Clique Aqui e saiba mais

Regularmente usuários que fazem anúncios no Facebook e no Instagram enfrentam problemas com bloqueios de contas, desativação, conta banida, ou até mesmo o atual termo “erro de conta“.

Se por acaso você um dia precisar ou um colega, neste artigo vamos abordar vários passos para tentar resolver o problema.

Antes de mais nada a maioria dos bloqueios ou desativações de contas são realizados pelo algoritmo da rede e em casos é o mesmo que avalia pedido de análise. Já em outros casos vai depender de uma análise do suporte, ou seja, ação humana.

Geralmente uma conta é desativada porque algo enviou um sinal de alerta para o algoritmo que faz com que bloquei a conta por segurança.

Mas também atividades suspeitas ou até mesmo anúncios que quebram possíveis políticas da plataforma façam com que a conta seja desativada.

Alguns deles são:

  • Os anúncios estão recebendo altas porcentagens de feedback negativo
  • Algum dos anúncios ou vários não seguem as políticas de publicidade do Facebook
  • Atividade suspeita de invasão ou uso da conta em dispositivos e locais diferentes dos tradicionais

Na maioria das vezes o anunciante violou as políticas de publicidade do Facebook. Segundo o Facebook, “nossas políticas de publicidade fornecem orientações sobre quais tipos de conteúdo de anúncio são permitidos. Então quando os anunciantes fazem um pedido, cada anúncio é revisado de acordo com essas políticas.

Se você não conhece as Diretrizes de publicidade do Facebook, é um bom conselho estudar e revisar continuamente as mesmas!

Link:
https://www.facebook.com/policies/ads

Muito raramente, as contas de anúncios são desativadas sem um bom motivo. Mas sim pode acontecer e você poderá tentar reativar a conta de anúncio para poder voltar a fazer anúncios tanto no Facebook como no Instagram, já que é a mesma conta que faz os anúncios (algumaas pessoas confundem e acham que são contas separadas, mas não).

Mas é extremamente importante o anunciante que teve sua conta desativada analisar o máximo de fatores que possam ter causado a desativação de uma conta, para evitar acontecer em outras contas ou até mesmo futuramente na conta que tentará reativar.

Mas vamos lá…

COMO REATIVAR UMA CONTA DE ANÚNCIOS DO FACEBOOK?

Antes de tudo é importante dizer que as principais opções e alternativas, bem como funções funcionam por meio de navegador web, ou seja, usando um mobile você não terá as mesmas condições. Procure fazer os procedimentos usando navegador via computador.

Também é importante salientar que os procedimentos devem ser feitos com um perfil que tenha acesso e cargo na conta de anúncios que teve problemas. Não adianta você solicitar ajuda para contas que não possui acesso ou de terceiros.

Então…

Primeiro, entre no Gerenciador de Anúncios (Ads Manager):
https://www.facebook.com/business/tools/ads-manager

Localize a conta de anúncios.

Na maioria dos casos no topo da conta de anúncios você verá uma barra vermelha informando que a conta foi desativada.

Dependendo o tipo de desativação, bloqueio ou erro da conta terá diferentes mensagens.

Mas na maioria dos avisos terá no mesmo uma opção de clicar e contatar a rede para análise.

Então clique em Entre em contato para enviar sua apelação e tentar fazer com que sua conta volte a ter funcionamento novamente.

Se você não tiver a barra vermelha ou qualquer aviso no topo da conta, talvez tenha recebido um e-mail informando que sua conta foi desativada. Então siga as instruções no email para enviar sua apelação.

Caso nenhuma das opções então você poderá os seguintes LINKS:

Gerenciador de pagamentos e anúncios desativado:
https://www.facebook.com/help/contact/189823244398879
ou
https://business.facebook.com/help/contact/189823244398879

Ajuda para contas de anúncios desativadas pela política
https://business.facebook.com/help/contact/2026068680760273

Dúvida sobre pagamentos de anúncios
https://business.facebook.com/help/contact/649167531904667/

Importante:
Note que eles só servem para solicitação de análise de contas de anúncios desativadas e somente um perfil que tenha acesso a conta deve solicitar análise

Nem sempre os links podem estarem funcionando ou disponíveis.

Você também poderá contatar o suporte do Facebook para tentar reativar a conta de anúncios.

Quando o bate-papo instantâneo está disponível (geralmente em horário comercial), você pode falar diretamente com um representante do Facebook, o que pode ajudar a tornar o processo de apelação mais rápido.

Links:

ATENDIMENTO VIA CHAT:
OPÇÃO 1:
https://www.facebook.com/business/form/chat
(Possui horário de seg a sex das 9 às 17hs)

VIA EMAIL E FORMULÁRIOS:

OPÇÃO 2:
https://www.facebook.com/business/help

OPÇÃO 3:
https://www.facebook.com/business/clientsupport

Você pode acessar vários outros links de suporte do Facebook, Instagram e WhatsApp na edição do Feijão com Arroz:
bit.ly/ajudazuck

Importante salientar que nem sempre eles estarão disponíveis dependendo do horário e conta que está acessando.

