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A pandemia do COVID-19 cada dia mais vem prejudicando o funcionamento de pequenas empresas, médias e até grandes empresas. E o impacto também está sendo mostrado nas plataformas de mídia social. As marcas estão postando menos e gastando menos em anúncios nas principais mídias sociais. Consequentemente, sua receita e engajamento social diminuíram drasticamente.

Em uma tentativa de envolver os usuários e expressar uma forte mensagem social, o Instagram lançou alguns adesivos relacionados ao COVID-19 nas últimas semanas. Após os adesivos “Obrigado” e “Fique em casa”, tivemos o lançamento do adesivo “Apoie as pequenas empresas”.

Os adesivos de “Fique em Casa” eram sobre isolamento social e os adesivos de agradecimento mostravam gratidão aos guerreiros da linha de frente no enfrentamento do Corona Vírus. Os adesivos de suporte a pequenas empresas, como o nome sugere, são sobre dar apoio a pequenas empresas que estão sofrendo o impacto da pandemia.

Neste artigo, vamos ver como funciona e é possível usar os adesivos do “Apoie as pequenas empresas” para mostrar apoio e incentivo pelas empresas que os usuários seguem. Também vamos ver sobre como as empresas podem aproveitar esses adesivos para conquistar novos seguidores e nutrir os antigos.



O que são os adesivos “Apoie as pequenas empresas” do Instagram?

Em 11 de maio de 2020, o Instagram lançou seus adesivos de Apoie as pequenas empresas.

A equipe do Instagram Business disse em seu anúncio oficial https://business.instagram.com/blog/supporting-small-businesses-on-instagram:

“Com o novo adesivo “Apoie as pequenas empresas” no Instagram, as pessoas podem mostrar facilmente seu amor pelas empresas no Stories. Eles podem mencionar empresas diretamente no adesivo para fornecer aos seguidores uma prévia da conta. Quando as pessoas usam o adesivo, sua história é adicionada a uma história compartilhada do Instagram, para que seus seguidores possam vê-la junto com outras empresas que as pessoas que seguem estão apoiando.”

A história compartilhada do Instagram é exibida na seção Histórias do usuário que a criou e de seus seguidores.

Os adesivos ajudarão as pessoas a descobrir novas pequenas empresas e empresas a descobrir novos clientes em potencial.

Assim como na maioria das funções do Instagram nem sempre ela é disponibilizada a todos os usuários e contas. Algumas contas podem não ter recebido a função.

Como podemos usar os adesivos “Apoie as pequenas empresas”?

Vamos ver s etapas que o usuário precisa seguir para usar o adesivo “Apoie as pequenas empresas”.

Etapa 1: clicar no sinal de adição ao lado do seu avatar para adicionar uma nova história. Por padrão, isso abrirá a câmera no modo selfie “frontal”.

Etapa 2: o usuário pode adicionar uma foto ou vídeo usando os produtos das pequenas empresas que ele deseja oferecer suporte. Ou ele pode clicar em uma selfie e enviá-la para a História. Também pode adicionar várias imagens em uma única história e inserir o adesivo “Apoie as pequenas empresas” para diferentes empresas em cada imagem.

Etapa 3: quando o usuário estiver satisfeito com a imagem / vídeo que deseja na sua história, é só clicar na barra de adesivos e selecionar o adesivo “Apoie as pequenas empresas”. É possível também adicionar vários adesivos à sua imagem.

Etapa 4: o usuário deve digitar o nome da pequena empresa que desejar apoiar.

Etapa 5: é possível adicionar mais estilos e filtros ao adesivo tocando nele.

Etapa 6: depois de publicar a história, ela será adicionada à seção Histórias. Os seguidores podem clicar na história e visualizar as empresas que o usuário postador apoia.



Como as marcas podem aproveitar os adesivos de apoio a pequenas empresas?

As marcas podem obter visibilidade adicional com esses adesivos. Eles também podem construir sua presença online no Instagram. Uma pequena empresa que recebe muito reconhecimento de seus seguidores naturalmente poderá de maneira mais fácil atrair novos seguidores, futuros clientes, influenciadores e colaboradores.

Quando os seguidores de um usuário clicam na História compartilhada, um pequeno pop-up aparece, carregando uma breve descrição da empresa marcada com o adesivo.

O pop-up contém duas opções: “Perfil da visita” e “A seguir”.

