Vamos falar sobre Inbound Marketing? O Inbound Share é a nossa série de conteúdos aqui do blog, onde eu vou trazer alguns detalhes pra você que deseja saber mais sobre esse assunto e garantir mais resultados no seu trabalho. 😉

Bom, muito se fala sobre Inbound Marketing, mas como saber se você deve ou não investir nele? Você pode trabalhar com o marketing tradicional, por exemplo e isso trazer o grande impasse de mudar a sua estratégia ou forma de atuação nos canais de comunicação da empresa.

Por isso, eu vou te mostrar os benefícios e alguns processos do Inbound Marketing. Lá no final do texto, você pensa mais uma vez se vale a pena ou não, investir nessa modalidade.

Quais são os benefícios do Inbound Marketing?

Eles são vários, mas selecionei alguns para tentar te mostrar que vale a pena!

Público

Alcançar mais pessoas, nem sempre é o ideal, se você está falando com o público errado. Chegou a hora de alcançar as pessoas certas. O Inbound Marketing é a forma de atrair o público através de conteúdo relevante, ou seja, as pessoas que realmente querem saber sobre o seu produto ou serviço, irão se aproximar e acompanhar a marca.

Você começará a investir o seu tempo para atrair possíveis clientes, ao invés de atrair um público completamente aleatório.

Convencimento

Você acha difícil convencer o seu público a tomar uma decisão? Um dos benefícios do Inbound Marketing é que através de uma jornada estratégica, com ricos conteúdos, você possa persuadir o seu público. Tudo de acordo com os conteúdos, lembre-se que a estratégia não é insistir ou tentar enganar, é entregar conteúdo relevante.

Maior controle de resultados

O Inbound Marketing te proporciona um maior controle sobre o que está dando certo ou não. As métricas podem ser acompanhadas em tempo real, fazendo com que qualquer mudança na estratégia possa acontecer de forma mais rápida e com menos prejuízo de investimento. O Inbound Marketing merece a nossa atenção, simplesmente por fazer com que o nosso possível cliente esteja mais informado e interessado no que estamos tentando vender.

Esse processo é extremamente valioso para qualquer empresa, de qualquer segmento.

Entrega qualificada

O Inbound Marketing poderá te ajudar a construir uma jornada de entrega de conteúdos e isso poderá fazer com que a empresa crie uma cultura na entrega.

Entregar conteúdos qualificados não é algo que acontece em todas as empresas, muitas vezes passamos um bom tempo pesquisando sobre determinado tema, até encontrar uma informação relevante, que nos ajude. Por isso, ao implementar o Inbound, você estará construindo esse hábito (e essa estratégia) que só tem a trazer benefícios para a marca.

Agora, vamos falar sobre os processos do Inbound Marketing?

O Inbound Marketing possui etapas muito bem estruturadas, elas atuam de uma forma bem organizada e se tudo ocorrer bem, os resultados sem dúvida serão positivos.

O processo de operação é o seguinte:

Atrair

Para começar, o primeiro passo é atrair o público, ou seja, conseguir tráfego qualificado para os canais da empresa. Por isso, o objetivo inicial é fazer com que pessoas que ainda não conheciam a sua marca, venham até o seu site, atraídas pelo conteúdo (viu só, é tudo através de um bom conteúdo).

Converter

Converter em leads, se você começar a estudar sobre o Inbound Marketing, irá ouvir muito sobre isso. Converter em leads é transformar um usuário desconhecido em um potencial cliente. Sabe quando somos convertidos em lead? Quando baixamos um eBook, quando preenchemos uma pesquisa, quando deixamos o nosso contato de presente para uma empresa.

Assim, ela pegará o seu contato e te adicionará na base de leads dela. Para nutrir, relacionar e entregar mais conteúdos. Assim, você entra no funil das marcas.

Vender

Agora sim! Não adianta querer chegar com os dois pés na porta para vender, o processo exige um relacionamento com o público. Depois de nutrir os leads gerados usando mais conteúdo relevante, é preciso avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda. 

Lembre-se dos passos iniciais, o público que está sendo atraído, por exemplo, ainda não está pronto para vender.

Encantar

Agora sim, já vendeu? Acabou a relação? Não!

Depois de vender, o processo continua. Você deve manter o encantamento do cliente com a marca, através de conteúdos e informações que realmente sejam relevantes para essa pessoa. O que a marca ganha com isso? A chance de ser indicada, a oportunidade de conquistar um cliente fiel. 

Viu só como o Inbound Marketing é bem estruturado e organizado? Acredito que agora você tenha mais segurança em aplicar a estratégia no seu negócio ou com os seus clientes.

Quer aprender de verdade, como planejar e implementar o Inbound Marketing em uma marca? Clique aqui e conheça o Inbound, o curso do Share específico sobre o assunto.

 

Talvez você possa gostar