Problema começou na manhã do dia 22 de julho e aumentou durante todo o dia. O problema inicialmente acontece com Contas de Anúncios com a forma de pagamento que usam cartão de crédito.


🕵 O QUE É?

Uma forma de verificação de propriedade do cartão de crédito que consta como forma de pagamento da conta de anúncios.

Verificação por meio de uma cobrança com um código único por conta de anúncios.

Este procedimento já existia, mas não era disparado em grande escala como foi recentemente

Se será uma rotina padrão não se sabe, mas os anunciantes devem estar preparados para resolver esta conferência tendo sempre acesso as faturas do cartão de crédito.


🔴 O QUE ACONTECE?

💣 1 – O Facebook “resolve” confirmar se o cartão de crédito que é a forma de pagamento da conta de anúncios é realmente de propriedade do dono da conta de anúncios e se ele REALMENTE possui acesso ao cartão.

💣 2 – Para tal o Facebook DESATIVA a conta de anúncios. TODOS os anúncios no Facebook e Instagram são suspensos (somente daquela conta).

💣 3 – Ao desativar ele envia aos administradores da conta de anúncio uma notificação Push (via mobile ou pc, ou ambas) de que sua conta foi desativada;

💣 4 – Para alguns usuários ou administradores da conta de anúncios o Facebook vai enviar uma mensagem para o endereço de E-MAIL informando que a conta de anúncios foi DESATIVADA TEMPORARIAMENTE, para que o usuário confirme que ele realmente é o DONO da FORMA de PAGAMENTO, por isso eles chamam o título da mensagem de: “Informe-nos que é você.”, nem sempre o Facebook vai enviar ou por algum fator a mensagem poderá não ser entregue (spam, etc…).

💣 5 – Então o usuário vai ver o aviso em algum dos locais enviados e vai conferir clicando na mesma;

💣 6 – Aqui o Facebook começa o processo de “checkpoint/flow” que mostra uma tela, tanto no mobile ou navegador/pc que precisa VERIFICAR A FORMA DE PAGAMENTO da conta.

  • Nesta mensagem (tela) o Facebook informa os 4 últimos dígitos do cartão de crédito da conta de anúncios. (Veja, se a conta possuir mais de um cartão como forma de pagamento ele poderá escolher um deles para informar os dígitos).
  • Na mesma mensagem o Facebook diz que precisa DISPARAR (gerar) uma cobrança no valor de R$ 3,77 que é o valor de um DÓLAR convertido em R$ na cotação do dia, por isso o tal valor foi R$ 3,77, em outros dias poderá ser um valor diferente conforme cotação.
  • Ainda na mesma tela ele informa que se você está ciente, você pode INICIAR o processo de VERIFICAÇÃO clicando no botão azul: INICIAR AUTORIZAÇÃO, que você está autorizando uma cobrança de R$ 3,77 para verificar se você possui acesso a FATURA do cartão de crédito;

💣 7 – Autorizada a cobrança é ENVIADA naquele MOMENTO para o cartão de crédito, se ela aceita vai gerar uma cobrança no mesmo com uma identificação de: FACEBK* XXXX (que é o código de 4 dígitos) – FB.ME/ADS

💣 8 – Então o usuário terá de acessar a fatura do cartão, seja por APP, SITE, ou outra forma e visualizar o código de 4 dígitos com números ou letras da transação (veja que este procedimento pode demorar ou em casos nem chegar – cuidado para não enviar muitas solicitações, pois invalidará as anteriores);

💣 9 – Ao encontrar o código o usuário insere o mesmo na tela e dá AVANÇAR, a forma de PAGAMENTO da conta será confirmada e a mesma PODERÁ ser ATIVADA.

💣 10 – Pronto, pode seguir usando a conta de anúncios. Os anúncios que foram desativados voltam a funcionar e novos podem ser feitos, etc!


