Regularmente o assunto aparece em conversas de profissionais de mídias, onde muitos deles fazem perguntas relacionadas a como resolver o problema da qualidade das imagens, sejam imagens postadas nas histórias do Instagram que perdem qualidade, ou em posts que a arte fica toda “pixelada”, ou que ficou com a resolução e qualidade nada agradáveis, e até que a imagem do post ficou desproporcional…

Sim sabemos que as principais redes sociais já otimizam imagens e os conteúdos dos criativos postados, mas sempre que possível seguir boas práticas podem ajudar ainda mais na qualidade final do conteúdo entregue e evitar perda de qualidade ou redimensionamentos e ajustes automáticos realizados pelas plataformas e redes.

Na maioria das principais redes como Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn o formato final exportado em PNG é o que melhor apresenta fidelidade na qualidade do conteúdo da imagem.

USO DE FERRAMENTAS/AGENDADORES, POSTADORES ETC…

Muitos profissionais, agências e empresas usam ferramentas como mLabs, Etus entre outras nacionais e internacionais para realizar postagens de conteúdos nas redes e sim a preocupação com a otimização das imagens é importante.

Algumas boas práticas recomendadas:

  • Procure criar a imagem/criativo nas medidas sugeridas pelas redes, é muito fácil encontrar essas informações em artigos e posts na internet. Medidas para cada tipo de post sejam eles orgânicos ou até patrocinados.
  • Usar imagens em alta resolução, de preferência de banco de imagens (Existem vários bancos gratuitos, ou alguns pagos mas de preços acessíveis);
  • Incorporar todas as imagens no modo objeto inteligente;
  • Se você usa os principais editores de imagens procure salvar as imagens no Exportar para web;
  • Tamanho: na maioria das redes arquivos de IMAGEM sejam, JPG ou PNG o aconselhado é não ultrapassar 1MB;
  • Se usar PNG o formato mais indicado, exporte a sua imagem para o modo PNG-24, e nas opções do tamanho da imagem onde tem qualidade mude para Bicúbico mais Nítido (esse método mantém os detalhes em uma imagem com resolução redefinida).

USAR PNG

MOTIVOS?
O PNG-24 se baseia na quantidade de cores da imagem e transparência. É o mais fiel ao arquivo original.

Já o JPG tem seu algorítimo de compressão baseado na qualidade desejada (baixa, média, alta, muito alta ou máxima) e não permite transparência.

No PHOTOSHOP e no ILLUSTRATOR

A maioria das pessoas usam o Photoshop ou o Illustrator da Adobe para fazer criativos então vamos ver as boas práticas para este programa!

No Photoshop após o criativo estiver pronto é a hora de EXPORTAR, não use a função SALVAR como e sim a EXPORTAR, entre em ARQUIVO > EXPORTAR > SALVAR PARA A WEB, a maioria das pessoas usam o atalho de teclado pressionando juntas as teclas: CTRL + SHIFT + ALT + S

Uma nova janela irá abrir e na mesma você poderá escolher o formato para exportar, no item 1º do print abaixo (seta amarela) você seleciona o formato do arquivo, procure selecionar PNG-24, após certifique-se que os demais campos estejam marcados conforme as setas VERMELHAS demonstram e então clique no item 2 º que é SALVAR (seta verde), o programa vai pedir o local para salvar e pronto.

Agora se por ventura o arquivo ficou muito pesado (em KB ou MB), você pode usar um dos sites abaixo para diminuir o peso dos arquivos. Geralmente é aconselhado reduzir o tamanho para menos de 1 MB.

Já no Illustrator os procedimentos são quase idênticos aos do Photoshop!

Alguns dos sites mais usados que permitem otimizar imagens:

Alguns dos sites mais usados que permitem otimizar imagens:

Tiny PNG
https://tinypng.com

Optimizilla
https://imagecompressor.com/pt

Compress JPG
https://compressjpeg.com

Compress PNG
https://compresspng.com

Kraken.IO
https://kraken.io/web-interface

NA PRÁTICA

Vamos a um exemplo, exportamos alguns criativos de anúncios do Share, sejam eles Stories ou posts para feed e ficaram com tamanhos médios de 1.5 MB

Ao enviar para o site tinypng.com tivemos uma redução de 70% no peso das imagens sem uma perda de qualidade visual.

