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O Instagram Stories é uma ferramenta muito eficaz quando o nosso objetivo é gerar conversas e reforçar o nosso engajamento com a audiência. A questão muitas vezes é entender como aumentar os nossos resultados por lá, afinal, o que podemos fazer para gerar mais engajamento nos stories? 

Vale reforçar que não se trata de nenhuma receita de bolo. Quando trabalhamos com marketing digital, o teste é sempre a melhor forma de identificar o que gera mais resultado para uma marca ou não, mas para te ajudar, selecionamos alguns fatores importantes para manter o engajamento vivo por lá!

Fique de olho no comportamento!

Todas as vezes que você pensar em engajamento, lembre-se de que ele é apenas a consequência do comportamento do seu público, aliado à sua estratégia. Por isso, quanto mais você conhecer e entender as necessidades das pessoas que te seguem, melhor. 

Conheça o comportamento dos seus seguidores: 

  • Qual é o turno que a sua marca possui mais views nos stories? 
  • Quais são os tipos de conteúdos que geram mais respostas, cliques ou interações? 
  • Os seus seguidores respondem suas enquetes? Enviam perguntas? 
  • Qual é o tipo de resposta ou pergunta que o seu público envia através dos stories?

Busque entender cada vez mais o que as pessoas gostam e procuram para consumir. O Instagram está cheio de conteúdo, precisamos entregar algo realmente relevante para as pessoas!

Storytelling

O conteúdo no Instagram Stories pode ser muito mais eficaz e com bons resultados se você investir em uma narrativa com início, meio e fim. Se você fizer, por exemplo, 07 publicações e cada uma tiver um viés e tema diferente, você não estará envolvendo o seu público e provavelmente as pessoas vão “sair” dos seus stories. 

Manter os views em uma sequência de publicações é o grande desafio que temos aqui!

Possibilidades do aplicativo

A utilização de enquetes, perguntas e testes é uma ótima maneira de estimular o engajamento no Instagram Stories e se pudermos dar o destaque para uma dessas ferramentas, ficamos com as enquetes! 

As enquetes não exigem grande esforço de interação e as pessoas já estão acostumadas com o formato. Você pode até utilizá-las para ajudar a entender o que as pessoas desejam ver no seu perfil! Assim, você aproveita para gerar interações e conhecer melhor as pessoas. 

“Precisa usar enquete toda vez?” 

Não! É legal você encontrar brechinhas nos seus conteúdos para adicionar algumas enquetes, mas use apenas quando fizer sentido. Não coloque enquete o tempo todo ou apenas por colocar.

Fez um vídeo? Adicione informações em texto!

Os vídeos são ótimos para a retenção do público, mas nem todas as pessoas gostam de consumir este formato. Por isso, quando você adicionar algum vídeo nos seus stories, não se esqueça de colocar informações sobre o assunto em texto. Assim, você também garante que a pessoa vai ter uma ideia sobre o que é aquele conteúdo.

Geolocalização!

Mais uma vez os recursos do próprio aplicativo podem te ajudar! O sticker de localização é super legal, principalmente se você trabalhar em uma loja, café, restaurante ou algum outro tipo de negócio que possui um espaço físico para receber as pessoas. 

Através do sticker de localização, as pessoas podem te encontrar e quem for novo no seu perfil, vai ter reforçada a informação sobre onde fica a empresa. Use quando estiver mostrando o local ou quando quiser chamar as pessoas para ir até o espaço!

Templates interativos

Você já deve ter se esbarrado com alguns templates que possuem foco total nas interações, né?! Seja um template tipo “bingo” ou de “checklist”, eles são ótimos para que os seus seguidores tirem um print da tela e compartilhem o seu template. 

Isso ajuda bastante a divulgar o seu perfil para pessoas que talvez ainda conheçam o seu trabalho ou o seu perfil.

Marcações e compartilhamentos

Quando alguém te menciona nos stories, você tem o costume de compartilhar ou interagir em resposta? Essa é uma ótima prática para mostrar que você está na rede para dar atenção e conversar com as pessoas. O hábito de mencionar as pessoas ou compartilhar os conteúdos que te mencionam é um ótimo sinal! 

Não deixe as pessoas sem este tipo de interação por lá 🙂

Frequência e rotina! 

Manter uma frequência fixa nas redes sociais é um dos pontos importantes do trabalho para gerar engajamento. Quando você fica um tempinho sem aparecer na rede, os seus seguidores podem demorar um tempo para receber os seus conteúdos novamente (afinal, você deu uma sumida e o algoritmo passou a entregar outras coisas para a sua audiência). 

Crie uma rotina fixa para publicações, no feed e também nos stories. Uma outra dica legal é você publicar em turnos diferentes, para atingir o máximo de seguidores. 

É basicamente isso:

  • Publicou nos stories de manhã: atingiu as pessoas que consomem conteúdo neste horário;
  • Publicou nos stories de tarde: atingiu outras pessoas que consomem conteúdo neste período;
  • Publicou nos stories de noite: atingiu outras pessoas…e por aí vai! 

Essa prática também vai te ajudar a entender os melhores horários e momentos para publicar o seu conteúdo.

Análise

Enquanto você coloca em teste todas essas dicas, você precisa ficar de olho nos números de views, respostas, cliques e entender se este novo caminho está dando certo ou não. Lembre-se que o Instagram Stories é um conteúdo momentâneo e ele pode funcionar ou não, de acordo com muitos fatores: 

  • As conversas que estão rolando no feed (se acontecer algo relevante para o seu público e todos estiverem falando sobre isso);
  • O formato;
  • O visual;
  • O horário; 
  • O dia.

Então, antes de chegar à conclusão que o seu conteúdo não funcionou, tente entender o motivo e faça novos testes com base nas informações que você tem!

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