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Sem dúvidas você já se deparou com blocos e mais blocos de hashtags no Instagram, mas chegou a hora de desvendar o que realmente funciona quando o papo é a utilização deste recurso, que pode ser muito estratégico para o seu negócio!

O que são as hashtags?

A utilização das hashtags passou a ser quase automática entre os usuários de redes sociais, mas antes de escolher 30 opções para o seu post, vale você pensar sobre a funcionalidade da ferramenta.

As hashtags são utilizadas como um recurso para agrupamento de conteúdos. Assim, elas podem direcionar o usuário para um espaço com conteúdos sobre o mesmo tema e também contribuir com os criadores de conteúdo que desejam filtrar ou entender o comportamento dos usuários. Vem que te explico melhor!

Como viemos parar aqui?

Elas foram usadas pela primeira vez como hashtags em 2007, por Chris Medina, quando o especialista em marketing na web entrou nos escritórios do Twitter com uma ideia. Por causa da brevidade da plataforma, ele sugeriu que a empresa começasse a usar o símbolo de libra para agrupar Tweets relacionados. Desde então, o uso de hashtags, seu alcance e sua eficácia só aumentaram.

Me dê motivos!

Você quer motivos para usar hashtags? Eu te dou!

1) Participe das conversas!
Incluir hashtags em suas postagens significa participar de uma conversa que acontece nessa plataforma de mídia social. E o mais importante, torna suas postagens visíveis nessa conversa. Isso pode levar a um maior engajamento, impulsionando o engajamento da sua marca nas mídias sociais por meio de curtidas, compartilhamentos, comentários e novos seguidores.

2) Construa a sua marca!
Criar uma hashtag de marca pode ser uma forma eficaz de promover sua empresa e impulsionar o diálogo.

3) Posicione-se!
Quer dar sua opinião e posicionamento como marca? Às vezes uma hashtag já diz mais que mil palavras. Por exemplo, a empresa canadense de telecomunicações Bell usa a hashtag #BellLetsTalk para promover a conscientização sobre saúde mental.

4) Filtrar hashtags para entender o comportamento dos usuários? Isso mesmo!
A pesquisa por hashtags pode ser uma ferramenta muito eficaz quando você deseja entender o comportamento da rede. Quando algum tema está em alta, você pode fazer uma pesquisa via Twitter e ter um rápido entendimento sobre o que a rede está dizendo sobre o assunto, em tempo real.

“Como posso utilizar as hashtags nos meus conteúdos?”

Assim como você pode encontrar conteúdos relevantes através das pesquisas de hashtags, também é super importante que você utilize-as em seus conteúdos. Para te ajudar nesse processo, trouxemos algumas dicas importantes!

Selecione poucas hashtags
Sabe aquele bloco de hashtags que você se depara ao rolar o feed do Instagram? Não precisa, afinal o resultado não é por volume. Cerca de 5 hashtags em um post no Instagram, por exemplo, sem dúvidas será eficaz.

Fique de olho!
Para quem não está familiarizado com o termo, shadowban é um mecanismo que o Instagram usa para diminuir o alcance de perfis que cometem pequenas infrações. Esse banimento não é explícito e é temporário, então, em muitos casos, o usuário nem sabe que aconteceu.

Além da utilização exagerada de hashtags ou de termos proibidos (como por exemplo: #followforfollow ou #likeforlike), outros comportamentos também causam o shadowban, como o uso de automações ou interações em excesso. Fique de olho e não tente burlar o sistema!

Pesquise antes de utilizar
Pensou em alguns termos para o seu post? Pesquise e dê uma olhada antes de colocar o post no ar. Não se esqueça de que quando se trata destes recursos, muitas pessoas acabam utilizando apenas para conseguir alcance e infelizmente, o uso indevido pode acabar atrapalhando a sua expectativa.

Utilize ferramentas para gerar hashtags
Uma maneira mais prática e eficaz de adicionar hashtags nas suas publicações sem que você fique um tempão pesquisando, sem saber o que fazer. Atualmente existem uma infinidade de ferramentas que podem facilitar o seu trabalho. Aproveite e anote as dicas abaixo \o/

Hashtagfy.me

A ferramenta te ajuda a encontrar as melhores hashtags do Twitter ou do Instagram para a sua marca. Você pode pesquisar qualquer hashtag e ver o quão popular ela é e as tendências para o mês e a semana.

WebStagram

O site possui foco em hashtags criadas no próprio Instagram e dá informações interessantes como quais são as hashtags mais usadas no momento.
A ferramenta te dá uma visão completa dos posts. Além do nome dos usuários, ficam exibidas também as imagens que foram compartilhadas, sem a necessidade de sair da página para visualizar o teor dos conteúdos.

Top-Hashtags

A ferramenta tem uma interface simples e direta, mas funciona bem para o seu objetivo em analisar as hashtags mais usadas no mundo. Você pode buscar por uma hashtag específica e saber a quantidade de posts existentes com ela ao redor de todo o mundo. Além disso, o site dá dicas de hashtags a partir de assuntos específicos. Se você fala sobre marketing, por exemplo, o site te ajuda a encontrar as hashtags no seu nicho.

Social Searcher

A ferramenta pode ser utilizada tanto para monitorar hashtags quanto para saber o que as pessoas estão dizendo sobre a sua marca ou produto.
O mecanismo de busca (é totalmente gratuito) e você ainda consegue encontrar menções públicas em redes sociais como o Instagram, Twitter e outras mídias. São funções simples e altamente eficazes!

Aproveite para começar a fazer novos testes e testar os resultados nas suas hashtags! Aproveite para testar novas ferramentas e fique de olho, não tente burlar o sistema para se dar bem! O negócio é testar e entregar bons conteúdos para garantir cada vez mais resultados!


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