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Pequenas, médias e grandes empresas em todo o mundo possui uma coisa em comum: elas querem alcançar seu público na plataforma em que passam a maior parte do tempo no Facebook, Instagram e WhatsApp.

Mas o que é preciso para ter sucesso nessas duas principais plataformas tão competitivas?
Escolhendo o objetivo certo para suas campanhas no Facebook e no Instagram, entre outros fatores, é claro.

Neste conteúdo vamos conhecer os 11 objetivos de anúncios para usar no Facebook, Instagram e até no WhatsApp.


Objetivos do Facebook
Antes de lançar sua campanha, você deve dedicar algum tempo para pensar qual é seu objetivo.

Algumas perguntas podem ajudar na decisão da escolha do melhor objetivo:
Por que você deseja lançar esta campanha?
O que você espera alcançar?
O que você deseja que as pessoas que vejam o seu anúncio façam?


O Facebook agrupa os objetivos nas seguintes categorias:

Consciência
Consideração
Conversão


Esses três grupos de objetivos refletem o estágio em que um usuário está em um determinado momento no funil de marketing:




COMO ENCONTRAR OS OBJETIVOS?

No gerenciador de Anúncios via navegador no modo CRIAÇÃO GUIADA você vai encontrar os objetivos a nível de CAMPANHA:


Se você estiver usando o Gerenciador de Anúncios no modo CRIAÇÃO RÁPIDA eles estarão na disposição como no print abaixo:

Vamos aos detalhes de cada objetivo:




Categoria Reconhecimento:

Esse grupo de objetivos serve de base para os objetivos que geram interesse em seu produto ou serviço:


RECONHECIMENTO DA MARCA:

Você pode usá-lo quando quiser que seus anúncios sejam vistos pelo maior número possível de pessoas e se o tráfego para seu site. É ideal se você tem um novo produto ou serviço ou entra em um novo mercado e deseja que seu público-alvo saiba disso. Se você é uma pequena empresa que trabalha com um orçamento pequeno, pode ser melhor se você se concentrar em outros objetivos de publicidade.



ALCANCE:

Quando seu objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas dentro do seu público-alvo, esse é o objetivo que o ajudará nesse sentido. Esse objetivo de publicidade funciona muito bem se você estiver trabalhando com pequenos públicos e quiser ter certeza de que seus anúncios serão vistos por eles. Isso pode ser útil, pois pequenos públicos não se combinam bem com outros objetivos.




Categoria Consideração:

Nela você encontrará objetivos que levarão as pessoas a começar a pensar sobre o seu negócio, produto ou serviço e buscar mais informações sobre ele.


TRÁFEGO:

Como o nome indica, você pode utilizá-lo para direcionar o tráfego para seu site, aplicativo ou uma conversa por mensagem. O algoritmo ajudará você a alcançar pessoas com maior probabilidade de clicar no seu link com base no comportamento anterior do usuário. Lembre-se de que não se trata de gerar conversões (ações que você deseja que seu público-alvo execute, como adicionar ao carrinho, comprar etc.).



ENVOLVIMENTO:

Esse objetivo é ideal se você deseja que as pessoas gostem da sua página, respondam a um evento, reivindiquem uma oferta ou até se envolvam com a sua postagem em termos de curtir, compartilhar e comentar. Em alguns casos, você deseja gerar essas ações, porque isso se traduz em “viral”, já que os amigos das pessoas envolvidas em sua publicação verão suas atividades, o que ajuda a espalhar suas publicações para além do público-alvo.



INSTALAÇÕES DE APLICATIVO:

Com o objetivo de instalações de aplicativos, você pode obter mais pessoas para baixar e instalar seu aplicativo em seus dispositivos móveis. Assim como o objetivo do tráfego, o algoritmo exibirá seu anúncio para pessoas com maior probabilidade de instalar seus aplicativos.

Ao criar campanhas de instalações de aplicativos, lembre-se de que os criativos desempenham um papel crucial em “convencer” as pessoas a fazer o download.



VISUALIZAÇÕES DE VÍDEO:

Com as exibições de vídeo, você pode promover vídeos que mostram cenas dos bastidores, lançamentos de produtos ou histórias de clientes para aumentar a conscientização sobre sua marca. Se você tem um bom vídeo como base, é garantido que você verá ótimos resultados. Esse objetivo pode ajudá-lo a criar públicos (audiências) que visualizaram parte ou todo o seu vídeo e, posteriormente, redirecioná-los. Uma coisa a ter em mente é que, embora seja um objetivo de Visualizações de vídeo, o vídeo pode ser muito bem usado com objetivos como tráfego, engajamento e instalação de aplicativos, entre outros.



