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Você já se deparou alguma vez com a abreviação em inglês UGC (User-Generated Content)?

Em português o UGC é traduzido para “Conteúdo Gerado pelo Usuário“, e é um tipo de conteúdo em que uma pessoa, influenciador ou marca são mencionados e foram criados pelos usuários – seus seguidores, fãs e clientes por iniciativa própria. Geralmente, isso consiste em postagens ou histórias nas mídias sociais.

Neste conteúdo vamos aprender a trabalhar com esse conteúdo, seus benefícios e como você pode usá-lo em sua estratégia de marketing.



Então o que é UGC?

O Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) é uma das melhores formas de conteúdo que você pode usar ao divulgar sua marca. As mídias sociais são um ambiente no qual os usuários coletam inspiração, mostram onde estiveram, o que compraram e gostam de compartilhar experiências positivas e claro até negativas. Qualquer referência ao seu produto, serviço ou marca pode ajudá-lo. Mas é importante que você possa usá-lo em seu proveito.

Os UGCs incluem vídeos, fotos ou comentários em que as pessoas o mencionam e publicam esse conteúdo em seus perfis nas mais variadas redes sociais. A grande maioria deles são referências positivas e feedback. Mas tome cuidado para não confundir UGC com parcerias e cooperação com influenciadores. O UGC é orgânico e criado naturalmente entre os usuários.



Mas como o UGC pode ajudá-lo?

Muitas empresas não prestam atenção a esse conteúdo ou não sabem como trabalhar com ele. Se você trabalha com o UGC corretamente, pode trazer muitos benefícios, não apenas na forma de feedback.

UGC é uma estratégia econômica:
O conteúdo é criado por seus clientes e apoiadores, portanto você não precisa criá-lo. Os custos de sua criação são mínimos para a empresa. Basta fazer uma boa curadoria, e adaptar o conteúdo ao meio que vai ser veiculado.

Os clientes satisfeitos ajudam a aumentar a credibilidade da sua marca:
As recomendações e críticas da UGC são reais e naturais. Se um cliente em potencial estiver acompanhando o conteúdo do seu Instagram e vendo como você compartilha feedback de clientes reais, ele poderá começar a confiar mais em seus produtos ou serviços. E, além da confiança, a probabilidade de conversão aumentará. 84% dos usuários relatam que o UGC afeta os produtos que compram e 68% dizem que o UGC é um bom indicador da qualidade da marca.

No Instagram o UGC dá bons resultados:
Publicações usando conteúdo UGC no Instagram tem maior envolvimento em comparação com outras formas de conteúdo.

Quanto mais as pessoas falam sobre sua marca, mais alcance você terá:
E isso pode ser alcançado de maneira natural e sem esforço com o UGC. Não há anúncio melhor do que a recomendação de um cliente satisfeito e eles falando positivamente sobre sua oferta entre amigos.

35 % a mais de lembrança:
As estatísticas mostram que o conteúdo UGC é 35% mais memorável do que outros tipos de conteúdo.

Alguns exemplos de UGC usados no Share

Quem segue as redes do Share (@tudodeshare) sabe o quanto é usado bastante conteúdo UCG, veja alguns exemplos:



Algumas dicas sobre como trabalhar com UGC

Ao ser marcado no Instagram Stories, você ou a conta a qual atende de uma marca receberá uma notificação. Se o usuário tiver a opção ativada, essa história poderá ser facilmente compartilhada em seu perfil. Se você foi marcado em uma postagem clássica do Instagram, precisa usar outro aplicativo para repostar na sua conta, ou então aproveitar algo do post e adaptar a sua maneira.

Presta atenção: sempre entre em contato com o usuário para perguntar se você pode usar o conteúdo dele. Se liberado, após postar também é uma boa ideia marcar o usuário em sua postagem e mostrar que é o conteúdo dele.

Verifique suas notificações do Instagram regularmente:
Monitore todas as @mençõesdestories e postagens sobre sua marca com cuidado e compartilhe o conteúdo e maneira organizada.

Reposte e marque:
Você também pode @ mencionar a pessoa que o marcou no repost e escrever algo legal.

Se não dá atenção, perde atenção:
Se você ignorar o UGC, as pessoas podem parar de marcar você.

Ofereça vantagens para a criação de UGC:
Você pode sugerir menções originais a seus seguidores e clientes, poderá oferecer alguns benefícios.

A velocidade é uma garantia de sucesso:
Lembre-se de que as marcações (tags) das Histórias do Instagram desaparecerão após 24 horas, portanto, revise, aproveite e compartilhe o conteúdo UGC todos os dias.

Hashtags:
Especialmente aquelas exclusivas criadas por você ou a marca, elas podem ajudá-lo a encontrar o UGC. Elas facilitam a localização de conteúdo conectado a você. Se você já tem sua própria #hashtag da marca ou pessoal, use-a. Se você está começando a trabalhar com elas, escolha uma que seus clientes e fãs já estejam usando ou que naturalmente estão ligadas ao seu conteúdo.

Encoraje e incentive a criação de UGC:
Não tenha medo de perguntar ou incentivar seus seguidores a criar UGC. Os clientes fiéis terão prazer em ajudá-lo.

Desafios, concursos…
As competições ajudam na geração de conteúdo UGC, portanto, tente organizar uma. mas deixe claro nos termos que os usuários devem usar sua hashtag ou mencionar sua conta do Instagram ou qual outra rede social for.



Estatísticas UGC!

Quer ver algumas estatísticas interessantes sobre UGC?

Aqui vai uma seleção de 6 posts do Rafael Kiso (fundador da mLabs) só sobre UGC:


01 – Quando os amigos e parentes postam sua experiência nas redes, isso é 9,8x mais impactante para a tomada de decisão do que um conteúdo postado por um influenciador sobre a mesma experiência.

Confira mais detalhes na legenda do post:
https://www.instagram.com/p/B3CCOQaDV6K/


02 – O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é visto como a forma mais autêntica de conteúdo pelos consumidores em todo o mundo.

Confira mais detalhes na legenda do post:
https://www.instagram.com/p/B3El6HEDAOa/


03 – Os consumidores procuram cada vez mais as provas sociais para obter inspiração e validação de viagens.

Confira mais detalhes na legenda do post:
https://www.instagram.com/p/B3HLzp0DZo1/


04 – 57% das pessoas fazem planos para ir a um determinado restaurante com base em uma imagem ou vídeo social de amigos, familiares ou colegas.

Confira mais detalhes na legenda do post:
https://www.instagram.com/p/B3JwADpDWRc/


05 – UGC impulsiona vendas de bens de consumo, principalmente na categoria de beleza, saúde e bem-estar.

Confira mais detalhes na legenda do post:
https://www.instagram.com/p/B3MWinEjkaT/


06 – 51% dos consumidores disseram que teriam mais chances de continuar se envolvendo com e / ou comprando de uma marca se ela compartilhasse sua foto, vídeo ou postagem social.

Confira mais detalhes na legenda do post:
https://www.instagram.com/p/B3UDtUUjfAz/




E então você já usava UGC?
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