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A gente sabe que a vida de social media nos exige conhecimento em diferentes áreas. Dentre elas, o design! As imagens são extremamente importantes para os resultados das publicações, e essa pode ser uma tarefa muito desafiadora. 

Para entregar conteúdo de qualidade nas redes sociais, são indispensáveis ferramentas, dicas e softwares intuitivos que facilitem o trabalho. Por isso, separamos 8 dicas essenciais para criação e design nas redes sociais que vão elevar a estética e eficácia das suas publicações!

1. Foque nos elementos visuais

É preciso causar impacto para sair do comum e chamar a atenção. Sabe um ótimo jeito de fazer isso? Utilizando contrastes! Essa técnica faz com que a imagem se destaque por ter algo diferente entre os elementos, fazendo com que apareça mais que os outros. 

Você pode aplicar o contraste em diferentes elementos como: cor, tipografia, formas, etc. Dessa forma, você capta a atenção do público de forma criativa e impactante. Veja o contraste de tipografia por exemplo: 

2. Transmita emoções pelas cores

Nas suas publicações, é importante utilizar cores a favor da sua marca, assim, você consegue despertar os sentimentos certos no público e ter mais sucesso com o design. 

Cada cor está associada a determinado sentimento. Por exemplo, a cor vermelha nos semáforos, elas são assim por um motivo: o vermelho tende a deixar as pessoas em alerta, captando sua atenção com mais facilidade.

Confira as emoções que as algumas cores transmitem:

  • vermelho = energia e urgência;
  • laranja = prosperidade e vitalidade;
  • amarelo = otimismo e recreação;
  • verde = esperança e relaxamento;
  • azul = confiança e segurança;
  • rosa = romantismo e feminino;
  • preto = poder e elegância;
  • roxo = calmante e misterioso.

3. Priorize a hierarquia da informação

Destaque o que é mais relevante na sua mensagem e traga uma ordem lógica de leitura para o seu post. As imagens, cores e fontes auxiliam a hierarquizar estes elementos, por isso, mantenha o foco na mensagem principal para destacá-la. 

Em seguida, coloque as informações secundárias, de forma que elas fiquem mais suaves, sem tirar o foco do objetivo maior. Veja este exemplo onde o destaque da publicação vai para a característica mais importante do conteúdo, que é a palavra “ilimitado”:

4. Mantenha a coerência visual

Isso ajudará na identificação visual dos seus posts e da sua marca pelos seus seguidores. Crie modelos de layout para os diferentes tipos de conteúdo e formatos da sua marca nas redes sociais, pois eles ajudam o público a entender do que se trata aquela informação. 

Além disso, os modelos padronizados colaboram com a identidade da marca, fixando nos usuários as características daquele conteúdo. Você pode optar por criar um layout padrão, por exemplo, para um tema ou uma editoria específica do seu conteúdo, como vídeos de bastidores, reviews dos clientes, posts de relacionamento, entre outros. 

Confira este modelo que o Share utiliza para a editoria #TraduçãoSimultânea, onde explicamos situações reais dos profissionais da comunicação:

5. Estimule uma ação

Não se esqueça de incluir um CTA ou Call to Action (Chamada para Ação) para conduzir a audiência a cumprir o objetivo do post. O seu post pode ser maravilhoso, mas se ele não tiver um objetivo ou propuser um próximo passo, não adiantará nada! 

Portanto, lembre-se sempre de adicionar elementos que estimulem a interação ou qualquer outra ação que seja relevante para a sua marca e o seu objetivo. 

Veja aqui alguns dos CTA’s mais utilizados:

  • Inscreva-se;
  • Assine;
  • Experimente grátis;
  • Comece agora;
  • Saiba mais;
  • Participe;
  • Veja mais informações;
  • Cadastre-se já;
  • Compartilhe com os amigos;
  • Marque um amigo…
  • Etc.

6. Esbanje personalidade

A personalidade é o que faz um post memorável. Utilize de ilustrações, gráficos, infográficos, prints de tela, gifs, citações, fotos, vídeos… são muitos recursos que você pode utilizar para criar seu visual próprio!

Teste técnicas e combinações diferentes para destacar o seu post dos seus concorrentes. Além disso, realizando testes você sempre aprenderá coisas novas. 

Aqui vão algumas ferramentas de design para você testar diversos formatos e recursos nas suas publicações: 

O Adobe Spark é mais utilizado para criação de conteúdo nas redes sociais, é possível produzir diversos formatos diferentes na plataforma. Entretanto, seu recurso mais popular é a produção de stories animados para o Instagram. 

A ferramenta foi criada com o objetivo de ser acessível para os usuários que não necessariamente possuem conhecimento técnico de design. A plataforma disponibiliza o download gratuito do aplicativo para dispositivos Android e iOS, além de possuir sua versão web. 

É um dos apps mais completos para a produção de conteúdo. A ferramenta possui uma versão mobile e uma versão web, e disponibiliza diversos modelos para criação, separados por categorias, formatos, recursos, etc. Nele você vai encontrar além dos templates, imagens, gifs, modelos de logos e diversos outros elementos para deixar seu design com uma cara única. 

O Canva possui uma versão gratuita e outra paga, mas a gratuita já é super completa e nos permite trabalhar com muita criatividade. Para usar a ferramenta, só é preciso cadastrar um login com e-mail e senha.

O PicsArt é um editor de imagens disponível para celulares Android e iOS com diversos recursos como colagens, filtros, templates, entre outras funções. O aplicativo é pago, mas possui teste gratuito de sete dias. Sua versão web é gratuita, entretanto, os recursos são limitados. 

A plataforma possui, inclusive, funções parecidas com a câmera do Instagram, permitindo adicionar filtros às imagens e efeitos. É possível também elaborar um design do zero, basta selecionar a opção de fundo colorido e começar a adicionar elementos para incrementar a identidade visual.

  1. Escolha uma tipografia adequada

Ela será determinante para incentivar a leitura do post. Os usuários não estão mais acostumados a ler grandes textos nas redes sociais, por isso, a tipografia é decisiva, ela precisa ser atrativa! Por isso, utilize tipografias que complementem o seu design, dando vida ao seu post. Se liga nessas dicas:

  • Atente-se à legibilidade da fonte, o público precisa conseguir ler a sua mensagem;
  • Utilize fontes “manuscritas” em casos específicos para destaque da informação. Quando usadas em textos longos, podem se tornar difíceis de ler; 
  • As fontes com serifa são mais indicadas para parágrafos de textos e para impressões. Elas normalmente transmitem uma sensação mais formal;
  • As fontes sem serifa são aquelas que não possuem nenhum traço extra no final das letras. Elas são ótimas para textos mais curtos e peças online, passam uma ideia mais descontraída;
  • No título, utilize espaçamento entre as letras ou caracteres específicos para melhorar a legibilidade e dar mais destaque. 
  • Experimente utilizar fontes diferentes e fazer diversas combinações atrativas. Mas não abuse! O equilíbrio perfeito é usar no máximo 3 variações para não sobrecarregar a imagem. 

📌 Dica final: teste muito até encontrar uma identidade visual para as peças que funcione para a marca! Isso ajudará a criar um conceito único, que aumentará o reconhecimento dela e, consequentemente, os resultados! 


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