Se o bate-papo não estiver disponível, você poderá enviar um formulário para registrar uma reclamação sobre o fechamento da sua conta.

Para tal acesse o link:
https://www.facebook.com/help/contact/2026068680760273


No devido formulário, informe o Facebook sobre a situação e descreva com detalhes sobre o seu caso. Quanto mais detalhes e cordial for maiores as chances de ser atendido e ter o problema resolvido.

(Você pode escrever em português, ou se tiver possibilidade envie em inglês)

DICA:
Se a conta de anúncios DESATIVADA, ou com ERRO não aparecer no menu suspenso em ID da conta de publicidade, adicione seu ID na caixa de descrição logo abaixo, juntamente com outros detalhes pertinentes para ajudar o Facebook a investigar o caso.

ID da conta de anúncios é um número que encontra-se sempre associado ao nome da conta de anúncios. É um número com vários digitos.

Como encontrar facilmente a ID da conta de anúncios?

Vá até o seu Gerenciador de Anúncios, então vá para o URL na barra de endereços na parte superior da página e copie o número da sua conta. É a longa sequência de números após ‘act =’, veja no exemplo:

Depois de enviar sua apelação, é aguardar a posição do Facebook. Quanto tempo isso geralmente demora? Genérico dar uma tempo preciso, mas a média é respondido no outro dia útil, ou em casos pode sim demorar, 2, 3 ou mais dias. Em casos até semanas.

Você pode acompanhar o caso se teve resposta na caixa de suporte do seu perfil no Facebook no endereço:

facebook.com/support

Ou realizando o determinado caminho em seu perfil no Facebook:

Na central de suporte você receberá posições referente a pedidos de reativação de conta de anúncio!

Ou se você enviou pedido de análise por meio de formulário também poderá ir avisos no seu EMAIL, é o email da conta do seu perfil no Facebook, por lá também poderá vir respostas e até pedidos de interações, esteja atento(a) e sempre que possível interaja o mais rápido possível com as respostas da rede.

DICA:
Não adianta você abrir vários chamados ou pedidos, em muitos casos será redundante e só atrasará ainda mais o atendimento para resolução do caso. Sim todos possuem necessidade e urgência para resolver, mas… paciência.

Se a resposta do Facebook retornar e não estiver a seu favor, você poderá responder se não concordar com a decisão da rede, poderá argumentar e tentar novamente.

Mas se realmente não foi nada “grave”, como quebra de políticas da rede ou outros fatores a sua conta será REATIVADA. Em muitos dos casos a resposta que ela foi reativada demora, por isso é importante de tempos em tempos conferir se a mesma não foi liberada.

Mas na maioria das vezes um aviso via caixa de suporte ou email será disparado para comunicar que a conta foi REATIVADA.

Ter uma conta de anúncios que estava desativada ou com erro RESTABELECIDA é uma grande vitória, pois você economiza todo o seu trabalho de refazer os públicos personalizados anteriores que você criou com seu pixel do Facebook e todas as suas campanhas e resultados de publicidade ou até mesmo campanhas e anúncios que estavam configurados e ativos na conta.

Quando uma conta de anúncios é reativada se possuir créditos e anúncios dentro do período de execução automaticamente eles retomam a funcionar. Mas vale dar uma conferida e até ajustada caso precisar.

CONTA DESATIVADA POR NÃO SER UTILIZADA

Uma conta de anúncios criada por meio de um Gerenciador de Negócios que não venha a ser utilizada nenhuma vez dentro de 60 dias a mesma será desativada sem possibilidade de reativação. Essa nem adiantará qualquer forma de pedido ou suporte.

Portanto certifique-se de criar uma conta só quando realmente for utilizar. Ou faça um anúncio que gaste uma pequena quantia para garantir que a conta não seja DESATIVADA permanentemente.

Se você fizer um anúncio e pagar por ele, a conta não irá correr o risco de ser desativada.



ERRO DE CONTA


Essa mensagem recentemente vem aparecendo nas contas de anúncios dos usuários e ele é um pouco diferente de uma conta desativada.

Na maioria dos casos o aviso aparece no status de veiculação dos anúncios da conta, veja o print:

O que pode causar o erro de conta?

Alguns fatores:
1 – Erro de pagamento na conta de anúncios: geralmente aconteceu um erro no processamento dos pagamentos da conta. O que pode ser cartão de crédito expirado, rejeitado, sem saldo, ou outras possibilidades.


2 – Saldo pré-pago da conta acabou: quando o saldo de uma conta pré-paga com boleto acabar e as campanhas ainda estiverem rodando vai apresentar erro de conta.


3 – Limite de gastos da conta excedido: contas de anúncios possuem uma função para segurança onde é possível adicionar limite de gastos da mesma. Muitas vezes o usuário adiciona um limite pequeno e esquece de aumentar, ou simplesmente na soma de gastos com anúncios o limite é ultrapassado fazendo com que a conta entre em status de ERRO DE CONTA.


4 – Alguma outra restrição ou problema na conta de anúncios.

