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As ferramentas de analytics colaboram e muito com o trabalho de quem possui um site. Principalmente se você deseja entender o seu tráfego. São os dados que nós temos acesso que nos ajudam a entender os passos que os usuários dão ao entrar no nosso site. Assim, podemos até perceber que o layout não funciona, que uma página proporciona melhores resultados do que outras. É básico: ter acesso ao analytics do seu site é fundamental.

O Google Analytics entrega dados muito importantes, mas antes disso o site deve ser configurado (o que exige um trabalho e atenção prévia), mas depois é bem tranquilo e exige-se apenas uma análise constante (e melhorias feitas em cima delas é claro). Acontece que ainda assim, muitos erros podem ser cometidos nesse processo e hoje vamos falar sobre eles: os erros que cometemos ao usar o Google Analytics, para que você anote e deixe aí do lado, para não cometê-los mais.

Quer conhecer melhor o Google Analytics? Clique aqui e dê uma conferida! 

Um dos problemas comuns ao utilizarmos esse tipo de ferramenta: passamos a ter acesso a muitas informações, mas isso não significa que todas elas são relevantes para você.

A receita de bolo: eu tenho a minha e você tem a sua 

Vamos fazer uma analogia básica para entender essa situação, vamos imaginar que o seu site é um bolo, tá? O meu bolo é de laranja e o seu é de chocolate. O que isso significa? Significa que na sua receita, saber a quantidade de chocolate é fundamental, mas na minha receita a quantidade de chocolate é irrelevante, já que eu não preciso dele para finalizar a minha receita.

Por isso, a ferramenta nos entrega diversos dados, já que cada site pode usar de uma forma diferente essas informações, então não veja todos os dados como se todos fossem super importantes. A quantidade de métricas disponíveis, também colabora com o apego nas métricas de vaidade. A gente ama uma métrica que nos faz sentir bem, né? Quem não ama se apegar ao número de visualizações, número de likes, a gente se sente melhor, eu sei, mas vamos desapegar desses números. Eles são ótimos, mas não ajudam de fato a dar vida aos nossos objetivos. Vamos focar no que realmente interessa.

Como você vai saber quais as métricas importantes para o seu negócio? É preciso passar por um planejamento e visitar o seu plano de negócio, para entender qual é a função do seu site e qual é o objetivo de cada página ali dentro.

Ahh, antes que eu me esqueça! O Share tem um curso sobre a ferramenta Google Analytics que é bem bacana pra quem precisa revisar ou até mesmo criar a conta, suas configurações, tudo direitinho. Saiba mais sobre o curso 😉

Não tome decisões antes de ter um plano de métricas

Ah, eu sei que você já estava fazendo isso, então vamos nos acalmar antes de tomar a próxima decisão precipitada. Você sabe o que é um plano de métricas? É o que vai te ajudar a definir os KPI’s e assim, avaliar o sucesso do seu trabalho. Se você não sabe nem por onde começar a montar o seu plano de métricas, dá uma olhada nos passos abaixo.

5 passos para criar o seu Plano de Métricas

  1. Identificar os objetivos da empresa (Por que o site, a campanha ou a iniciativa de marketing digital existe?) e os objetivos de negócio aplicado a cada frente de marketing Aquisição, Comportamento e Conversão.
  2. Identificar objetivos macro e micro de cada frente de marketing (estratégias específicas para realizar os objetivos de negócios)
  3. Identificar os principais KPIs para objetivo macro e micro
  4. Definir os parâmetros para objetivo (meta numérica)
  5. Identificar segmentos valiosos de pessoas, comportamentos, resultados que irá analisar

Pronto, agora vai ficar mais fácil e objetivo de avaliar o seu trabalho.

Sabe qual outro erro nós não podemos cometer? Não tomar decisões a partir das métricas.

Se você chegou até aqui, fez o seu plano, configurou a sua conta, tudo direitinho, por que você não vai tomar decisões a partir das métricas que você tem?

A partir do momento que está bem definido e organizado quais são as métricas relevantes para o seu site, você não só pode como deve tomar decisões em cima disso. Senão, de nada irá adiantar fazer melhorias no site, gerar conteúdo para que a experiência do usuário continue a mesma.

Como você vai tomar as decisões? A partir de uma boa análise.

Não espere configurar hoje o seu Google Analytics e amanhã tomar a decisão que irá mudar o rumo dos seus negócios. Vamos com calma, a ferramenta exige tempo e isso é importante para que você leve todos os fatores em consideração. Lembre-se que tudo pode interferir no comportamento do usuário, como o mês, os valores, os impostos, tudo deve ser levado em conta. Por isso, uma boa análise te dirá para onde ir.

E aí, conseguiu anotar tudo? Pega esse resuminho aqui:

  1. Nem todos os dados são relevantes para o seu site
  2. Ter um plano de métricas é essencial
  3. Corra para uma boa análise, leve todos os fatores em consideração.
  4. Os dados estão aí para te ajudar na tomada de decisão, não perca essa chance.

Espero que tenha te ajudado a não deixar passar a chance de melhorar a experiência do seu público. Chega de cometer erros bobos, mas que causam um estraguinho 😉 Boa sorte!


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