O Facebook anunciou novidades ligadas aos anúncios, trata-se de atualizações nas políticas e a forma com que os anúncios realizados em todos os locais da rede e de seus serviços sejam transparentes.

O Facebook anunciou hoje (27/10) novidades ligadas aos anúncios em um post no blog oficial da rede, trata-se de atualizações nas políticas e forma com que os anúncios realizados em todos os locais da rede e de seus serviços sejam transparentes. Óbvio que isso tudo pode ter sido motivado pelas fortes críticas recebidas ao ser descoberto o esquema de anúncios favorecendo candidatos e a partidos políticos. As novidades fazem parte de um movimento do Facebook para reforçar a transparência com os seus usuários e com os anunciantes.

O que a nova mudança na transparência dos anúncios propõe?

No próximo mês o Facebook vai adicionar uma nova aba em todas as páginas, ela vai se chamar “View Ads” ou simplesmente “Ver Anúncios”, nesta seção será possível ver todas as campanhas que estão atualmente em execução/ativas veiculadas a aquela página, sejam campanhas direcionadas para o Facebook, Instagram, Messenger e na Rede de Audiência do Facebook de sites e aplicativos de terceiros.

O Facebook vai testar no próximo mês no Canadá e nos primeiros meses de 2018 nos Estados Unidos, e então ir expandindo para os demais países em todo o mundo. O teste será realizado na prática no Canadá pois é um dos países que terá eleições mais breve, mas a meta da rede é até a metade do ano de 2018 esteja completamente disponível globalmente, acredito que muito antes vai estar disponível, o Facebook é bem rápido em implantar novidades e lança sempre antes dos prazos, até pelo fato de que no Brasil teremos eleições e a nova reforma política recentemente aprovada concedeu a liberação para os candidatos usarem anúncios nas plataformas do Facebook e do Google.

Imagem com uma demostração da nova função em funcionamento, na mesma podemos ver todos os anúncios da página sendo listados!

Imagem: Divulgação/Facebook

PARA PÁGINAS QUE VÃO FAZER ANÚNCIOS POLÍTICOS:

Para as páginas que são ligadas a campanhas e que vão fazer anúncios (ads) vão precisar passar por um processo de averiguação e quem fizer os anúncios deve ser identificado, bem como os anúncios terão aviso que é um ADS POLÍTICO (o ads vai ter isso bem claro – o vídeo logo abaixo mostra isso).
O Facebook esclarece que vai ser bem rigoroso em averiguar o conteúdo dos anúncios bem como a IDENTIDADE de quem o estará fazendo os mesmos exigindo identificação com documentos bem como localização em que o anunciante estará.

Veja na imagem abaixo como vão ficar os anúncios POLÍTICOS:

1 – O anúncio vai ser identificado como: Political Ad = Anúncio Político
2 – Vai conter informações extras que ao clicar vai expandir com os dados do anunciante e responsável.
3 – O nome e o perfil do responsável pelo anúncio é exibido bem como para quem o anúncio foi realizado. No caso temos: “Maria C. Lee” é quem realizou o anúncio e é a responsável pelo PAGAMENTO do mesmo e “Congress” é quem está solicitando o anúncio.

Os anúncios vão estar disponíveis na aba “Ver Anúncios” de cada página, será uma listagem contendo todos os já realizados nos serviços de ADS da rede, os quais vão ficar disponíveis por 4 anos. Cada anúncio mostrado na seção vai conter a quantidade total e média do valor gasto no anúncio e quem “patrocinou/pagou”, o número de vezes que foi visualizado e informações demográficas (por exemplo, idade, localização, gênero) sobre o público-alvo que o anúncio atingiu.

Anúncios com finalidade política terão uma identificação ESPECIAL, vejo como funcionará assistindo o vídeo divulgado pelo Facebook:

O Facebook ainda afirmou que vai construir ferramentas de inteligência artificial que serão treinadas para identificar “propagandas disfarçadas” – posts que citam política, mas que não seguem as novas regras. Também ressaltou que vai adicionar milhares de pessoas na equipe de revisão de anúncios bem como treinar ainda mais a AI e suas máquinas para identificar anúncios políticos, tal como já é feito com spam. O Facebook também vai trabalhar com outras empresas de tecnologia para compartilhar informações.

“Quando se trata de publicitar no Facebook, as pessoas devem ser capazes de saber quem é o anunciante e ver os anúncios que estão executando, especialmente para anúncios políticos”, disse Rob Goldman, vice-presidente de anúncios do Facebook, no post oficial do blog anunciando o novo políticas.

Mark também fez um post anunciando e comentando sobre a novidade, confira:

Por aqui já apareceu a nova aba ao menos para ativar, obvio que a ferramenta não encontra-se completamente disponível então ela não vai mostrar (ainda) os anúncios, mas você poderá ativar a mesma, veja algumas imagens da nova aba!


CONCLUSÃO:

1 – As páginas no modo geral vão ter uma nova aba chamada de “View Ads” ou simplesmente “Ver Anúncios”, na mesma será listados todos os anúncios em andamento da página.

2 – As páginas políticas também vão ter a listagem dos anúncios mas com muito mais detalhes sobre cada um, incluindo a quantidade total e média do valor gasto no anúncio e quem “patrocinou/pagou”, o número de vezes que foi visualizado e informações demográficas (por exemplo, idade, localização, gênero) sobre o público-alvo que o anúncio atingiu. Na seção será possível ver todos os anúncios dos últimos 4 anos realizados na página.

Note que existem diferenças entre páginas gerais e páginas que vão promover anúncios políticos.

IMPORTANTE:
Não é para agora! No próximo mês começará no Canadá, então nos primeiros meses de 2018 nos Estados Unidos e até a metade do novo ano em todos os países.

 


CONFIRA o anúncio oficial no blog do Facebook:

https://newsroom.fb.com/news/2017/10/update-on-our-advertising-transparency-and-authenticity-efforts

______

Este conteúdo pode ser útil para um amigo? Indique para ele!

Se você possui uma sugestão ou notou algum erro ou quer sugerir algo, deixe seu comentário abaixo deste post ou então via nossa inbox no Facebook: www.m.me/tudodeshare

Talvez você possa gostar