Clique Aqui e saiba mais

De acordo com pesquisas internas divulgadas pela Netflix, a empresa muda frequentemente os thumbnails dos filmes e séries para fazer você clicar mais nos vídeos e capturar sua atenção no tempo máximo de 90 segundos, antes que você resolva fazer outra coisa.

A Netflix descobriu nos testes realizados que as imagens influenciam na decisão de assistir algo e são responsáveis pelo crescimento de 82% de tempo que o usuário gasta navegando na plataforma. Outro resultado interessante encontrado pela empresa é que cada pessoa leva em média 1.8 segundo na decisão de ver ou não determinado título.

Baseados nesses dados, desde 2014 o principal trabalho dos departamentos de tecnologia e criação da empresa é realizar a otimização das imagens que ilustram os filmes e séries encontrados na plataforma. Os profissionais da área de dados da empresa usam os resultados dos testes para realizarem mudanças nas cores, palavras e imagens dos personagens exibidos nas fotos.

O Global Manager of Creative Services da Netflix, Nick Nelson, revelou dados importantes encontrados por meio dos testes A/B. Segundo ele, um thumbnail é considerado pequeno e a primeira informação que os dados apontaram para a empresa é que não é positivo colocar muitos personagens em uma imagem. Quanto mais personagens uma imagem tiver menor será a chance de o usuário ter noção do tema da série ou filme.

Como exemplo, é citado por ele o caso de “Orange Is The New Black”. Ao promover a primeira temporada a Netflix usou todo o elenco principal nas imagens. Entretanto, os testes realizados com três ou menos personagens trouxeram resultados mais efetivos quando a empresa promoveu a segunda e a terceira temporada.

17927534

Outro resultado encontrado pelos testes é relacionado às emoções. Pesquisas mostram que os rostos causam um efeito magnético nos seres humanos. Dessa forma, quanto mais complexas as emoções, os resultados serão melhores. Por isso, a Netflix usa thumbnails de personagens fazendo careta, demonstrando surpresa ou raiva. Isso acaba gerando mais engajamento do que imagens de faces mais tranquilas dos personagens.

Além de guiar a Netflix na escolha das imagens com o objetivo de ajudar o usuário a identificar de forma mais rápida e assertiva o que ele deseja assistir, os resultados dos testes poderão estimular os profissionais de marketing digital a pesquisarem melhor o conteúdo que desenvolvem em sites e plataformas desse tipo.


Clique Aqui e saiba mais

Talvez você possa gostar

Leave a Reply