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Se você resolveu a postagem de ontem do seu Facebook no dia de ontem, tome cuidado. Isso pode ser um alerta para a falta de planejamento da sua presença digital. Ter uma boa estratégia, alinhada à essência do seu negócio requer mais do que acessar a timeline da sua fan page, upar uma foto e criar um texto de apoio. Planejamento requer tempo e dedicação e é o oposto daquilo que se realiza em 10 minutos. Ter presença digital sólida – e com propósito – vai além de estar presente em canais de mídias socais. Requer planejamento, estudos de comportamento, análise e geração de conteúdo atrelado à estratégia comercial da sua empresa.

 

O fato é que a dinâmica da internet nos leva muitas vezes a crer que tudo se resume a um post, uma boa sacada ou tela de captura de e-mail. É comum ainda ver pessoas marcando 47 amigos em posts promocionais e chamando isso de marketing digital ou ainda estarem plenamente satisfeitos com os 63 likes da foto no Instagram. Essa “métrica de aplauso” dá até preguiça, mas, confessamos, faz a cabeça de muitos negócios por aí

 

O plano

DIAGNÓSTICO
Um planejamento de marketing digital consistente começa pelo diagnóstico da atuação do negócio no digital. Entenda os movimentos e a presença da sua empresa na rede. A este universo grandioso e praticamente ilimitado, chamamos de ecossistema. Onde está posicionado o seu negócio no meio desse ecossistemas? Seu site tem um blog? Em quais mídias sociais ele atua? Como se relaciona? Quem é o responsável pela sua presença digital? Sua empresa tem um gerente de comunidade para tocar à frente os trabalhos e estratégias? Você mantem relatórios e analisa os resultados alcançados no período? Como anda seu ranking nos buscadores? Seus investimentos de anúncios em mídias sociais são constantes ou nem ouviu falar disso ainda?

 

A lista aqui é longa, mas vou ficar nestas perguntas para não tornar a leitura maçante. No entanto, sugiro que você liste todas as perguntas possíveis relacionadas a presença digital durante o seu diagnóstico. Responda a todas e execute um plano de ação para criar as suas estratégias em cima das respostas.

 

OBJETIVOS
Mas, calma aí. Antes de revolucionar seu planejamento de marketing digital esboce seus objetivos. Lembre-se da famosa frase de Lewis Carroll:  “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Não definir o que se pretende pode ser o seu maior erro e o que de longe fará com que gaste mais do que poderia, se soubesse onde chegar. Considere gerar leads e conversões para criar oportunidades de venda.

 

PERSONA
Mas, calma aí. Antes de revolucionar seu departamento comercial mediante os objetivos alinhados, defina o persona do seu negócio. Pesquise sobre o comportamento do seu  consumidor, seus reais interesses, desejos, suas crenças, suas favoritações de toda ordem e o modo como pensa ou julga algo. Em outras palavras, conheça os hábitos e o estilo de vida do seu cliente. Essas informações têm absoluta relevância para o sucesso daquilo que você quer alcançar, afinal, nossos comportamentos são mais determinantes na decisão de compra do que necessariamente nossa idade, gênero ou cidade em que moramos. O persona irá lhe ajudar a criar audiência e a facilitar seu relacionamento. Além disso, você pode ter a quantidade de personas que quiser, desde que tenha estratégias definidas para cada um deles.

 

SWOT
Mas, calma aí. Antes de sair comunicando com seu público, faça uma análise do seus pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças que permeiam seu mercado e seus concorrentes. Sim, estou falando de você aplicar a Matriz Swot em seu planejamento digital.
O uso da ferramenta em estratégias digitais tem se mostrado excelente na definição do plano de comunicação aplicado ao marketing digital. Entender o pontos fortes e fracos (forças ou fraquezas) da sua atuação digital bem como da expertise (ou falta dela), oportuniza um entendimento rápido e claro sobre o que deve ser melhorado e o que dá, sobretudo, para ser potencializado. Aplique a mesma análise em seus concorrentes. Entender as forças de quem concorre com você irá lhe deixar mais preparado para agir, assim como sacar as fraquezas da atuação em mídias sociais dos seus concorrentes irá lhe oportunizar agir sobre as lacunas as quais eles estão deixando passar.

 

Após a análise Swot da sua atuação digital, cruze e compare as informações com as de seus concorrentes, estabeleça as estratégias que você irá aplicar para combater a força de seu oponente e o que você irá fazer para se mostrar muito bom naquilo que ele é muito fraco. Só pelo fato de você aplicar a ferramenta e definir as estratégias com base nas informações colhidas através da técnica, sua presença digital tende a ser muito assertiva.   

 

CONTEÚDO
Parece que está resolvido. Mas este é só o começo do seu planejamento de marketing digital. A partir do momento em que você tiver diagnosticado sua atual presença online, mapeado seus objetivos, relacionado seus personas e analisado seus pontos internos e externos sua equipe estará pronta para criar os melhores conteúdos e distribuir nos canais sociais e digitais mais pertinentes ao seu possível comprador.  


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