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Não é segredo pra ninguém, COVID-19 está transformando muitos dos nossos hábitos, mas cada geração é impactada de uma maneira diferente e agora é hora de vermos como cada grupo está se comportando!

Os dados apresentados são da pesquisa realizada pela Kantar.

Millennials e Centennials

As gerações mais jovens são mais digitais e esperam um posicionamento proativo das marcas.

Esta expectativa já é um dado super importante para as marcas que estão com dificuldade de encontrar o seu posicionamento ou a sua estratégia de conteúdo, por exemplo. É um momento em que as pessoas mais jovens esperam que as marcas façam algo, sejam úteis, entreguem algo. Seja em conteúdo, seja em posicionamento. Ficar em silêncio, pra essa galera, não funciona.

  • 48% dos jovens, esperam que as marcas sejam exemplo para guiar a mudança.
  • 39% espera que as marcas usem o seu conhecimento para explicar e informar.

Os grupos entre 33 a 54 anos e 55+ também possuem comportamentos parecidos com a porcentagem acima, mas menos expressivos. Os jovens possuem mais expectativas, nesse sentido.

  • 39% dos jovens aumentaram seus hábitos de compra online
  • 47% dos jovens estão com expectativa de aumento nas compras online

Como a situação impactou no seu consumo de mídia?

O nosso tempo consumindo conteúdo cresceu, estamos mais atentos às possibilidades de entretenimento digital. Com isso, o uso em algumas mídias também cresceu.

Millennials e Centennials tiveram um aumento declarado nas seguintes mídias:

  • 35% passou a usar mais o TikTok
  • 69% passou a usar mais o Instagram
  • 87% passou a usar mais o YouTube

Já as pessoas entre 35 e 54 anos, declararam a seguinte mudança:

  • 24% passou a usar mais o TikTok
  • 51% passou a usar mais o Instagram
  • 75% passou a usar mais o YouTube

Ou seja, são mudanças menos expressivas se formos comparar aos jovens, mas ainda assim, estamos mais conectados neste momento. O TikTok, com conteúdos que divertem, uma interface que facilita a permanência do usuário, tem tudo para ser um canal com grande audiência nesse período.

A procura cresceu em busca de dois caminhos: informação e entretenimento. O uso de televisão, por exemplo, cresceu no mundo inteiro, no Brasil tivemos um crescimento de 19%.

Além disso, a pesquisa mostra alguns seguimentos que tiveram alta durante a pandemia:

  • Lojas de Departamento, tiveram um crescimento de 353%
  • Roupas, calçados e acessórios, tiveram um crescimento de 336%
  • Educação complementar, teve um crescimento de 20%

Estes são alguns dos dados apresentados na pesquisa e você pode acessar o material completo aqui.

O que não podemos negar é que nesse momento, trabalhar com pessoas e estratégias está sendo uma grande lição para marcas e planejadores. Estamos planejando com prazos menores e isso é desafiador para quem busca suas metas.

Por isso, as pesquisas de comportamento, neste momento são tão importantes. Com alguns dados, você pode repensar no papel da sua marca e entender como se encaixar na vida das pessoas, em um momento tão delicado.

O papel das marcas está sendo colocado à prova. Sejam úteis, sejam relevantes, é isso o que as pessoas estão buscando e cabe aos profissionais da área, pensar e refletir sobre os próximos passos.

Se cuide! 😉


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