Usuários vão poder ver e controlar os dados que os aplicativos e os sites compartilham com o Facebook

Depois de meses de atraso, a Clear History do Facebook está agora sendo lançado na Irlanda, na Coréia do Sul e na Espanha, e muito em breve em outros países disse a rede. A nova ferramenta, que o Facebook começou a criar na sequência do escândalo da Cambridge Analytica, foi concebida para dar aos utilizadores mais controle sobre a privacidade dos seus dados, em detrimento das capacidades de segmentação dos anunciantes.

A ferramenta Limpar histórico fará parte de uma nova seção do serviço chamada “Atividade fora do Facebook”. Ao abrir, o usuário verá os aplicativos e sites que estão acompanhando sua atividade e enviando relatórios de volta ao Facebook para fins de segmentação de anúncios. Tocar no botão “Limpar histórico” dissociará essas informações da sua conta do Facebook.

O usuário também pode optar por impedir que as empresas relatem seus dados de rastreamento sobre eles de volta ao Facebook no futuro. Você terá a opção de desconectar todos os dados de navegação fora do Facebook ou dados de aplicativos e sites específicos. O Facebook diz que o produto está sendo lançado lentamente “para ajudar a garantir que ele funcione de maneira confiável para todos”.

A empresa alertou que os usuários provavelmente verão aplicativos e websites em suas atividades de conta que não reconhecem. “Por exemplo, um site que você não visitou pode aparecer porque um amigo pesquisou em seu telefone”, disse a empresa. “Ou porque você compartilha um computador doméstico com seu parceiro e filhos”.

A ferramenta Limpar Histórico foi originalmente prevista para ser lançada no ano passado. Mas o Facebook atingiu uma série de atrasos inesperados relacionados à forma como a rede armazena dados de usuários em seus servidores.

O Facebook planeja continuar a construir ferramentas semelhantes, ao tentar organizar a empresa em torno da privacidade, afirmou em seu blog.


Saiba mais em:

Post no blog do Facebook Brasil (em português)
https://br.newsroom.fb.com/news/2019/08/agora-voce-pode-ver-e-controlar-os-dados-que-os-aplicativos-e-os-sites-compartilham-com-o-facebook/

Site do projeto:
https://www.facebook.com/off-facebook-activity

Artigo técnico:
https://engineering.fb.com/data-infrastructure/off-facebook-activity/

Talvez você possa gostar