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A matriz Swot surgiu entre as décadas de 1960 e 1970 e foi criada por Albert Humphrey em um projeto de pesquisa para a Universidade de Stanford. O termo em inglês significa Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). A técnica caiu no gosto do mercado e ao longo dos últimos anos a Matriz Swot se tornou em uma das ferramentas mais indispensáveis e utilizadas por gestores e departamentos de marketing. De fácil uso, a aplicação da Swot propõe uma oportunidade de análise interna e externa, da empresa e do mercado, de rápida interpretação.

 

No Brasil, também conhecemos a Swot como Fofa. É muito comum (e fofo) ouvir autores e profissionais se referindo a ela com este nome. Vale ainda ressaltar que é normal, também, trocar o termo forças por pontos forte e fraquezas por pontos fracos. No entanto, a soma dos nomes, aqui, não altera o resultado.

 

Embora a Matriz Swot tem sido desde seu surgimento utilizada para o auxílio na elaboração de estratégias de marketing e planos de negócio, a aplicação da ferramenta em mídias sociais tem se mostrado excelente na definição do plano de comunicação aplicado à social media. Entender o pontos fortes e fracos (forças ou fraquezas) da sua atuação nas mídias sociais bem como da expertise (ou falta dela) da equipe que está por trás dos trabalhos em fan pages e demais contas e perfis, de outras redes, oportuniza a você um entendimento rápido e claro sobre o que deve ser melhorado e o que dá, sobretudo, para ser potencializado. E aqui vai uma dica muito, muito importante a ser considerada: aplique a mesma análise em seu concorrente ou no concorrente do seu cliente. Entender as potencialidades de quem concorre com você irá lhe deixar mais preparado para agir e o seu negócio não será pego de surpresa. Assim como, sacar as fraquezas da atuação em mídias sociais do seu concorrente irá lhe oportunizar agir sobre as lacunas as quais eles estão deixando passar.

 

Entenda a Matriz Swot:

 

  • Faça um resumo das análises internas e externas relacionadas a sua atuação em mídia social;
  • Identifique os pontos principais para a sua atuação nas mídias sociais e estabeleça as prioridades. Você não precisa fazer tudo de uma única vez;
  • Avalie quais são as suas opções estratégicas: o que deve ser resolvido ou pontencializado.
  • A Swot aplicada às mídias sociais serve para fazer o diagnóstico da sua atuação nas redes. Fortaleça os pontos fortes, tenha atenção aos pontos fracos e que devem ser melhorados, preste atenção às oportunidades para aumentar engajamento com a sua base de fãs e fique em alerta frente às ameaças que por ventura possam surgir.

 

Ambiente interno: tudo aquilo que você controla
Forças: Pontencialize, use muito a seu favor
Fraquezas: É uma fragilidade, elimine

Ambiente externa: tudo aquilo que você não controla
Oportunidades: Aproveite
Ameaças: Evite

Após a análise Swot da sua atuação em mídias sociais, cruze e compare as informações com as de seus concorrentes, estabeleça as estratégias que você irá aplicar para combater a força de seu oponente e o que você irá fazer para se mostrar muito bom naquilo que seu concorrente é muito fraco. Só pelo fato de você aplicar a ferramenta e definir as estratégias com base nas informações colhidas através da técnica irá fazer a sua presença digital ser muito mais assertiva.       


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