🚨 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

  • Por algum “erro” em muitos casos a cobrança é feita em outra moeda, o que o cartão rejeita dizendo que não foi possível fazer o pagamento; (esse passo não acontece para todos).
  • Se o usuário DEMORAR para encontrar o código, fechar a janela ou solicitar uma nova COMPRA de confirmação poderá INVALIDAR aquela checagem e não vai dar CERTO.
  • Algumas operadoras de cartão de crédito poderão NEGAR a cobrança ou achar SUSPEITA e CANCELAR a mesma, então a confirmação da forma de pagamento da conta de anúncios é “COMPROMETIDA/invalidada”.
  • Alguns casos a operadora de cartão de crédito poderá identificar como cobrança DUPLICADA por ter sido feita em um intervalo de tempo muito curto e não aceitar, invalida a confirmação da forma de pagamento.
  • Não sabe-se quantas vezes e o tempo que ela tem validade.
  • Alternar os procedimentos entre dispositivos e locais ou administradores da conta poderá invalidar os mesmos. Procure fazer tudo em um único momento.

✅ O QUE TENTAR FAZER PARA RESOLVER?

Acessar um dos avisos recebidos que a conta foi desativada, seja por meio de notificação push (pc ou mobile), seja por meio de e-mail, ou lá no gerenciador de anúncios, no aviso no topo da conta, geralmente acima dos anúncios. (ele demora um pouco a aparecer depois que a conta é acessada)

  • Encontrando este aviso clique no mesmo e veja se abrirá o processo de “VERIFICAR FORMA DE PAGAMENTO”, se sim esteja ciente de que irá disparar uma cobrança no cartão de crédito e precisará do código de 4 dígitos da mesma para informar na tela seguinte (não fechar, nem mudar de dispositivo ou local)
  • Informe o código e pronto, provável a conta será ativada (nem todas são reativadas após a inserção do código, mas vale tentar, pois a reativação via suporte é mais demorada e trabalhosa)
  • A cobrança pode demorar a chegar no cartão de crédito, aguarde, não faça novos ou muitos pedidos.
  • A cobrança não chegou, ou não tem acesso a fatura e extratos do cartão? COMPLICOU, vai ter de ser via atendimento do suporte do Facebook via CHAT ou FORMULÁRIOS de AJUDA da rede.

🙋 Ajuda do Facebook?

VIA CHAT*:
OPÇÃO 1:
https://www.facebook.com/business/form/chat
(Possui horário de seg a sex das 9 às 17hs)

VIA EMAIL E FORMULÁRIOS**: 
OPÇÃO 2: 
https://www.facebook.com/business/help

OPÇÃO 3: 
https://www.facebook.com/business/clientsupport

COMO FUNCIONA?
Você preenche os dados do formulário, então é enviado uma cópia ao seu email informado, e dali em diante o atendimento é via email, o email é um endereço único por ID JOB (ticket de atendimento) e só vale para aquele caso. Tudo vai passar a ser atendido pelo EMAIL informado! 

*Preencha o formulário e aguarde que ai começará bate-papo e então conte o seu problema ou dúvida e então eles conversam com você e em casos criam um chamado que segue sendo atendido via EMAIL!

**Em certos horários pode não abrir, mas outros horários abrirá.
Nem todas contas LIBERA o uso dos links aqui listados!
A prioridade de ATENDIMENTO é para perfils que tenham acesso a contas de anúncio oriundas de empresas e possui acesso a um GERENCIADOR DE NEGÓCIOS.

Você pode tentar com contas diferente (Perfils) desde que tenham acesso ao que precisa ser resolvido (conta de anúncios, página, etc etc…)

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PS.: Regularmente o Facebook/Instagram altera os endereços de links ou desativa temporariamente. 




🆕 Este post vai passar por atualizações durante o acontecer dos fatos…


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📺 VÍDEO DO JAMES FALANDO SOBRE O ASSUNTO:
https://youtu.be/eg3V2ktM6B8

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