A atualização no Instagram que deu lugar aos Stories surgiu em 2016 e desde então tem sido uma ótima ferramenta para as marcas que deseja criar um diálogo com o público, além de ser um ótimo canal estratégico para as vendas.

Se você ainda não usa os seus Stories com um olhar estratégico, fica de olho nas dicas, porque esse texto é pra você.

Os Stories surgiram como uma ferramenta super parecida (para não dizer igual) ao Snapchat, muito usado para mostrar os bastidores e a vida real da galera. Acontece que os Stories acabaram conquistando os nossos corações (falo por experiência própria), o público passou a demonstrar um ótimo retorno nas publicações feitas nos Stories.

A partir desse momento, o que podemos fazer para aproveitar a ferramenta e fazer com que os nossos resultados cresçam? Vamos lá, anota as dicas e comece a colocar em prática agora mesmo 😉

#1 CTA nos Stories? SIM!

O seu Stories pode ser incrível, super bacana e bem feito, mas não se esqueça de usar um CTA. Lembre-se que você tem poucos segundos da atenção do usuário e ele pode simplesmente se esquecer de arrastar pra cima, de encaminhar pros amigos, responder a pergunta ou a enquete. 

2# Não é pra ser um catálogo

Não adianta usar os seus Stories para publicar todo o seu acervo de imagens sobre seus produtos. Não é para virar um catálogo, certo? A ideia é que você use para contar uma história, criar um diálogo com seu público, entre outros resultados (que também irão influenciar diretamente nas suas vendas). Quer criar um catálogo dentro dos seus destaques? Aí sim, faz todo sentido 😉 

3# Use os stickers disponíveis no app

O Instagram Stories já possui muitos stickers disponíveis para você brincar nas publicações. Use de forma criativa, para que o seu público tenha sempre um poder de ação, por exemplo:

Perguntas

Você pode usar o recurso de “Perguntas” para gerar uma conversa. Lembre-se que a conversa não precisa ser sobre a sua marca, até porque ela só é importante (de verdade) pra você.

Enquete

Crie pesquisas, mas crie com temas que sejam relevantes para o seu público. Não se esqueça de comentar no final, quais foram as percepções obtidas com as votações.

Lives

As Lives são ótimas para fazer entrevistas, mostrar um momento exclusivo como: eventos, inaugurações, festas, lançamento de algum produto, enfim, as possibilidades são inúmeras. Não se esqueça de ficar de olho nas perguntas durante a Live, para responder a galera.

Contagem Regressiva

Uma atualização recente no app, disponibilizou o botão de contagem regressiva nos Stories. Pode ser uma ótima saída para quem trabalha com eventos, vai fazer algum lançamento ou algo especial.

Localização

O sticker de localização é muito legal para quem tem um ponto comercial ou quer avisar o público que está chegando na cidade. A hashtag com o nome da cidade também funciona!

É importante ficar de olho nas novidades e atualizações do app. O Instagram está em constante evolução, pode ser até que ao ler este artigo, já exista algo diferente por lá. Então fique de olho e teste TUDO 😉

4# Ser real também faz parte

A estratégia de ser real também é uma boa pedida. Não compre seguidores, não aceite esses macetes que encontramos facilmente no mercado hoje em dia. Trabalhe para conquistar usuários reais, engajamentos reais, isso sim será o seu grande resultado. Mesmo que a busca pelos 10k seja forte, para ter o link habilitado nos Stories, mas pense que o valor de ter seguidores reais (mesmo que sejam poucos) é muito maior.

5# Evite o overposting

Postar sequências e várias coisas é bacana para manter o usuário interessado, mas cuide com os excessos. O seu conteúdo precisa ser MUITO legal para que o usuário permaneça atento após uma sequência de 6 Stories.

6# Mídia

Não dá pra viver sem ela, eu sei. Mídia nos Stories sim! Selecione o que há de mais relevante e importante, para fazer o investimento e alcançar os seus objetivos de uma forma mais rápida. Se liga nas dicas para fazer o seu ADS da melhor forma:

  • Cuide na quantidade de texto, é pouco tempo para ler, seja objetivo;
  • Vai postar algum layout? Busque chamar a atenção, dê destaque para as informações principais;
  • Lembre-se que as imagens precisam ter uma boa qualidade e o contraste é importante para que a leitura seja fácil;
  • A recomendação é de que as imagens sigam a proporção de 16:9 ou 1080 x 1920 pixels;
  • Caso opte por inserir um vídeo, lembre-se de que ele não pode ter mais do que 14 segundos de duração com resolução mínima de 720p.
  • Tenha em mente que o seu anúncio tem em média 3 segundos para chamar a atenção do usuário.

#7 Identidade

Assim como a sua marca, o seu negócio possui uma identidade própria. Os seus Stories também devem ter uma linguagem própria, editorias com assuntos pré-definidos, assuntos que fazem parte do cotidiano do seu público, sabe? Precisa fazer sentido com os valores e propósitos da marca (desde as cores, as gírias, os emojis, tudo é parte do conjunto).

*Não se esqueça da criatividade nas imagens, dá pra fazer MUITA coisa legal, direto no app 😉

#8 Menções

Não se esqueça de mencionar os outros usuários. Isso faz com que a pessoa seja notificada e possa compartilhar o seu Stories no perfil dela. Ou seja, o seu conteúdo pode alcançar mais pessoas, através de uma simples menção. Lembre-se, a menção precisa fazer sentido, tá? Não adianta sair mencionando todo mundo, esperando que as pessoas compartilhe o seu conteúdo. Mencione apenas quando a pessoa estiver na foto/vídeo ou tiver alguma relação com o conteúdo.

#9 Fique de olho nos feedbacks

As pessoas interagem com você? O público responde suas enquetes? Como está a sua taxa de visualizações? De cliques nos links? Fique de olho nas métricas dos seus Stories e esteja sempre preparado caso precise mudar de estratégia. A mudança também faz parte das melhorias 😉

#10 Dias e horários

Não caia nesse papo de melhores dias e horários para você publicar. Tudo irá depender do seu segmento, do seu público e de muitos outros fatores. Por isso os testes são tão importantes. Apenas testando você saberá o que funciona e o que não funciona.

Viu só? Como os seus Stories podem ser super importantes na sua estratégia de vendas e relacionamento? Comece a usar, faça testes (teste SEMPRE) e com o tempo você irá descobrir quais são os conteúdos que o pessoal mais gosta de ver por lá.

Boa sorte \o/\o/

Talvez você possa gostar