Arquivos finais:

OTIMIZAÇÃO DE IMAGENS PARA TODOS OS LOCAIS:

Não devemos pensar só para as redes sociais!

Quando você publica imagens na internet vale cuidar o seu peso e medidas finais para veiculação em sites, blogs, lojas virtuais etc…

Um exemplo o PageSpeed Insights do Google recomenda otimizar as imagens para acelerar o carregamento das páginas e, em consequência, melhorar o ranking no próprio Google. Talvez seja muito trabalho fazer com todas as imagens de produtos de uma loja virtual, mas pelo menos seria interessante considerar compactar e otimizar as principais imagens como: logoo, banners e sliders da homepage e talvez criar o hábito de ir compactando as imagens de novos produtos da loja.

As ferramentas online disponibilizadas gratuitamente nos sites que citamos acima fazem o trabalho para várias imagens ao mesmo tempo e até permitem fazer o download das mesmas em massa, em poucos minutos você consegue otimizar muitas imagens.

No WHATSAPP, MESSENGER, DIRECT e outros mensageiros

Quando você envia uma arte como IMAGEM visível nos mensageiros ela sofrerá alteração de qualidade, logo se você baixar e usar a mesma terá uma perda de qualidade.

No Messenger é o que menos faz alteração, pois ele suporta formatos em HD, mas o WHatsApp o mensageiro mais usado no Brasil a perda de qualidade e resolução em uma imagem é bem considerável!

Mas como resolver?
ENVIAR COMO DOCUMENTO
Se você ou a pessoa que enviar o arquivo de imagem enviar o mesmo como um DOCUMENTO (disponível para WhatsApp Mobile e Navegador Web ou versão programa para computadores) o arquivo não vai sofrer alterações, seja ele enviado em imagem ou vídeo.

SE VOCÊ POSTA VIA MOBILE:

Muitas vezes o aplicativo da rede social vem por padrão após uma instalação com a função de qualidade reduzida, então no Facebook vale a pena dar uma conferida:

Acesse o seu aplicativo no mobile, vá no MENU da direita na parte inferior, entre no mesmo então vá até o final da lista e clique em AJUDA E SUPORTE, entre em CONFIGURAÇÕES E PRIVACIDADE, então CONFIGURAÇÕES e vá até quase o final da lista e encontre a seção: Mídia e contatos, então entre na primeira: vídeos e fotos

Em configurações de vídeo e fotos ative para CARREGAR HD em ambos

Assim suas fotos, artes, imagens e vídeos serão enviados em ALTA QUALIDADE!

IMPORTANTE:
Se você tiver algo a colaborar ou encontrou algum erro ou tem uma sugestão envie uma mensagem para: 
www.m.me/tudodeshare ou email: atendimento@tudodeshare.com.br

FEIJÃO COM ARROZ

O projeto tem por objetivo entregar conteúdos semanais sobre assuntos envolvendo marketing e comunicação.

Envie sugestões de temas e assuntos para serem abordados por nós!

Vamos compartilhar?
Seus amigos e conhecidos também poderão gostar deste conteúdo, indique para eles, é só inscrever-se no link: http://bit.ly/querofeijao

MAIS?

Quer se alimentar de mais conteúdos super interessantes?
Acesse nosso blog: www.tudodeshare.com.br/blog

Perdeu edições passadas do Feijão com Arroz?
Após alguns dias o contudo é disponibilizado no blog em:
https://tudodeshare.com.br/blog/categoria/feijao-com-arroz/

Você não gostou deste conteúdo?
Então poderá achar interessante nossas sugestões de receitas para o dia de São João:

PAÇOCA CASEIRA COM 3 INGREDIENTES

PAMONHA DE COLHER

TORTA CAIPIRA SIMPLES

Talvez você possa gostar