GERAÇÃO DE CADASTROS:

Com a geração de leads, você pode obter mais leads de pessoas interessadas no seu negócio. Os anúncios de lead são a melhor maneira de as pessoas se inscreverem para obter informações e para você, como anunciante, executar campanhas de geração de leads no Facebook e Instagram e coletar informações de clientes em potencial.

Com este objetivo é possível criar uma página dentro do próprio Facebook e do Instagram para que o usuário que receber o anúncio consiga preencher as informações sem necessidade de sair da rede, ir para uma landing page, site ou alguma página de captura.

As pessoas que enviam suas informações não visitam necessariamente seu site, mas você pode resolver esse obstáculo criando um público personalizado com os leads captados (e-mails ou fones) e posterior redirecionando outros objetivos de anúncios para fazer com que acessem o site, ou tantos outros objetivos.



MENSAGENS:

O Objetivo de Mensagens ajuda você a obter mais pessoas para enviar mensagens para sua empresa no Messenger. Esse é um dos objetivos mais novos que foi introduzido nos objetivos de anúncios e recentemente ficou disponível para todos os anunciantes em todo o mundo. Ele possui a versão para Facebook (Messenger/Inbox), Direct do Instagram e Conversas no WhatsApp Business.




Categoria conversão:

Empresas usam os objetivos de conversão para realizar vendas por meio do Facebook, Instagram e WhatsApp.


CONVERSÕES:

Esse é um dos objetivos mais usados para venda de produtos online, pois ajuda você a converter os visitantes do seu site em ações significativas para a sua empresa, como compra, visualização de uma determinada página, inscrição etc.

Dependendo do seu objetivo de conversão, o algoritmo do Facebook tentará encontrar pessoas com maior probabilidade de executar a ação que você está otimizando. Lembre-se de que, para que o algoritmo funcione ainda melhor, é necessário ter pelo menos 50 conversões por conjunto de anúncios por semana. Quanto mais conversões, mais e melhores dados o Facebook tem para trabalhar e favorecer o anúncio. Caso você veja que seu conjunto de anúncios não pode gerar 50 conversões, considere otimizar o evento necessário antes de atingir seu objetivo. Por exemplo, você pode otimizar o evento “adicionar ao carrinho” em vez do evento de “compra/purchase” etc. Se você fizer essa alteração e ainda não conseguir obter bons resultados, experimente o recurso do Facebook que permite otimizar para “cliques em links” até que você tenha dados suficientes para otimizar sua meta de conversão.



VENDAS DO CATÁLOGO:

Se você está anunciando uma loja virtual por meio de anúncios no Facebook e no Instagram, é provável que você já esteja familiarizado com esse objetivo. O objetivo de vendas do catálogo ajuda a criar anúncios que mostram automaticamente itens do seu catálogo de produtos com base no seu público-alvo. Para usar esse objetivo, você precisa ter um catálogo de produtos. Embora seja ideal para lojas virtuais, você também pode usá-lo para serviços.



TRÁFEGO PARA O ESTABELECIMENTO:

Com esse objetivo, você pode obter mais pessoas por perto para visitar seus locais físicos (quando existe). Para configurar campanhas do Facebook com esse objetivo, você precisa carregar uma lista de endereços nos locais do Facebook no Business Manager/Gerenciador de Negócios. Esse objetivo com uma segmentação por raio e uma mensagem personalizada pode ajudar a gerar tráfego para sua loja física.



CONCLUSÃO:

Então agora que você sabe o que cada objetivo pode ajudá-lo a alcançar, pode escolher com confiança sua próxima campanha no Facebook, Instagram ou até no WhatsApp.

Embora todos os objetivos sejam projetados para obter resultados específicos, não se esqueça de realizar testes divididos para ver qual objetivo de publicidade ajuda você a atingir seus KPIs.



COMPLEMENTO EM VÍDEO:

Se você gosta do formato de conteúdo em vídeo, fica a sugestão do vídeo do James que fala sobre o assunto objetivos nos anúncios no Facebook/Instagram:




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