Cinco. Muitos acreditam que esse foi o número de vezes que o jeito que contamos histórias mudou drasticamente.

A primeira grande mudança aconteceu entre 1450 e 1500 após o aparecimento das prensas de tinta gerando maior produção de livros abrindo espaço para a popularização da literatura entre a população. Com o avanço da tecnologia e técnicas de impressão no final do século XIV, a segunda foi a serialização de histórias iniciadas na Europa por escritores como Charles Dickens com a popular novela inglesa The Posthumous Papers of the Pickwick Club. A terceira surgiu por meio dos famosos irmãos Lumiére, o cinema. Recentemente, vivemos a quarta grande mudança: o início da era da internet – que possibilitou o surgimento do YouTube e, posteriormente, redes sociais como Snapchat, Vine e o Twitter.

E agora estamos passando pela quinta grande mudança: o vídeo 360º.

Nessa última terça-feira (17/05/16), o Facebook lançou o que talvez seja o filme que será lembrado como o início efetivo da produção de vídeos em formato 360º.

Here and Now” é uma produção do estúdio criativo interno do Facebook, “The Factory”. O filme?—?que tem 3:30 minutos de duração?—? acontece na Estação Grand Central de Nova York onde várias pessoas com vários fragmentos de histórias diferentes passam por você. Durante a exibição, você pode escolher qual história quer acompanhar em meio à pessoas atrasadas, famílias se despedindo, pessoas solitárias, grupos de amigos e casais discutindo.

Operadores com a câmera Surround 360 (Via Adweek)

O filme foi o primeiro material gravado com câmera Surround 360. A câmera foi anunciada por Mark Zuckerberg na F8 desse ano, junto ao Gear VR e o Gear 360, esses desenvolvidos e fabricados pela Samsung e parte do bundle do Galaxy S7 .

O projeto da Surround 360 é open source, detalhe muito importante quando levamos em consideração que o Facebook tem como objetivo incentivar criadores de conteúdo a contarem histórias em 360º.

O filme ainda não chegou para o Oculus Rift, mas é prometido para breve. Assim que lançado, a experiência ganhará fôlego novo uma vez que o Rift contém a tecnologia de som 360º que te dará a percepção geográfica de sons diferentes muito mais fiel do que nossos fones de ouvido convencionais.

Talvez você possa gostar

Leave a Reply