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Cada vez mais as empresas estão em buscas de novas estratégias e ideias para que o público se torne mais engajado e próximo do que a marca acredita. O Facebook e o Instagram são redes sociais que já estão em peso na vida de quem trabalha com Marketing Digital, mas e as outras redes? Como podemos abrir a mente para outras formas de comunicar? É para isto que estou aqui e trouxe o exemplo da marca Colcci.

Novembro de 2014, São Paulo Fashion Week Inverno 2015 chegou, o que fazer? Causar! Esta é a resposta da Aldeia, responsável pelo case.

Sem rodeios, nosso desafio era pura e simplesmente causar. A cobertura do SPFW pela Colcci é tradicionalmente agitada e movimenta milhares de fãs no Facebook, Instagram e Twitter. Nossa missão era trazer ainda mais tempero e vibração à mistura.”

Tá, mas qual foi a ideia?

A ideia era produzir conteúdo no Snapchat, que ainda hoje não é bem utilizado pelas marcas, em 2015 ~ menos ainda. Uma forma de potencializar a divulgação do evento, mostrando bastidores, real time, storytelling e ainda mashup de todo o evento, fazendo com que o público do Snapchat se sentisse na cadeira da primeira fileira!

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Como foi feita?

“Além de jornalistas e publicitários, um diretor de arte responsável pela captação de vídeos e imagens em formatos inovadores. Uma equipe de backoffice em São Paulo e Porto Alegre, responsável pelo monitoramento em tempo real das interações, acompanhou toda a preparação do desfile e suas repercussões posteriores nas ferramentas de redes sociais.”

Parece tudo muito bom, mas e os resultados?

  • A ação impactou mais de 200.000 vezes o público interessado, gerando grande volume de prints e respostas entusiasmadas;
  • Ganhou as páginas de publicações de diversos segmentos, impactando tanto pela inovação na moda quanto pelo caráter da adoção tecnológica.

Agora vamos refletir sobre estes números: a marca ganhou uma visibilidade incrível (com o público do evento, com o público interessado no evento mas que não estava presente e com todas as pessoas que ficaram impactadas com a bela ideia que eles tiveram), a marca foi citada em diversos canais como um exemplo de inovação e criatividade na comunicação, o que provavelmente não aconteceria caso não tivessem feito a ação e ainda se mostrou humanizada e interativa com seus seguidores!

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Tá, como eu faço isso?

A vontade de fazer algo diferente precisa ser constante. Já estamos lotados de timelines sem graças e sem um ~tchan. Pare um pouco para pensar, o que seria novo? O que traria conteúdo diferenciado para as pessoas que te seguem? Nós estamos passando cada vez mais tempo nos nossos smartphones, consumindo conteúdos que muitas vezes não nos interessam e ainda assim, estaremos lá diariamente. Ou seja, corra atrás de ações que façam com que os seguidores queiram ver, ler, assistir e compartilhar o que você tem a mostrar. Lembre-se sempre de produzir conteúdos distintos para cada local, em momento algum a marca utilizou conteúdo replicado (Facebook = Instagram = Snapchat), cada rede exige uma abordagem e este é o nosso desafio diário. A inovação, aliada à criatividade e muito trabalho é a chave para o sucesso. Infelizmente não temos receita de bolo para seguir e fazer as coisas darem certo, mas para a nossa sorte, as redes sociais nos proporcionam diversas oportunidades, o que nos resta é agarrar uma delas e correr atrás. Boa sorte!

 


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