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De maneira bem prática, imagina que o Canal Viva, resolve deixar para o público decidir, entre duas novelas famosas, qual delas ele gostaria de rever, e para isso irá usar um site/aplicativo de votação.

O que o Canal Viva irá ganhar com essa ação? Buzz, engajamento, impacto, relacionamento? É nesse momento em que a lista de possibilidades vai ao infinito caso os responsáveis pela ação não definam objetivos claros pra ela. É nessa etapa que entram os famosos KPI’s.

KPI: Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de performance. 

O que um canal de pago de TV mais quer é aumento e fidelização de assinantes não é verdade? Então podemos dizer que esse é o principal KPI de toda e qualquer ação realizada por esse time de marketing. A partir daí algumas perguntas precisam ser feitas:

  • O canal é novo?
  • O público é novo?
  • O que o público ganha?
  • O que queremos desse público?
  • O que essa ação trará de vantajoso para a marca além de buzz?

Ter pessoas falando da sua marca é sempre muito bom, mas isso não basta. Se a empresa visa fidelizar e até mesmo aumentar seu número de assinantes ela precisa trazer esses targets para mais perto de si não é mesmo?

Usando novamente o exemplo do Viva que não é um canal novo e já é conhecido e querido pelo público em geral, fica fácil notar que o segundo objetivo dessa ação não é impacto mas, sim relacionamento. Uma boa maneira de empresas que sobrevivem de assinaturas ou prestações de serviço frequentes é ter a sua base CRM atualizada e qualificada. Esse por exemplo, pode ser um KPI poderosíssimo em sua campanha!

Uma vez que já definimos que a votação será feita via site/aplicativo, cabe aqui inserir uma maneira de capturar esses leads e ao mesmo tempo qualificá-los. Como? Através de um Social Login por exemplo, já falei sobre aqui, mas vale relembrar que essa API do facebook além de capturar o email do usuário, permite verificar seus interesses com base em dados comportamentais da conta de cada um, páginas que curte, aplicativos que usa, locais que já fez check-in.

Esse KPI chamamos de lead qualificado, uma vez que validamos seu email como o uso do Social Login, bem como suas preferências, gostos, comportamento. Você pode por exemplo usar esse lead posteriormente em sua base CRM com emails de ofertas específicas e de acordo com o perfil dele, ou mesmo subir uma campanha de ADS totalmente personalizada no Facebook exclusivamente para esse público. Bacana né!?

Existem diversos dados e KPI’s a serem obtidos e extraídos em uma ação e/ou campanha, contudo é primordial ter um conhecimento um pouco mais profundo nas ferramentas que serão usadas na hora de coletar esses dados. É também de extrema importância que antes das análises os objetivos sejam alinhados e definidos.

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