comum notarmos alguma tendência visual, principalmente nas redes sociais, mas assim como as pessoas gostam e se apegam a uma nova tendência, a gente enjoa rápido. Isso precisa ser levado em consideração ¯\_(ツ)_/¯

Copy 

O copy é uma parte muito importante do seu conteúdo. Mesmo que às vezes você tenha a sensação que as pessoas não leem ou não prestam atenção nos seus conteúdos, você não pode deixar o copy de lado. 

Um copy para os ADS, por exemplo, possui grande importância na hora de chamar a atenção das pessoas e direcionar o público para determinada ação. 

Listamos aqui alguns exercícios que podem te ajudar a criar textos mais criativos e eficazes: 

  1. Criou um título? Crie mais 4 versões (se tiver tempo, crie 10) dele e escolha o melhor, provavelmente não será a primeira opção criada. 
  1. Trabalhe com três versões de copy para seus conteúdos. Uma com emojis, uma curta e uma mais longa. Teste as três e faça uma análise de comportamento ao longo do mês. 
  1. Escrever é hábito, mas é um hábito que você também pode melhorar com a leitura. Leia mais, seja livros, sites, conteúdos, quando você lê você aumenta o seu repertório de escrita. 
  1. Escreva com frequência. Quando você escreve com frequência, se torna mais fácil e ágil o processo. Tente adicionar na sua rotina, mesmo que seja um exercício curtinho de escrever um parágrafo no fim do dia. Este hábito vai te ajudar! 

ADS

Já chegamos a conclusão de que quem vive de conteúdo orgânico não garante resultado, certo?! Infelizmente precisamos pagar e investir para que as pessoas recebam o nosso conteúdo e os nossos anúncios. 

O que você deve levar em consideração ao criar os seus anúncios? 

  1. Cada rede vai se comportar de uma forma, não basta criar um anúncio. Você vai precisar testar. 
  1. Não precisa investir muito dinheiro, comece com pouco até entender como funciona. Assim você corre menos riscos de se arrepender ou investir de forma errada. 
  1. Teste também a sua segmentação. Às vezes é este detalhe que está dificultando os seus resultados. 
  1. Você gostaria de receber os seus anúncios? Esse tipo de reflexão pode te ajudar tanto com os anúncios como também com os seus conteúdos. Você precisa ser crítico em relação ao que produz. Seja bem sincero, você gostaria de receber o seu anúncio? 

Você pode ler mais conteúdos focados em ADS aqui! 

Além disso, você pode encontrar diversos grupos no Facebook, focados em ADS para você tirar as suas dúvidas e conversar com outros profissionais da área. 

Você também pode consumir conteúdos do próprio Facebook, com dicas e insights para empresas. 

Análise

Ihhh, chegou a hora de analisar o seu trabalho e verificar se você conseguiu alcançar os objetivos que trouxe lá no seu planejamento inicial, lembra?! 

O momento de análise é muito importante para você encontrar os números e dados, eles vão te dizer o que aconteceu ao longo do mês e te dar insights sobre os próximos passos. A função da análise de conteúdo não é apenas ver onde você errou ou onde deveria ter feito de forma diferente, mas também aprender com os dados e tirar novas ideias para os próximos conteúdos. 

Muitas vezes fazemos a análise apenas para enviar ao cliente e aqueles dados acabam morrendo por alí. É muito importante que você mantenha estes números por perto, para tentar entender o que aconteceu e como você pode encontrar resultados mais eficazes. 

O que você deve analisar? 

  1. Seus objetivos iniciais foram alcançados? 
  2. Por que você não atingiu determinado objetivo? 
  3. O que você acha que deveria ter feito de forma diferente?
  4. Como você interpreta os seus números? 


Lembre-se que os números, sem uma análise são apenas os números. 

Viu só?! O caminho da criação de conteúdo é extenso e pode ser longo, feito em várias etapas. É muito importante entendermos que o conteúdo não acaba quando o post vai pro ar. O trabalho continua! \o/ 

Boa sorte na sua trajetória do conteúdo!

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