Como resolver?
Vá até o Gerenciador de Anúncios usando navegador, no menu do topo encontre a seção COBRANÇA:

Ao entrar na mesma clique no botão CONFIGURAÇÕES DE PAGAMENTO:

E então você poderá localizar o possível erro para resolver. Substituir o cartão, falar com a operadora se ele está com restrições ou até consultar saldo.

Se for a falta de saldo em conta pré-paga usando boleto você deve adicionar créditos gerando novo boleto e pagando. Então quando o saldo for restabelecido deverá voltar a conta e liquidar a mesma para voltar a operar.

Se for o limite de gastos excedido você pode aumentar o mesmo ou redefinir o mesmo e a conta volta a operar.

Se for outro erro você precisará contatar o suporte para análise.

Na Maioria dos casos é um dos 3 itens acima descritos




DICAS PARA QUE SUA CONTA DE ANÚNCIOS NÃO SEJA DESATIVADA!

Depois que sua conta de anúncio do Facebook for restabelecida, siga estas etapas para ajudar a impedir que ela seja suspensa novamente no futuro. Elas valem também para quem não teve ainda uma conta desativa.

01 – Siga as políticas de publicidade do Facebook

Esta é a etapa mais importante: simplesmente siga as políticas de publicidade do Facebook. E ponto final.

Vale estudar e revistar regularmente a central de políticas para anúncios no link:
https://www.facebook.com/policies/ads

Dê uma atenção para as seções:
CONTEÚDO PROIBIDO
CONTEÚDO RESTRITO

02 – Procure não usar o mesmo cartão de crédito que estava em contas desativadas

Se sua conta não for restaurada e você criar uma nova conta de anúncio, use um novo número de cartão de crédito

O cartão de crédito adicionado à sua conta de anúncio anterior do Facebook que não foi reativada estará sinalizado no sistema do Facebook. Procure evitar isto, use um novo cartão de crédito ou até mesmo pagamento por BOLETO ou usar o Paypal.

03 – Tenha política de privacidade e termos no site, loja que você usa para gerar tráfego em seus anúncios

Se o seu caso os anúncios levam as pessoas para fora da rede é extremamente importante que o mesmo tenha uma política de privacidade e termos de serviços.

Esta etapa comunica ao Facebook que você é uma empresa comercial respeitável. É ótimo para a sua experiência do usuário também (olha a LGPD: Lei Geral De Proteção De Dados).‎

04 – Torne a experiência do usuário perfeita

Você já clicou em um link em uma página da Web e, de repente, é bombardeado com várias mensagens pop-up diferentes de uma só vez? Bem, se você fizer isso, os usuários abandonarão o seu site o mais rápido possível e a experiência não será nada agradável.

O Facebook chama essa experiência ruim de usuário de ‘Páginas de destino que não funcionem’ e você pode ver todos os exemplos disso nas Políticas de publicidade do Facebook em Conteúdo proibido.

LINK: https://www.facebook.com/policies/ads/prohibited_content/non_functional_landing_page

EXEMPLOS:

  • Páginas de erro ou sites em construção
  • Páginas de destino que são arquivos PDF ou JPEG
  • Páginas de destino que não correspondem ao produto ou serviço promovido no anúncio
  • Páginas de destino que baixem automaticamente arquivos no computador de uma pessoa
  • Páginas de destino que exigem o download de outros programas ou software para acessar o conteúdo da página
  • Páginas de destino com classificação baixa da Web of Trust
  • Direcionar pessoas a um grupo fechado ou secreto do Facebook
  • Enviar pessoas para www.facebook.com

Então…
Verifique se o site está otimizado para a experiência do usuário.

POR FINAL:

Ter uma conta de anúncio do Facebook DESATIVADA ou até mesmo BANIDA pode ser desanimador, mas seguindo as etapas simples acima, você terá chances de voltar a realizar anúncios novamente.

E lembre-se de que o algoritmo do Facebook, o mesmo que encerrou temporariamente sua conta de anúncio, também protege você contra tantas outras atividades ruins que outros usuários possam causar.


Essas etapas ajudaram você a recuperar sua conta de anúncio do Facebook?
Você possui dúvidas?
Deixe seu comentário logo abaixo!




FEIJÃO COM ARROZ

O projeto tem por objetivo entregar conteúdos semanais sobre assuntos envolvendo marketing e comunicação.

Envie sugestões de temas e assuntos para serem abordados por nós!

Vamos compartilhar?
Seus amigos e conhecidos também poderão gostar deste conteúdo, indique para eles, é só inscrever-se no link: http://bit.ly/querofeijao

Formulário para inscrever-se:




MAIS?

Quer se alimentar de mais conteúdos super interessantes?
Acesse nosso blog: www.tudodeshare.com.br/blog

Perdeu edições passadas do Feijão com Arroz?
Após alguns dias o contudo é disponibilizado no blog em:
bit.ly/comerfeijao

Não gostou do conteúdo?
Então poderá achar interessante nossas sugestões de receitas que são bem diferentes do Feijão com Arroz!


PIZZA DE FRIGIDEIRA COM MASSA DE PASTEL:


ARROZ CREMOSO DE COUVE-FLOR:


DRINKS PARA O CARNAVAL:




Clique Aqui e saiba mais

Talvez você possa gostar