Os adesivos ajudarão as pessoas a descobrirem e se conectarem com pequenas empresas relacionadas aos seus interesses. Como as marcas reduziram mais ou menos sua publicidade nos canais sociais, esses adesivos podem ajudá-los a permanecer visíveis e relevantes durante esse período difícil.

As marcas também podem repostarem esses adesivos para suas histórias como prova social. Esse conteúdo gerado pelo usuário promove a confiança de clientes e seguidores existentes e potenciais.

As marcas também podem enviar mensagens aos seguidores que postaram esses adesivos e nutrir seus relacionamentos ainda mais. Eles também podem alcançar as pessoas que gostaram da história e ganhar novos seguidores ou até mesmo leads.

Também é uma oportunidade para as marcas se conectarem com outras pequenas empresas relevantes. Eles podem criar parcerias aos empreendedores e estabelecer as bases para relacionamentos mutuamente benéficos com eles.

Portanto, os adesivos “Apoie as pequenas empresas” podem se tornar uma estratégia eficaz de construção de marca para empresas de pequena escala que, de outra forma, têm dificuldade em gerar resultados na plataforma cada dia mais disputada.



Como o Instagram ajuda pequenas empresas?

O Instagram acredita que as marcas que agregam valor real a seus clientes e agem com responsabilidade ganham confiança no cliente a longo prazo.

Uma pesquisa da Kantar (Acesse clicando aqui) sobre as expectativas dos clientes das marcas durante o COVID-19 constatou que o comportamento de uma marca durante períodos de crise provavelmente afetará seu relacionamento com a marca no futuro. Ele também descobriu que as marcas que agregavam valor de maneira ética eram 2x mais respeitadas pelos clientes do que as marcas que não.

É por isso que o Instagram criou um conjunto de novas ferramentas e recursos para manter as pequenas empresas conectadas com seus clientes e comunidades durante esse período de isolamento. Eles montaram o “Manual do Instagram para Empresas
para enfrentar a COVID-19″.

Você pode baixar o documento neste clicando neste link!

Ou diretamente neste link:
https://www.facebook.com/business/news/instagram/instagram-covid19-directory

O Documento encontra-se em português!

O manual contém hacks e guias de como usar as ferramentas digitais da plataforma e manter as linhas de comunicação abertas.

O Instagram recomenda que as marcas precisem ter conhecimento digital para permanecerem conectadas com seus clientes. As marcas devem se esforçar para educar e informar seus clientes sobre como eles podem fazer compras on-line nesse período.



As marcas podem usar os seguintes recursos para aumentar sua presença digital:

Lives do Instagram: vídeos e webinars dos bastidores com especialistas para manter os clientes envolvidos e informados.

Instagram Shopping: tags e adesivos de compras para impulsionar as vendas.

IGTV: usar vídeos longos para educar as pessoas sobre seus serviços ou produtos.

No Guia, o Instagram lista algumas dicas para as marcas otimizarem seus perfis para que possam vender mais:

  • Incluir o URL do seu site na sua biografia
  • Mencionar os horários de funcionamento da loja se você estiver abrindo sua loja por horas limitadas
  • Destacar se a empresa está oferecendo entrega gratuita ou tem pontos de coleta
  • Promover cupom ou vale-presente e ofertas para atrair compradores a ficar em casa e fazer compras
  • Usar tags de compras para que as pessoas possam comprar diretamente de suas contas
  • Publicar sobre as medidas especiais que a empresa está tomando para ajudar a sociedade.

Não deixe de conferir o material do Instagram com várias outras dicas e informações:
https://www.facebook.com/business/news/instagram/instagram-covid19-directory

O Facebook também criou o Pedido de Refeição, confira mais sobre em:
https://business.instagram.com/blog/instagram-durante-covid-19-pedido-de-refeicao

Mais sobre:
https://about.fb.com/br/news/2020/05/novidades-do-facebook-e-do-instagram-para-ajudar-pessoas-e-pequenas-empresas-a-ficarem-mais-proximos



E por final…

O COVID-19 criou um sentimento de desconexão, medo e insegurança entre as pessoas. É tão importante permanecer conectado quanto permanecer seguro neste período. O suporte a pequenas empresas do Instagram é uma tática eficaz para as empresas permanecerem relevantes e conectadas às suas comunidades do Instagram.




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